Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2010 - 08:47

Prefeito de Jacareí vai a Brasília defender estação do trem bala na cidade

Mandatário participou da última audiência pública prevista pelo cronograma do Trem de Alta Velocidade. Ele ressaltou que a construção da parada é viável, especialmente pela localização geográfica do município.

“Jacareí reúne todas as condições para abrigar uma estação do TAV (Trem de Alta Velocidade) e demonstramos nossa disponibilidade e interesse nesse sentido em Brasília”. Essas palavras são do prefeito de Jacareí, Hamilton Ribeiro Mota, resumindo sua participação na audiência pública realizada nesta terça-feira 19 no auditório do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), em Brasília.

Qualificando o encontro como “altamente positivo”, Hamilton ressaltou a viabilidade técnica de uma estação em Jacareí, principalmente por sua localização geográfica. “Há um conjunto de variáveis para determinar a localização, mas Jacareí tem vários aspectos positivos em seu favor”, afirma o prefeito. Hamilton destaca, ainda, o fato de Jacareí possuir área disponível para a estação, sem empecilhos como adensamento urbano ou restrições relacionadas à proteção ambiental, diferentemente da situação apresentada por São José dos Campos, por exemplo.

A proximidade com São José, onde estão cerca de 40% dos usuários em potencial do TAV, é outro destaque em favor de Jacareí, na avaliação do prefeito. “Mesmo assim, é preciso considerar que para a decisão final caberá uma análise econômica, incluindo impactos ambientais, interferências urbanas, custos de desapropriação, entre outros. Mas é preciso ressaltar a importância regional do TAV: se a estação ficar em Jacareí, em São José ou outra cidade, vamos aplaudir da mesma maneira. Toda a região vai sair ganhando”, completa.

Com a presença de representantes dos vários consórcios interessados no TAV, além de prefeitos e lideranças de diversas cidades que farão parte do trajeto do trem, a audiência em Brasília foi a quarta e última do cronograma previsto para discutir propostas e possíveis alterações no edital. O investimento previsto no projeto do trem, que irá ligar os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, é de R$ 34,5 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira