Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/01/2010 - 08:51

Estratégia de negócios

A competitividade do mercado.

Muito se fala sobre o crescimento e a crise no mercado, além da saturação mercadológica nos mais variados setores, no entanto a verdade é que existem grandes oportunidades de negócios estruturados que não estão sendo aproveitadas pela maioria da empresas, porém existe a oportunidade de serem exploradas. Grandes empresas se prepararam adequadamente e vivem um ótimo período de crescimento e lucratividade, tanto por mérito de seus contratados como por uma visão estratégica do negócio. No entanto, qualquer empresa poderá se beneficiar deste potencial de crescimento, desde que se prepare adequadamente.

É importante traçar estratégia, que esta diretamente relacionada às ações das organizações frente ao mercado, é uma visão estruturada da posição competitiva da empresa perante a concorrência, seus objetivos e formas de alcançá-los. Não é um plano, porque isso não seria suficiente, dado que a realidade muda continuamente, é o resultado do entendimento completo sobre as realidades de mercado e dos pontos fortes e fracos que eles contem, além dos recursos e competências da empresa. É a base sobre a qual são feitos os planos; a partir dele, prioridades são estabelecidas e modificadas, a comunicação externa e interna é estruturada, riscos são gerenciados e a trajetória da empresa é alterada, sempre que necessário para responder a novos fatos.

Com essa abordagem, o livro “Estratégia de negócios” discorre sobre as lições aprendidas ao longo de 20 anos de prática de consultoria de estratégia do autor. Ele aborda os conceitos aprendidos e testados durante esse tempo, além de mostrar como construir estratégias para elevada competitividade, unindo ferramentas usuais de planejamento, como cadeias de valor e curvas de escala, com diversas disciplinas, em especial gestão do conhecimento, teoria dos jogos e gestão de competências organizacionais.

Em alguns momentos, o leitor percebe o rigor técnico utilizado no texto, mas na maior parte do tempo o livro revela, por meio de exemplos, uma experiência rica na busca de soluções práticas para as questões de estratégia de negócios.

O autor - Clovis Corrêa da Costa é economista e consultor de estratégia corporativa, e atuou em empresas de petróleo e mineração, no Brasil e na Ásia, realizando uma reviravolta nos conceitos de negócios. [ Editora Saraiva, 1.ª edição, 2009, brochura, 160 páginas, R$ 32,00 | ISBN: 978-85-02-09002-6].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira