Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/01/2010 - 07:55

Brasileiros e argentinos pesquisa faz balanço de 2009 e revela perspectivas para 2010

Início de ano é tempo de fazer um balanço do que passou e definir as resoluções para o novo ciclo. Pesquisa online envolveu mais de 700 pessoas no Brasil e na Argentina e revela o melhor e o pior de 2009 e os planos para 2010.

Realizada em parceria pela Somatório Pesquisas, no Brasil, e pela D’Alessio Irol, na Argentina, a pesquisa foi realizada pela Internet e envolveu mais de 700 indivíduos, entre homens e mulheres de 36 cidades das regiões sudeste, sul, norte, nordeste e centro-oeste do Brasil e da Argentina.

O objetivo foi convidar os participantes a fazerem um balanço de suas realizações e dificuldades enfrentadas em 2009 e saber sobre suas perspectivas para o ano de 2010. E os resultados mostram que Argentinos e Brasileiros divergem em vários pontos.

Em sua primeira parte a pesquisa buscou levantar o que de melhor e pior aconteceu em 2009. Enquanto os brasileiros destacaram preocupações com aspectos mais sentimentais e afetivos, os argentinos mostraram-se mais preocupados com a economia e a segurança.

Os principais resultados - Quando perguntados sobre o que de melhor lhes aconteceu em 2009, 64% dos brasileiros responderam que o melhor foi ter feito mais amigos e fortalecido vínculos com os amigos atuais. Já os argentinos 45% informaram que o melhor foi ter conseguido se manter economicamente.

Na segunda posição entre os melhores acontecimentos de 2009, 31% dos brasileiros e 45% dos argentinos concordaram e apontaram o fato de terem conseguido arrumar ou manter o emprego como uma boa conquista.

Perguntados sobre o pior de 2009, nova divergência entre brasileiros e os hermanos argentinos. Para 64% dos brasileiros o pior foi terem enfrentado problemas familiares. Para 33% dos argentinos o pior foi terem tido que restringir gastos.
Os demais fatos apontados como os piores de 2009
Argentinos.................................................Brasileiros
Restringir Gastos......................................... 33%
Problemas Familiares.................................. 64%
Mudar hábitos por causa da falta de segurança.... 32%
Enfrentar situações difíceis no trabalho....... 36%
Enfrentar situações difíceis no trabalho....... 27%
Enfrentar problemas afetivos....................... 33%

Os resultados mostram que enquanto os argentinos estão mais preocupados com questões econômicas e de segurança, os brasileiros se mostram mais abalados por problemas envolvendo a família e situações afetivas.

Para Marcello Guerra, diretor da Somatório Pesquisas, os principais destaques da pesquisa ficam por conta preocupação dos pesquisados com temas ligados à segurança. Ainda que haja um certo otimismo em relação a este novo ano, a segurança é um dos aspectos que mais preocupam os brasileiros pesquisados. E esse é um problema que vem gerando mais preocupação também na Argentina.

Depois de fazerem um balanço do ano de 2009 argentinos e brasileiros entrevistados foram convidados a manifestar seus principais desejos para o ano de 2010 e, neste ponto a concordância prevaleceu e 50% dos entrevistados dos dois países informaram que pretendem melhorar sua renda.

Entre os brasileiros 49% querem fazer novas amizades e fortalecer os vínculos com os amigos atuais e 39% querem ir bem nos estudos. Já para 25% dos argentinos querem iniciar alguma atividade que lhes proporcione prazer e 25% deseja conseguir ou manter seus empregos.

E para investigar um pouco mais sobre o lado sentimental e afetivo dos entrevistados nos dois países, foi perguntado: “Com quem você sente que tem um bate papo pendente e que gostaria de ter em 2010?”.

Entre os brasileiros 41% responderam que têm uma conversa pendente com algum amigo, 22% com o pai ou a mãe, 14% com o irmão/ã ou com chefe ou colega de trabalho. Ao observarmos esses dados é possível perceber que, mesmo os brasileiros tendo apontado que o melhor de 2009 foi ter feito amigos, acabaram encerrando o ano com conversas pendentes.

Entre os argentinos 18% informaram querer ter uma conversa pendente com amigos, 16% com o companheiro ou filho/a e 9% com irmão/ã.

Perfil da Somatório e D’Alessio Irol - A Somatório Pesquisas é uma empresa brasileira filiada à ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa com mais de 10 anos de atuação no mercado e sólida experiência no levantamento e análise de informações. Ao longo de uma década de trabalho a empresa já realizou trabalhos para mais de uma centena de instituições dos mais variados portes e segmentos.

A D’Alessio Irol é uma empresa argentina com quase 30 anos de mercado e presença nacional e internacional. Em 2009, a Somatório e a D’Alessio consolidaram uma parceria que já vinha sendo trabalhada ao longo de dez anos de trabalhos cooperados, agora finalmente oficializados na forma de uma aliança internacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira