Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/01/2010 - 08:34

Citi comemora dois anos do Projeto Somar, ação pioneira de inclusão de pessoas com deficiência intelectual

Lançado em 5 de dezembro de 2007, o Projeto Somar – ação pioneira de inclusão profissional e reforço à diversidade no Citi por meio da contratação de pessoas com deficiência intelectual – é desenvolvido em parceria com o Colégio Paulicéia e a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE). Com resultados extremamente positivos, o Somar emprega 11 funcionários, no cargo de assistentes de recepcionistas (greeter), que atuam nas agências Funchal, Paulista-Trianon, Jockey, Anália Franco, WTC, Lapa, Mooca, Rebouças, Faria Lima, Paulista e Heitor Penteado, todas em São Paulo.

São Paulo – No Brasil, apesar de 17% das pessoas com deficiência possuírem deficiência intelectual, menos de 1% estão inseridas no mercado de trabalho. Para contribuir com a inclusão desses brasileiros, o Citi criou o Projeto Somar, em parceria com o Colégio Paulicéia e a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE), que consiste na contratação de profissionais com deficiência intelectual para atuar em agências bancárias. Atualmente, 10% das agências do Citi possuem profissionais com deficiência intelectual que atuam no atendimento a clientes e em atividades administrativas e operacionais em São Paulo. Criado em 5 de dezembro de 2007, o Somar apresenta resultados excepcionais e comprova uma premissa defendida pelo Citi – ambiente inclusivo resulta em uma organização mais criativa e preparada para atender melhor às necessidades e interesses da sociedade. Pela importância social e pelo caráter pioneiro do Projeto Somar, o Citi foi homenageado pela AVAPE em 2009, com o título de “Empresa que apoia a causa da Pessoa com Deficiência”.

Como uma organização global, presente em mais de 100 países, o Citi vivencia a diversidade em todos os níveis. Respeitar e valorizar as diferenças não é apenas um compromisso assumido pelo Citi, mas um importante princípio corporativo inserido no cotidiano de funcionários em todo o mundo. A diversidade é uma questão estratégica para o Citi e tem especial ênfase no Brasil, país formado por pessoas com características distintas, diferentes etnias, culturas e formações. Segundo Anthony Ingham, superintendente de Assuntos Corporativos e Comunicação do Citi Brasil, a organização acredita que essa riqueza deve ser refletida dentro do negócio e, para isso, possui políticas de inclusão. “O Projeto Somar tem sido uma experiência extremamente valiosa que se reflete nos funcionários e na percepção de clientes. Não somente falamos de inclusão, mas vivenciamos os conceitos que defendemos”, afirma o executivo. Ingham acrescenta que o primeiro impacto positivo reside na inclusão no mercado de trabalho de uma parcela da população que hoje fica à parte, as pessoas com deficiência intelectual. “Entendemos que a partir da inclusão passa a existir um ciclo positivo que contagia as famílias, os clientes, os funcionários. Primeiro, mudamos a cultura da empresa e, em seguida, da sociedade”, declara.

Em seu segundo aniversário, o Projeto Somar celebra também as conquistas pessoais de 11 funcionários portadores de deficiência intelectual que trabalham nas agências Funchal, Paulista-Trianon, Jockey, Anália Franco, WTC, Lapa, Mooca, Rebouças, Faria Lima, Paulista e Heitor Penteado, todas em São Paulo. Em um vídeo elaborado especialmente pelo Citi para registrar as impressões de todos os envolvidos no Projeto Somar não faltam depoimentos com anuência ao caráter transformador da iniciativa. Familiares, professores, clientes e funcionários do Citi, além dos 11 aprendizes, falam sobre o aprendizado e o desafio de multiplicar a experiência.

O vídeo começa com um depoimento emocionado de Patrícia P. Lima, irmã de Andréa de Luca, uma das aprendizes do Projeto Somar:

(…) “Caros amigos do Citi.. Estou para escrever desde dezembro de 2007, quando a minha irmã, Andréa de Luca, deficiente mental, foi aprovada no processo de recrutamento e passou a integrar o quadro de funcionários do Citi. A alegria com a qual ela veio nos contar, toda orgulhosa, que iria participar de um processo de seleção, e ainda por cima no Citi, é indescritível… Com lágrimas nos olhos e a voz trêmula, ela veio nos contar que tinha sido aprovada, que tinha passado na seleção e que tinha conquistado, aos 33 anos, seu primeiro emprego. Em nome de toda a nossa família, obrigada por dar essa chance à minha irmã e aos outros aprendizes, cujas vidas estão sendo tocadas e transformadas por cada um de vocês.”

Inclusão e superação - A superação de limites é uma constante na vida de pessoas com deficiência, seja auditiva, física, intelectual ou visual. No caso dos portadores de deficiência intelectual, a inclusão no mercado de trabalho é rara, mesmo entre os que receberam educação regular e estão ou já cursaram o ensino médio.

O impacto na vida dos familiares é uma das vertentes abordadas pelo vídeo. Em depoimento, Ana e Carlos de Celis, pais dos gêmeos Luiz e Wilson, salientam a importância da inclusão. “A grandeza que o Citi deu ao cargo foi muito legal, porque se formos pensar, trata-se de um cargo relativamente pequeno, mas que para os aprendizes foi dado com grandeza”, afirma Ana.

Fernanda Pacheco, superintendente de Recursos Humanos do Citi, destaca os ganhos da organização com a inclusão. “Com a maior diversidade de pessoas e de ideias, somos capazes de atender nossos clientes de uma melhor maneira, geramos soluções mais variadas e mais específicas para as necessidades de cada cliente; consequentemente, melhoramos os nossos negócios e a sociedade” afirma a executiva, acrescentando que o desafio do Citi – dois anos após a implementação do Somar – é multiplicar a experiência entre parceiros e empresas no Brasil.

Depoimentos dos aprendizes: “Pra mim mudou tudo pra melhor, viu?… Pra mim foi uma novidade, meu primeiro emprego, carteira assinada, hoje em dia eu tenho tudo, graças a Deus.”

“Então, eu acho que isso me deu um empurrão, me ajudou muito a aprender, a ter responsabilidade, que é o principal.”

“Eu pretendo ficar muito tempo neste emprego, ser muito útil pra empresa, crescer na empresa.”

“Tenho minha própria independência, com o meu próprio dinheiro.”

“Parece que isso pra mim é um aprendizado, porque eu estou aprendendo a administrar o meu dinheiro, pra não gastar muito.”

“Eu fui conquistando a minha independência, fui conquistando a minha vontade de um dia crescer.” Me tornar independente, quero mostrar o que eu sei fazer, mostrar as minhas capacidades, né? Ser uma pessoa útil…”

“Eu consegui com esse dinheiro realizar um sonho, eu adoro desenhar e comprei uma caixa de lápis, cento e vinte cores, maravilhosa.”

“Estar no Citi é um presente pra mim… Eu nunca pensei que eu fosse conseguir.”

“Eu sou muito feliz, agradeço muito.”

Perfil - Citi, a empresa líder em serviços financeiros globais, tem aproximadamente 200 milhões de contas de clientes e atua em mais de 140 países. Por meio de suas duas unidades operacionais, Citicorp e Citi Holdings, o Citi proporciona a clientes, empresas, governos e instituições uma grande variedade de produtos e serviços financeiros, incluindo serviços bancários a pessoas físicas, crédito, corporate and investment banking, corretagem de títulos e valores mobiliários, e administração de fortunas. [ www.citigroup.com | Brasil: www.citi.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira