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23/01/2010 - 07:14

Balanço da Couromoda 2010: vendas correspondem a 30% da produção anual de calçados

A 37ª edição da Couromoda encerrou no dia 21 de janeiro (quinta-feira), em São Paulo, com negócios correspondentes a 30% da produção anual da indústria brasileira de calçados, setor que em 2009 produziu 725 milhões de pares.

Durante quatro dias, os 1.100 expositores da feira receberam cerca de 67.000 visitas de lojistas, importadores e industriais da cadeia de couros e calçados, 3% a mais do que na edição anterior. “O volume de negócios fechados e encaminhados para os próximos 60 dias reflete a confiança da indústria no crescimento do mercado interno e na gradual recuperação das exportações”, disse Francisco Santos, presidente da Couromoda.

Lojistas de todo o Brasil foram ver e comprar na feira calçados e bolsas da coleção outono/inverno, que estarão nas vitrines a partir de março. Na área internacional, a Couromoda recebeu mais de 1.500 compradores de 53 países. “Observamos a ausência de alguns clientes tradicionais, como a Argentina (país em crise econômica e onde existe cota para importação de sapatos), Inglaterra (ainda sob efeito da crise internacional) e Estados Unidos (onde o real valorizado impede maiores vendas)”, destacou Santos. “No entanto, recebemos compradores de grandes redes européias, interessadas em produtos de maior valor agregado, que chegarão as vitrines na faixa de 150 Euros ou mais. Este salto de qualidade na exportação brasileira é uma das grandes conquistas do setor”, assegurou Francisco Santos.

Números do setor de couro-calçados no Brasil - Estima-se que o mercado interno tenha consumido 630 milhões de pares em 2009, dos quais 600 foram fornecidos pela indústria brasileira e 30 milhões importados.

Em 2009, a indústria calçadista produziu 725 milhões de pares, distribuídos através de 50 mil pontos de varejo em todo o país.

Projeta-se em 6% o crescimento das vendas de calçados no mercado interno, no ano de 2009.

Para exportação foram dirigidos cerca de 125 milhões de pares, comercializados em mais de 120 países e com faturamento de US$ 1,3 bilhão no ano de 2009.

As vendas externas tiveram queda de 28% no ano, causadas pela crise econômica mundial e pela forte valorização do Real frente ao Dólar. Vale ressaltar que todos os países produtores de calçados tiveram redução em seus resultados, em função da retração de mercados na Europa e EUA.

O Brasil tem o mais completo cluster calçadista do mundo - Existem no país cerca de 1.500 grandes, médias e pequenas indústrias de calçados e mais 5.000 microempresas e ateliers.

O Brasil tem também o maior rebanho bovino comercial do mundo. O país conta com 800 curtumes, que produziram 43 milhões de couros em 2009 e exportaram US$ 1,1 bilhão, com queda de 38% em comparação a 2008.

Completam a cadeia calçadista mais 2 mil indústrias de componentes para couro e calçado, indústrias de máquinas e equipamentos.

O Brasil produz calçados há mais de 100 anos - E atua no mercado internacional desde a década de 70. Partindo dos grandes pólos do Vale do Sinos (Rio Grande do Sul) e de Franca (São Paulo), a cadeia do couro e calçado está presente hoje em mais de 20 Estados do Brasil.

Gera cerca de 1 milhão de empregos diretos e indiretos (do curtume ao varejo) em centenas de cidades do interior, criando oportunidades onde elas são mais necessárias.

Couromoda 2010.: Vitrine do setor - a Couromoda apresenta em primeira mão as novidades de moda que vão abastecer as vitrines de todo o Brasil, assim como dos mais de 120 países para os quais a indústria calçadista brasileira exportou 125,75 milhões de pares no ano de 2009.

Os sapatos femininos são o grande destaque da Couromoda (representam 31% das empresas expositoras), mas a feira também mostra uma enorme variedade de bolsas, acessórios de moda, calçados masculinos, artigos esportivos, artigos infantis, bijuterias, confecções e demais produtos relacionados ao setor.

Para facilitar o trabalho de lojistas e demais visitantes a feira é toda setorizada: . Calçados femininos: representam 31% da feira, com milhares de marcas e os melhores produtos. Uma exposição de muito glamour.

. Calçados masculinos: as novidades da moda masculina estão reunidas em 6.000 m2 de feira.

. Calçados infantis: esta é a chance de conferir toda a criatividade dos designers e a energia do marketing dos fabricantes de produtos infantis.

. Artefatos, Bolsas e Acessórios: mais de 100 empresas se apresentam nesta que é a 2ª maior área da feira. São milhares de produtos, com grande variedade de itens.

. Top Fashion/Collections: setor que se apresentam as marcas de moda boutique e de distribuição seletiva.

. Setor Esportivo: 2010 é ano de Copa do Mundo e a venda de produtos esportivos deve "explodir". As marcas esportivas na feira apresentam milhares de novidades. Nesta feira vale destacar o crescimento de quase 100%, na área denominada Mundo dos Esportes, que vai ocupar 1.200 m2, sendo a segunda maior área coletiva da Couromoda 2010.

. Courotec: a feira também é importante fonte de pesquisa para matérias-prima, componentes e tecnologia para produção de calçados e bolsas.

. Acessórios de Moda: novidades em bijuterias, acessórios para cabelos, óculos e todos aqueles itens de moda que, cada vez mais, invadem as vitrines das lojas de calçados.

Feira recebe compradores de grandes redes mundiais - a Couromoda já se tornou referência internacional para o mercado de calçados e, além de lojistas de todo o país, deve receber compradores de aproximadamente 70 países.

"Esta será a primeira feira de calçados ocorrer no momento de retomada da economia internacional, de modo que existe grande expectativa no setor", destaca Francisco Santos, fundador e presidente da Couromoda. "Esta edição também marca uma importante mudança nas vendas para o mercado externo e propicia um reposicionamento da nossa produção de calçados, bolsas e artefatos, agora numa faixa de mercado mais exigente, de maior valor agregado e para um consumidor mais seletivo, sobretudo no mercado europeu", diz o presidente da Couromoda.

Mediante um forte trabalho de promoção internacional, a Couromoda conseguiu atrair as atenções das maiores redes de varejo da Europa e das Américas. Assim, entre os milhares de importadores que a feira recebe a cada edição, este ano estão confirmadas também as presenças de nomes fortes como Galéries Lafayette, de Paris (60 magazines na França, Alemanha e Dubai, com 100 mil clientes/dia); Magazine Printemps (17 magazines na França, com mais de 530 mil pares de sapatos vendidos por ano); Helen Marlen (principal rede de varejo no mercado de artigos de luxo da Ucrânia); Ludwig Görtz (220 lojas em mais de 95 cidades da Alemanha, Áustria e Polônia); Grupo Garant Schuh (um dos maiores players do mercado de calçados da Europa, com mais de 3.400 lojas espalhadas por 20 países europeus); Ba ta Shoe Group (maior grupo mundial na produção e comercialização de calçados, com sede no Canadá e 5.000 pontos de venda em mais de 100 países, onde recebe 1 milhão de clientes por dia); Grupo Liverpool (maior cadeia de lojas de departamento do México, com 75 lojas) e várias outras.

Além dos esforços para recuperar as vendas externas, Santos destaca que a indústria calçadista brasileira continua tendo no mercado interno o seu grande cliente, com consumo anual de 600 milhões de pares. A boa fase econômica vivida pelo país teve reflexos positivos para o setor. "O varejo de calçados fechou o ano de 2009 com crescimento médio de 6% e com estoques zerados. Vai precisar repor suas vitrines e certamente encontrará muitas novidades na feira". | www.couromoda.com

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