Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/01/2010 - 09:44

UnisulVirtual sela parceria com instituições dE ENSINO AFRICANAS

UnisuVirtual amplia o acesso ao ensino superior a quatro países africanos: Angola, Moçambique, Congo e Cabo Verde, por meio da educação à distância (EAD).

Após seis anos no mercado brasileiro, a UnisulVirtual, campus responsável por todos os projetos e programas de educação a distância da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), cruza as fronteiras e fecha um acordo com instituições de nível superior africanas para levar um melhor conteúdo educacional às pessoas e promover uma troca de experiências didáticas, sociais e culturais.

Angola, Moçambique, Congo e Cabo Verde são os primeiros países africanos a fechar a parceria, que propõe esse intercâmbio educacional. “Nossa política atual é seguir ampliando as parcerias na África, já que possuímos o know-how e os procedimentos burocráticos para a validação dos certificados dos alunos estrangeiros”, revela a Profª Jucimara Roesler, diretora de campus da UnisulVirtual. O Brasil e alguns países africanos têm muitas coisas em comum. Além da colonização e de certos costumes, algo a mais os une com tais nações do além-mar: a língua portuguesa. A adoção da reforma ortográfica da língua portuguesa, a ser implantada oficialmente até dezembro de 2012, aponta novos caminhos e possibilita um maior intercâmbio de ensino entre os povos.

A UnisulVirtual pretende oferecer às escolas de ensino superior destes países, todo o seu portfólio, que é composto por 23 cursos de graduação, nas áreas de Administração, Economia, Filosofia, Turismo, Relações internacionais, Gestão, Educação (licenciatura), Matemática (licenciatura) e Comunicação – além de 16 de extensão e pós-graduação da UnisulVirtual para as principais universidades e outras instituições governamentais desses países. A instituição brasileira tem planos, também, de ministrar cursos de MEAD (Metodologia do Ensino a Distância) para os atuais professores de ensino à distância que dão seus primeiros passos no sentido dessa especialidade, principalmente nos países lusófonos.

“Há um potencial enorme e uma demanda significativa, por se tratar de países em franco crescimento e com uma forte carência não só de mão de obra qualificada, como também de quadros (recursos humanos) prontos para intervir tanto em nível operacional quanto em gerencial”, complementa a diretora do Campus da UnisulVirtual.

Cenário em cada país africano - Em Angola há uma demanda para formação, em nível tecnológico, de cursos para profissionais do Porto de Cabinda, nos cursos de Tecnologia em Administração Pública, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Marketing e Vendas, entre outros. Neste primeiro semestre de 2010, será formada a primeira turma de angolanos do enclave de Cabinda, sendo que a partir da metade do ano serão oferecidos novos cursos, desta vez em nível de especialização (lato sensu), para o referido país. Da mesma forma, estão em vias de conclusão a assinatura de acordos de cooperação com as duas principais universidades angolanas: a Universidade Agostinho Neto e Universidade Independente de Angola, ambas com sede em Luanda, capital do país.

Na cidade de Beira, em Moçambique, foi fechado um convênio com a Universidade Pedagógica – Delegação da Beira - para iniciar o curso de pós-graduação (lato sensu) em Ciências da Educação. Este curso é oferecido com dupla titulação: em nível de especialização, pela UnisulVirtual, e de masteres, pela Università Ca’ Foscari Venezia (Itália). Fruto do projeto ALFA-Miforcal, conta atualmente com 50 alunos já matriculados e estudando regularmente. A UnisulVirtual está em contato com as autoridades dos ministérios do Interior, Trabalho, Transportes e Saúde para estabelecer novos convênios, além da Universidade Eduardo Mondlane, a maior do país, cuja sede encontra-se em Maputo.

Cabo Verde é um mercado em potencial para a UnisulVirtual. Foi recém-assinado convênio com a principal Universidades de Cabo Verde – COOPENSINO – COOPERATIVA DE ENSINO SUPERIOR – CABO VERDE para elaboração de cursos de curta e média duração realizados em parceria com a instituições de ensino sobre turismo, hotelaria, gastronomia e segurança pública.

Apesar de o francês ser a língua oficial do Congo, a UnisulVirtual criou um protocolo de intenções com o Ministério da Educação da República do Congo para fornecer know-how e expertise na formação de professores congoleses para os Ensinos básico e para Jovens e Adultos (EJA). Por meio de uma parceria com a GIGACOM, empresa de telecomunicações de São Paulo, e com apoio do governo japonês, este promete ser o maior projeto da UnisulVirtual na África, porém a médio prazo.

Perfil da UnisulVirtual - A UnisulVirtual é uma das universidades pioneiras no ensino à distância no Brasil, com seis anos de fundação. Seu modelo pedagógico está entre os melhores do País e garante flexibilidade total aos alunos, que atualmente soma mais de nove mil, permitindo a escolha dos horários e locais de estudo, com o acompanhamento de professores (doutores, mestres ou especialistas), que realizam o atendimento via internet. Além disso, a instituição mantém convênio de intercâmbios internacionais que permitem aos alunos fazer estágios no exterior. Os cursos superiores são reconhecidos pelo MEC e válidos para todo território nacional. A UnisulVirtual oferece 41 cursos superiores, 23 de graduação e 15 de pós-graduação e 3 cursos de complementação. Já formou mais de 4,5 mil alunos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira