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28/01/2010 - 08:37

Oficina de normalização e moda inspirada na copa do mundo são destaques na 34ª Edição da FIT 0/16

Cerca de dez mil pessoas conferiram e abasteceram os estoques para o Outono-Inverno 2010 na maior feira de moda infanto/juvenil e bebê da América Latina.

A 34ª FIT 0/16 – Feira Internacional do Setor Infanto/Juvenil e Bebê - considerada o maior evento de moda e negócios do setor na América Latina, reuniu 127 expositores nacionais que apresentaram as principais novidades e tendências Outono-Inverno 2010, na última semana. Ao longo dos três dias, cerca de 10 mil pessoas, entre lojistas e compradores de diversas regiões do país e também internacionais, estiveram ao local para conferir o que as empresas prepararam para agradar os pequenos nas próximas estações. “Os visitantes saíram bastante satisfeitos com o que encontraram por aqui. A qualidade e a beleza das peças expostas estão crescendo a cada edição. Esse é um dos fatores que fazem com que a FIT0/16 ganhe importância cada vez maior no mercado”, comenta Humberto Rebonato, diretor da Interfeiras Eventos, empresa organizadora do evento.

Tendências - O destaque ficou para a o tema Copa do Mundo da África do Sul. Inúmeras marcas apresentaram peças inspiradas nas cores da bandeira brasileira e com motivos voltados ao mundo do futebol: tudo para que os pequenos estejam preparados para torcer durante o maior evento esportivo do mundo. Meltex Joy, Mil Kon Tos, Pimpolho, Ortopasso, Everly, Yos Pequeninos e Bola de Meia estão entre as grifes que desenvolveram roupas, calçados e acessórios pensando no tema. “Em anos de Copa do Mundo, os consumidores sentem a necessidade de expor seu patriotismo e nos preparamos para atendê-los”, comenta Neide Sabbo, gerente da Ortopasso.

Peças típicas das estações outono e inverno, como casacos, jaquetas, calças e gorros, não poderiam faltar. Porém, elas foram vistas com tecidos mais leves que o normal. Segundo responsáveis pela Daya, grife com o foco de vendas no Nordeste, o clima tropical do Brasil e o inverno não tão rigoroso em grande parte do país, obriga as confecções a apostarem em tecidos mais leves.

Oficina de Normalização - Durante a 34ª FIT 0/16, a Abravest (Associação Brasileira do Vestuário) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) promoveram a Oficina de Normalização, com o objetivo de apresentar a Norma de Padronização do Vestuário Infanto/Juvenil e Bebê (NBR 15.800) aos lojistas e expositores e instruí-los sobre o uso do documento e as mudanças e benefícios que ele trará ao mercado. Maria Adelina Pereira, engenheira têxtil gestora do CB-17 (Comitê Brasileiro de Normalização Têxtil e do Vestuário) da ABNT, Alexandre Melo e Ana Carolina Rodrigues, ambos da Abravest, e Sandra Monteiro de Albuquerque, professora da FEI – Faculdade de Engenharia Industrial, e consultora do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, ministraram as palestras.

Ao todo, 97 pessoas participaram da Oficina. “Conseguimos atingir nosso objetivo, que era informar os profissionais do setor sobre essa nova realidade do mercado e deixá-los cientes da importância da padronização das peças. A união de todos é de extrema importância para o fortalecimento cada vez mais acentuado do setor infantil dentro do segmento de vestuário”, comenta Maria Adelina.

Satisfação - No último dia de evento, a administração da 34ª FIT 0/16 reuniu parte dos expositores para opinarem sobre a edição da feira. De maneira unânime, os representantes das marcas mostraram-se extremamente satisfeitos com os negócios fechados. Cerca de R$150 milhões foram gerados durante os três dias de evento.

Pela primeira vez na FIT 0/16, a grife Tatibitati considerou a participação positiva em termos de projeção da marca. “Os lojistas tiveram a oportunidade de entrar em contato com a Tatibitati e isso é muito importante para tornar a marca conhecida no mercado”, comenta a diretora comercial e de marketing Carla Storelli.

Já a Petit Mounton, grife de roupas para meninos e meninas de 0 a 4 anos, que observou crescimento desde junho de 2009, quando participou da FIT 0/16 pela primeira vez, espera que nos próximos meses o faturamento cresça expressivamente, uma vez que o número de contatos estabelecidos durante o evento foi grande. “Muitos lojistas se interessaram por nossas peças e entrarão em contato conosco para fechar negócios nos próximos meses”, conta Marcelo de Souza e Silva, proprietário da grife.

35ª FIT 0/16 – De 22 a 25 de junho de 2010 - A 35ª edição da FIT 0/16 já tem data marcada. Entre os dias 22 a 25 de junho de 2010, expositores de todo o país apresentarão as coleções Primavera-Verão 2010/2011. “95% dos stands para a próxima FIT 0/16 já estão vendidos e teremos um aumento de 30% do espaço em relação a essa edição”, revela Humberto Rebonato, diretor da Interfeiras Eventos, organizadora da FIT 0/16. “Surpresas e melhorias aos visitantes e expositores também farão parte do planejamento da edição que acontecerá durante os jogos da Copa do Mundo”, finaliza o diretor da FIT 0/16. Haverá, ainda, a participação inédita de um expositor internacional.

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