Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/01/2010 - 08:14

Otimismo é respaldado em números

Há razões de sobra para o empresariado brasileiro ficar otimista. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) demonstram que as empresas paulistas de micro e pequeno porte conseguiram se recuperar muito bem no final do ano passado. Embora tenha sido observada uma queda no faturamento real desse segmento, da ordem de 4,5% em relação ao período anterior, o mês de novembro registrou alta de 4,8% na comparação com o mesmo mês de 2008. Na indústria, o crescimento foi de 8,3%, no comércio, de 4,7%, e no setor de serviços, a alta foi de 1,6%.

Na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o volume financeiro captado pelas empresas saltou de R$ 34,25 bilhões em 2008 para R$ 45,9 bilhões em 2009. Seis novas ofertas públicas de ações (negociação conhecida pela sigla IPO, de Initial Public Offering) responderam por mais da metade dos recursos obtidos no período.

O fato de os investidores estrangeiros terem adquirido 66% do montante ofertado revela que, definitivamente, o Brasil se tornou um dos destinos preferenciais para o capital negociado em escala global - e isso é muito bom para as empresas, que podem se capitalizar e contar com os recursos necessários ao seu crescimento.

O número de IPOs deverá crescer em 2010, e ainda mais em 2011. Devido às obras que serão necessárias à adequação da infraestrutura do País para a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, e também daquelas que já estavam previstas pelo PAC, as companhias ligadas à área da construção civil são as que apresentam maior potencial para atrair investimentos.

Os gestores que pretendem realizar as IPOs de suas organizações entre 2010 e 2011 não podem perder tempo: devem recorrer à contratação de auditores independentes e de consultores, com a finalidade de corrigir eventuais desvios e de organizar suas demonstrações contábeis, adequando-as às normas internacionais, como preconiza a legislação vigente.

Também é possível antever uma "corrida ao empreendedorismo" pelos próximos anos. E é do estado de Alagoas que vem uma das melhores ideias já surgidas com o propósito de facilitar a vida de quem resolve investir capital e energia na criação de um negócio próprio: gestores da Secretaria da Fazenda e da Junta Comercial alagoanas, do Instituto de Tecnologia da Informática e Informação (Itec) e do Sebrae daquele Estado vêm discutindo a implantação de uma versão online da Central Fácil de Atendimento.

Assim que estiver em funcionamento, a ferramenta permitirá que se tenha acesso aos órgãos responsáveis pela concessão da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica (CNPJ), como Receita Federal e Vigilância Sanitária, e disponibilizará informações e orientações úteis sobre as legislações de diversas cidades e a respeito de trâmites municipais e estaduais. A finalidade principal desse recurso é facilitar a abertura de empresas e a solução de problemas pelos micro e pequenos empresários.

Em resumo, a economia sobreviveu ao impacto da crise mundial e as empresas de menor porte conseguiram superar as adversidades, apesar de enfrentarem obstáculos para obtenção de crédito, a sobrecarga tributária e o excesso de burocracia. Temos, portanto, motivos razoáveis para acreditar que o ano de 2010 corresponderá às nossas melhores expectativas.

. Por: Esmir de Oliveira, sócio-diretor da BDO uma das cinco maiores empresas do Brasil e do mundo em auditoria, tax e advisory.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira