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17/05/2007 - 09:37

Micro e Pequenas Empresas do Rio estão otimistas com os Jogos Pan-americanos

Pesquisa Sebrae/RJ e FGV revela que 62,7% esperam impactos positivos nos negócios. Segmentos da cadeia produtiva do turismo serão os mais beneficiados. Pólos gastronômicos, histórico e culturais se preparam para receber atletas e turistas

Responsáveis por 98,5% dos estabelecimentos e 40% dos empregos formais do estado, as micro e pequenas empresas (MPEs) estão otimistas em relação aos negócios que podem ser gerados em torno dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro. Pesquisa do Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que 62,7% das MPEs da Região Metropolitana esperam impacto bom ou muito bom nos negócios. No interior, que tende a perceber menos diretamente os impactos positivos do Pan, este percentual cai para 32,5%.

“Os empresários mais animados com as oportunidades de negócios relacionados ao Pan são dos setores de hotelaria, gastronomia, cultura e entretenimento, que integram a chamada cadeia produtiva do turismo. Entre restaurantes e bares, o percentual chega a 14,67%, seguidos de hotéis (12,67%), lojas de roupas e acessórios (10,67%) e lanchonetes e similares (10%)” , revela o gerente da Área de Estratégias e Diretrizes do Sebrae/RJ, Cezar Kirszenblatt em entrevista coletiva a jornalistas.

-Realizada no mês de março, a pesquisa também ouviu empresas do comércio varejista em geral, especialmente padarias, lojas de tecidos e armarinhos, de móveis e artigos de iluminação, produtos alimentícios, corretoras de imóveis, agências de viagem e operadores de turismo, salões de beleza, sapatarias e transportadoras, entre outras atividades.

- Os pesquisadores também colheram opiniões dos empresários acerca do que poderia ser feito pelas autoridades para potencializar os benefícios do Pan para as MPEs fluminenses. O principal fator apontado foi o aumento da segurança na cidade (34,6%), seguido de maior divulgação do evento (30,8%), licitações e oportunidades de negócios direcionados para o segmento (17,6%), melhoria da infra-estrutura (10,2%), realização de eventos em outras cidades do estado (3,7%) e utilização e capacitação de mão-de-obra (3,1%).

Segundo Cezar, as entrevistas foram feitas durante o mês de março de 2007. Foram ouvidos 312 estabelecimentos de 35 segmentos dos setores de comércio e serviços, cujas atividades foram consideradas passíveis de sofrer maior impacto com as demandas do Pan. Essas empresas fazem parte da base da pesquisa Índice de Desempenho (IDES), realizada mensalmente pelo Sebrae/RJ e FGV para medir faturamento, pessoal ocupado e massa salarial em MPEs empregadoras do estado.

“É sem dúvida um desafio e tanto a realização desse evento no Rio. Os Jogos Pan-Americanos movimentarão um capital humano e financeiro espetacular para a cidade. Os empresários cariocas devem saber aproveitar esse leque de oportunidades que vai se abrir”, afirma o superintendente do Sebrae/RJ, Sergio Malta. Ele lembra que, no mês de julho, o Rio de Janeiro deverá receber mais de 500 mil esportistas e turistas, vindos de todas as partes do Brasil e de mais de 40 países que vão participar do Pan.

- Segundo estimativas da Riotur, a cidade deve receber entre 553 mil e 626 mil visitantes para o evento, entre turistas e delegações, sendo que 70% são brasileiros. Entre os estrangeiros, a maior presença deverá ser de americanos, que também têm a delegação mais numerosa depois da brasileira. Pela estimativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), até 29 de julho, 5.648 atletas de 42 países devem participar de competições de 28 modalidades.

O gerente Kirszenblatt esclarece que Microempresas são aquelas que empregam até nove pessoas (comércio, serviço e agropecuária) ou até 19 pessoas (indústria) e faturam até R$ 240 mil. Já as pequenas empresas são as que empregam de 10 a 49 pessoas (comércio, serviço e agropecuária) e de 20 a 99 pessoas (indústria) e faturam entre R$ 240 mil e R$ 2,4 milhões. No Rio, o segmento formal de MPEs representa 453.108 empresas e 1,24 milhão de empregos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2004), do Ministério do Trabalho e Emprego. A estimativa do Sebrae/RJ é que o setor informal tenha outras 900 mil empresas e gere cerca de 2,5 milhões de empregos sem carteira assinada.

Oportunidades para pólos gastronômicos, Saara e cidades turísticas - De olho nas oportunidades de negócios geradas pelo Pan, empresários dos pólos de gastronomia, cultura e entretenimento na cidade do Rio de Janeiro, onde o Sebrae/RJ atua, em parceria com o Senac Rio, estão se preparando para absorver o grande movimento de turistas que as casas noturnas e restaurantes da região deverão receber.

Os pólos Tijuca, Botafogo, Leblon, Novo Rio Antigo e Praça XV estarão incluídos no calendário de eventos turísticos do Pan, com apoio da Prefeitura e da Riotur, a empresa municipal de turismo. Os empresários têm se mobilizado para planejar as principais ações que deverão ser implementadas, como criação de roteiros e eventos especiais, sinalização, segurança e capacitação.

“Maior área de comércio popular a céu aberto da América Latina, a Saara também foi incluída no roteiro turístico do Pan, como roteiro cultural, gastronômico e de compras. Além de ganhar 1 mil folders com mapa de localização. Com apoio do Sebrae/RJ, a Sociedade dos Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega (Saara) enfeitará as ruas para o Pan e divulgará o evento em seu site oficial, além de veicular mensagens sobre os jogos e sobre o turismo no Centro do Rio, em português e inglês, na Rádio Saara” continua o gerente.

“A expectativa também é grande entre os empresários que participam dos projetos de turismo desenvolvidos pelo Sebrae/RJ e parceiros em seis regiões turísticas que integram o Programa Nacional de Regionalização do Turismo. As cidades de Armação de Búzios e Cabo Frio, na Costa do Sol, por exemplo, estão se candidatando para eventos pré-Pan, quando os atletas e equipes técnicas estarão fazendo uma climatização” informa Cesar.

Os Preparativos nos Pólos: Atendimento e Segurança - Para proporcionar a excelência no atendimento aos milhares de turistas que visitarão a cidade, funcionários das empresas integrantes dos pólos participaram do Programa Rio Hospitaleiro. Iniciativa da Prefeitura e Senac Rio, o programa envolve aulas sobre qualidade de vida, inglês e espanhol básicos, além de informações sobre os principais pontos turísticos da cidade. Na Praça XV, o curso conta com cerca de 30 funcionários e terminará no dia 16 de maio. No final da capacitação, os alunos recebem certificados.

“No Pólo Novo Rio Antigo, uma das preocupações é oferecer o melhor atendimento aos atletas especiais que participarão dos Jogos Para-Pan, realizados paralelamente ao evento. Por conta disso, diversos estabelecimentos estão se preparando, com a instalação de rampas e banheiros especiais e elaboração de cardápios em Braille, entre outras ações.

Também preocupados com a segurança dos freqüentadores, os empresários do Pólo Novo Rio Antigo articulam uma parceria com a Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat). A proposta, que já começou a ser testada, é fazer um plantão com duplas de policiais à paisana em ronda noturna e distribuição do telefone da delegacia para os comerciantes.

No Pólo Praça XV, os comerciantes querem se reunir com o 13º Batalhão da Polícia Militar para montar um plano especial de segurança para a região, durante o período do Pan. Este plano pretende ser implementado já no mês de junho e poderá ter continuidade após o término dos jogos.

Pratos temáticos, decoração e muita animação - Todos os pólos também se inscreverão no programa “Essa Rua é do Pan” e concorrerão a prêmios oferecidos pela prefeitura. As ruas exibirão faixas e banners homenageando os atletas. As peças estamparão as logos dos parceiros do projeto de gastronomia, entre os quais, Sebrae/RJ, Senac Rio e Prefeitura.

Na Praça Varnhagem, no “coração” do Pólo Tijuca, onde funciona a maior concentração de bares e restaurantes por metro quadrado do bairro, será instalado um boneco inflável do Cauê, o mascote dos jogos, com o slogan “A Tijuca abraça o Pan”. Como incentivo, a Subprefeitura da Tijuca doará ingressos para os jogos, a ser sorteados aos clientes dos estabelecimentos do pólo gastronômico.

Ainda no Pólo Tijuca, cada bar e restaurante terá decoração especial, em homenagem a uma modalidade esportiva integrante dos jogos. Os estabelecimentos instalarão TVs de plasma para transmissão dos jogos. Funcionários e empresários vestirão camisetas homenageando o Pan com as logomarcas dos parceiros do pólo.

Os restaurantes do Pólo Botafogo e do Pólo Tijuca, por exemplo, oferecerão pratos promocionais temáticos durante o período dos jogos. Em parceria com os hotéis da zona sul, o pólo fará promoções para funcionários e turistas hospedados e oferecerá descontos especiais para atletas federados.

Mapas, eventos e roteiros especiais - Parceira do Sebrae/RJ e Senac Rio no projeto dos pólos, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro mandou confeccionar 5 mil folders, sendo 1 mil para cada pólo. As publicações, que serão distribuídas nos locais dos jogos, trazem guias práticos, histórico do lugar e mapa de localização. Nos pólos Novo Rio Antigo e Praça XV, no Centro da cidade, os folders indicam os atrativos histórico-culturais da região e destacam as especificidades dos bares, restaurantes e demais estabelecimentos.

As duas regiões realizarão roteiros e eventos especiais para os visitantes no período do Pan. No Pólo Praça XV, o circuito poderá ser feito a pé ou com o apoio de guias de turismo, treinados especialmente para receber o público do Pan. Os empresários locais mandaram confeccionar 10 mil folders para distribuir durante o período do Pan.

Ainda no mês de julho, a tradicional Feira do Rio Antigo, que reúne antigüidades e manifestações culturais todo primeiro sábado de cada mês, na Rua do Lavradio, passará a ser realizada semanalmente.

No Pólo de Botafogo, haverá um roteiro voltado aos turistas, visitantes e atletas que participarão das competições a ser realizadas no Centro (Marina da Glória e Baía de Guanabara) e Zona Sul (Lagoa e Gávea). Serão distribuídos mapas de localização nos totens das proximidades dos jogos e hotéis.

Por sua localização estratégica, o Pólo Tijuca também se beneficiará do programa Complexo do Maracanã Pan 2007, desenvolvido pela prefeitura. O projeto prevê a instalação de dois tótens nas proximidades dos estádios do Maracanã e Maracanãzinho.

Aproveitando esta oportunidade, os empresários também fizeram parcerias com cooperativas de táxi da região para indicação de gastronomia e lazer nos eventos do Maracanã e Maracanãzinho e também do Estádio João Havelange, no Engenho de Dentro. O pólo também oferecerá transporte de vans com guias de turismo nas saídas dos jogos nesses estádios para degustação no Pólo Tijuca” , conclui o entrevistado que revelou a Fator Brasil que há grande preocupação do Sebrae/RJ em que os atletas, os turistas enfim que vierem para os Jogos Pan-americanos levem ótima impressão do Estado para que voltem sempre.

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