Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/01/2010 - 07:47

Time Brasil terá cinco atletas em três modalidades nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010

Dupla feminina de bobsled aguarda por realocação de vaga.

Após a realização das seletivas internacionais, o Brasil obteve a classificação de cinco atletas, em três modalidades, para os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010: Jhonatan Longhi e Maya Harrison (esqui alpino); Leandro Ribela e Jaqueline Mourão (esqui cross country); e Isabel Clark (snowboard), nona colocada na prova de snowboard cross na última edição dos Jogos, em Turim-06, o melhor resultado brasileiro em Jogos de Inverno.

A equipe feminina de bobsled formada por Fabiana Santos e Daniela Ribeiro se qualificou para uma possível realocação de vagas. A dupla brasileira ficou a três posições da classificação pelo ranking final da Federação Internacional de Bobsled e Tobogã. Caso ocorram três desistências, entre as vinte equipes classificadas, a dupla brasileira conquista o direito de participar dos Jogos Olímpicos de Vancouver, que serão realizados de 12 a 28 de fevereiro, no Canadá. Caso a realocação aconteça, esta seria a primeira participação de mulheres brasileiras no bobsled olímpico.

“Estamos enviando uma equipe muito qualificada para Vancouver. Esses atletas conseguiram, no período de classificação, as melhores marcas de atletas brasileiros em suas respectivas provas, quebrando diversos recordes”, disse o superintendente executivo de esportes do Comitê Olímpico Brasileiro, Marcus Vinícius Freire. “A Isabel Clark, por exemplo, foi a única atleta sul-americana, entre homens e mulheres, a se classificar para a competição de snowboard, mesmo com Argentina e Chile com condições naturais muito mais favoráveis que as do Brasil”, completou Marcus Vinícius.

Nas modalidades praticadas na neve, os atletas brasileiros quebraram 71 recordes nacionais no último ciclo olímpico: 35 no esqui alpino; 15 no cross country, 18 no biathlon e 3 no snowboard.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Stefano Arnhold, os atletas brasileiros chegam a Vancouver em melhores condições do que nas edições anteriores dos Jogos Olímpicos de Inverno. “Tivemos oportunidade de implementar programas que não tivemos para as edições anteriores. Competimos com países com orçamentos imensos para os esportes de inverno e estamos agora lançando mão de técnicas e conhecimento científico para nos aproximar mais de nossos concorrentes”, afirmou Stefano. “Sem a ajuda do Comitê Olímpico Brasileiro, tanto na área de Ciência Aplicada ao Esporte como no repasse de verbas da Lei Agnelo/Piva e da Solidariedade Olímpica, nada disto seria possível. O COB vem nos apoiando financeiramente desde a preparação para Salt Lake City-02 e estamos agora colhendo os frutos de todos estes anos de trabalho e investimento”, explicou o presidente da CBDN.

A primeira participação do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno foi em Albertville-92, com sete atletas. Depois disso, o Brasil participou dos Jogos Olímpicos de Lillehammer-94 (um atleta); Nagano-98 (um atleta); Salt Lake City-02 (dez atletas); e Turin-06 (nove atletas).

Lei Agnelo/Piva - O Comitê Olímpico Brasileiro deu apoio e suporte às ações das Confederações Brasileiras de Desportos na Neve e no Gelo na preparação dos atletas brasileiros para a classificação e participação nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010. Em 2008, o COB estipulou o aumento de verbas da Lei Agnelo/Piva para estas Confederações para o ano de 2009. Em 2008, essas Confederações receberam cerca de R$ 285 mil. Em 2009, quando foram realizadas as provas classificatórias para Vancouver, além da preparação final para os Jogos, foram R$ 600 mil para cada uma delas.

Solidariedade Olímpica - Outra ação importante e inédita foi o apoio que o COB conseguiu junto ao Comitê Olímpico Internacional através do Programa Solidariedade Olímpica. Pela primeira vez, o Programa do COI concedeu bolsas para nove atletas brasileiros de esportes de inverno. Esses recursos também foram aplicados no treinamento e preparação visando à classificação e preparação para os Jogos Olímpicos de Vancouver 2010.

Ciências do esporte – O COB, em conjunto com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), implementou projeto de preparação baseado nas ciências do esporte com o atleta Jhonatan Longhi. O esquiador passou por uma série de exames nas seguintes áreas: fisiologia, nutrição, bioquímica e biomecânica. Após a realização dos exames laboratoriais, foi feito um planejamento de treinamento onde foram determinadas as carências que foram atacadas na preparação física do atleta.

Datas da participação brasileira em Vancouver 2010: - Leandro Ribela – Cross Country – 15km F – dia 15/02 | - Jaqueline Mourão – Cross Country - 10km F – dia 15/02 | - Isabel Clark – Snowboard – SBX – dia 16/02 | - Jhonatan Longhi – Esqui Alpino – Slalom Gigante dia 21/02 e Slalom dia 27/02 | - Maya Harrisson – Esqui Alpino – Slalom Gigante dia 24/02 e Slalom dia 26/02. [www.cob.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira