Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2010 - 09:09

IBOPE acelera processo de internacionalização

Entre aquisições, novas sociedades e abertura de escritórios no Brasil e nas Américas, empresa anuncia investimento de cerca de US$ 12 milhões .

São Paulo - O Grupo IBOPE está em evolução. É a 6ª empresa brasileira com maior presença no exterior¹ e acelera o processo de internacionalização apresentando resultados do seu plano de expansão e diversificação, visando adequar-se às tendências do mercado de pesquisa com o avanço da globalização.

Dessa vez, o foco da expansão são as operações do IBOPE Inteligência, empresa do Grupo especializada em pesquisa de opinião pública, política e mercado. “A intenção é que a empresa ofereça uma rede de serviços, pois essa é uma demanda crescente dos nossos clientes, em sua maioria empresas globais”, informa Nelsom Marangoni, CEO do IBOPE Inteligência.

Dentre as novas unidades do IBOPE Inteligência, a parceria nos Estados Unidos com a americana Zogby International tem um valor especial, pois concretiza a globalização da empresa. “Será cada vez menor o espaço no mundo para as organizações locais. Elas devem ser no mínimo regionais, como era o nosso primeiro objetivo, aqui na América Latina. Mas com a Zogby nós colocamos um pé no maior mercado do mundo, o norte-americano, e ainda passamos a alcançar o Oriente Médio, uma vez que essa região responde por 30% dos negócios da empresa”, analisa Nelsom.

Os primeiros passos rumo à internacionalização foram dados em 2008, com a associação à Worldwide Independent Network of Market Research (Win), rede global de pesquisas que reúne 30 empresas do setor ao redor do mundo, com o objetivo de fomentar negócios.

Diversificação - Para Nelsom Marangoni, as mudanças no mercado de pesquisa implicam em análises cada vez mais estratégicas, aumentando o interesse por fontes diversificadas. “Com as novas parcerias, ganharemos muito com a troca de conhecimento e práticas”, explica o CEO do IBOPE Inteligência.

O interesse pela diversificação dos negócios levou a empresa a investir, recentemente, na aquisição das nacionais IDS Marketing Intelligence, empresa de pesquisas ad hoc e Data Mining com 23 anos de experiência, que permitirá explorar mais intensamente o mercado do Rio de Janeiro, e Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado (IPDM), especialista em potencial de mercado e geodemografia para shopping centers, varejo e mercado imobiliário, em abril de 2009.

Unidades regionais - Com unidades no México e na Argentina, o IBOPE Inteligência expande sua presença na América Latina e inaugura escritórios no Chile e em Porto Rico. “A América Latina é a região do mundo que mais evolui em pesquisa de mercado. Enquanto a média mundial de crescimento, em 2008, foi de 0,4%, o segmento latino-americano apresentou o índice de 5,6%”, destaca Nelsom.

O plano estratégico da empresa prevê a distribuição dos negócios por unidades regionais, de modo que os mercados mais fortes possam cobrir os vizinhos menores, e indica, em breve, o anúncio da chegada na Colômbia.

Novas unidades internacionais.: Zogby International, em janeiro de 2010, nos Estados Unidos. | Característica do negócio: Aquisição de participação societária majoritária | Foco de atuação: pesquisas de opinião, política e ad hoc.

IBOPE Inteligência, em janeiro de 2010, no Chile. | Característica do negócio: Abertura de escritório | Foco de atuação: pesquisas de opinião, política, ad hoc e consumo.

Rio e Janeiro, Brasil, em janeiro de 2010. | Característica do negócio: Aquisição da empresa | Foco de atuação: Ad hoc, Data Mining.

Foco de atuação: Ad hoc, especialmente shoppings, varejo e mercado imobiliário - Segundo ranking da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet) e do jornal Valor Econômico publicado no anuário "Multinacionais Brasileiras", em outubro de 2009.

Perfil - O IBOPE Inteligência é uma organização que contribui para que seus clientes tenham conhecimento e compreensão adequados da sociedade e mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas, na elaboração de estratégias e no planejamento dos negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira