Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/01/2010 - 07:21

Sistema FIRJAN realiza exposição Pares da Moda no Shopping Leblon

Estilistas como Mara Macdowell, Fred D’Orey e Carlos Tufvesson posam ao lado dos profissionais que dão vida às suas criações e chamam atenção para as profissões dos bastidores da moda .

A edição de inverno 2010 da semana de moda carioca terminou, mas a necessidade de renovação de mão-de-obra qualificada permanece como uma preocupação do setor. Por isso, o Sistema FIRJAN, por meio do SENAI Moda e Design, expande as ações do projeto Despertar para a Moda, que visa sensibilizar jovens para as profissões da cadeia produtiva, com a finalidade de apresentar a questão a um público numeroso e diversificado.

O resultado é a exposição de fotos Pares da Moda, que mostra 13 estilistas cariocas com seus “braços direitos”, profissionais imprescindíveis em seus processos de criação e produção. O trabalho pode ser visto no andar térreo do Shopping Leblon, até o próximo dia 28 de janeiro. “Esta exposição é uma homenagem aos profissionais que atuam na produção de moda. Sem o talento e a dedicação deles, as ideias dos estilistas não sairiam do papel”, resume Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN.

Clicados pela fotógrafa Marcia Ramalho, participam da exposição os estilistas das marcas Maria Bonita Extra, Salinas, Mara Mac, Santa Ephigênia, Totem, Alessa, Tessuti, Cavendish, Auslander, Cantão, Luiza Bonadiman, Espaço Fashion e Carlos Tufvesson. As imagens em preto e branco apresentam legendas que sintetizam a mensagem do Sistema FIRJAN: mostrar que a indústria da moda não se faz apenas com o glamour das passarelas, com modelos e estilistas. Sem modelistas, costureiras, pilotistas, artesãos e acabadeiras a moda não acontece. O alerta sobre a significativa demanda no País foi dado pelos próprios estilistas, que ressaltam a importância desses profissionais para o desenvolvimento e a construção das peças.

“Se não fosse por elas, as modelistas Magali Vieira e Madalena Mielcke, eu seria um carente. O pessoal do salão de costura é o verdadeiro responsável pelo que apresentamos nas passarelas. É onde a alquimia da criação ganha forma e vida”, afirma Carlos Tufvesson. Camila Bastos, da Espaço Fashion, é definitiva quando diz: “A Nizete Viana, modelista, é minha fada madrinha. Ela torna minhas causas possíveis”. Alessa Migani também aponta a sua pilotista e costureira, Margarida Batista, como seu “anjo da guarda”.

A moda é a segunda maior empregadora da indústria da transformação no Brasil e a terceira maior no Estado do Rio de Janeiro, absorvendo mais de 90 mil trabalhadores em sua cadeia produtiva. No acumulado de 2009, em pleno período pós-crise, foi uma das principais indústrias de transformação a gerar empregos no Rio de Janeiro. Com 2.114 novos postos formais de trabalho, segundo dados do CAGED/Ministério do Trabalho, ficou atrás apenas das indústrias de alimentos e bebidas e de álcool etílico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira