Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/01/2010 - 08:14

Jacareí confirma presença em audiência pública do TAV

O evento, que será realizado em São José dos Campos, integra um novo cronograma de reuniões públicas no Vale do Paraíba. O prefeito de Jacareí irá defender que a cidade receba uma estação do trem ou uma oficina de manutenção.

A cidade de Jacareí, a cerca de 70 km de São Paulo, já confirmou presença em mais uma audiência pública sobre o TAV (Trem de Alta Velocidade), que será realizada em São José dos Campos no dia 27 de janeiro (quarta-feira). Além de reafirmar a disposição de Jacareí em receber uma estação ou uma oficina de manutenção do TAV, o prefeito da cidade, Hamilton Ribeiro Mota, vai aproveitar para apresentar as vantagens e incentivos que o município oferece aos consórcios interessados na execução do projeto.

Além das quatro audiências públicas previstas originalmente pelo edital do TAV, na última semana foram anunciadas outras três reuniões: em São José dos Campos, Aparecida/SP (28/01) e Barra Mansa/RJ (29/01), atendendo às reivindicações de lideranças regionais. Segundo a ANTT, independentemente da presença nas seções públicas, os interessados podem enviar contribuições por meio dos sites www.antt.gov.br e www.tavbrasil.gov.br até as 18 horas do dia 29 de janeiro (sexta-feira), quando se encerra o prazo da Audiência Pública nº 103.

O investimento previsto no projeto do trem, que irá ligar os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, é de R$ 34,5 bilhões. Pelo edital do TAV, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) definiu a obrigatoriedade de construção de no mínimo nove estações, sendo seis no estado de São Paulo e três no Rio de Janeiro. Sete delas já estão definidas: duas em Campinas (centro e Aeroporto de Viracopos), duas na cidade de São Paulo (Campo de Marte e Aeroporto de Guarulhos), uma em Aparecida e duas no Rio de Janeiro (Aeroporto do Galeão e Barão de Mauá). Já as duas restantes, uma no Vale do Paraíba paulista e outra no Vale do Paraíba fluminense, serão escolhidas a critério do consórcio vencedor.

“Jacareí reúne todas as condições para abrigar uma estação do TAV (Trem de Alta Velocidade) e demonstramos nossa disponibilidade e interesse nesse sentido em outras oportunidades, como na audiência em Brasília, ocorrida no último dia 19. Além disso, Jacareí possui uma moderna lei de incentivos a novos empreendimentos, que vamos apresentar aos consórcios”, afirmou o prefeito da cidade, Hamilton Ribeiro Mota.

Na avaliação do prefeito, há diversos pontos positivos em Jacareí, como a localização geográfica do município e a disponibilidade de área livre para a estação, sem empecilhos como adensamento urbano ou restrições relacionadas à proteção ambiental, diferentemente da situação apresentada por São José dos Campos, por exemplo.

A proximidade com São José, onde estão cerca de 40% dos usuários em potencial do TAV, é outro destaque em favor de Jacareí, na avaliação do prefeito. “Mesmo assim, é preciso considerar que, para a decisão final, caberá uma análise econômica, incluindo impactos ambientais, interferências urbanas, custos de desapropriação, entre outros. Mas é preciso ressaltar a importância regional do TAV: se a estação ficar em Jacareí, em São José ou outra cidade, vamos aplaudir da mesma maneira. Toda a região vai sair ganhando”, completa Mota.

Audiência Pública do TAV Brasil em São José dos Campos, no dia 27 de janeiro (quarta-feira), das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, no Auditório do Teatro Colinas, localizado no andar térreo do Shopping Colinas (Avenida São João nº 2.200 – Bairro Jardim das Colinas – São José dos Campos/SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira