Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/01/2010 - 09:07

GS&MD- Gouvêa de Souza discute o futuro do setor varejista no Rio de Janeiro

Consultoria ministrará palestras que focarão as conclusões da última edição da NRF - National Retail Federation, maior evento mundial de varejo

Rio de Janeiro – Para apresentar ao mercado brasileiro as principais tendências discutidas durante a 99a Convenção Anual da NRF – National Retail Federation, que aconteceu de 10 a 13/01, em Nova York, a GS&MD - Gouvêa de Souza, empresa de consultoria especializada em varejo, marketing e distribuição, promoverá o evento “Pós-NRF” no Rio de Janeiro, no dia 3 de fevereiro, no Hotel Sofitel.

Na ocasião, Marcos Gouvêa e Alberto Serrentino, entre outros especialistas, farão uma síntese dos principais assuntos que movimentaram o evento.

Entre as principais conclusões da NRF 2010 está o fato de que a crise modificou completamente o comportamento dos consumidores, que deixam o impulso de lado e começam a realizar suas comprar mais racionalmente. “Não existe mais aquele consumo desenfreado e inconsequente”, explica Serrentino. “E isso obriga as empresas a repensar suas estratégias sobre como atrair e manter consumidores”.

Um dos destaques vai para o crescimento do varejo online, impulsionado, em parte, pela saturação de lojas no mercado americano depois de quase uma década de fartura. Para Serrentino, está claro que não haverá lugar para todos, e que os “sobreviventes” serão aquelas empresas que apresentarem as melhores propostas e forem mais eficazes.

Outro tema que voltou às rodas de discussão, assim como no ano anterior, foi o da empresa voltada ao cliente (customer centricity), ou seja, a necessidade do aprofundamento no conhecimento de compradores e consumidores, entendendo os atributos mais valorizados. Em outras palavras, o período é de “back to the basics”, onde não há espaço para grandes inovações, e sim, para o aperfeiçoamento do que já se faz para o consumidor, para fazê-lo ainda melhor. Hoje, no mercado americano, mais vale ser consistente do que inovador. Execução é fundamental.

Marcos Gouvêa, diretor-geral da GS&MD - Gouvêa de Souza lembra que um aspecto muito importante dessa mudança é que o foco estratégico vem crescentemente migrando para o consumidor. “O mercado americano, pelo menos nos discursos dos executivos, está mais preocupado com o atendimento ao cliente, apesar de ainda não enxergarmos isso no dia a dia de Nova York. Mesmo assim, o simples discurso de que é preciso ter foco no consumidor, e não em processos ou tecnologia, é quase uma revolução, pois nunca tínhamos ouvido tanta ênfase nesse ponto”, comenta Gouvêa. “Em um mercado em que preço virou commodity, a oportunidade de diferenciação está nas pessoas”, finaliza.

Agenda: 03/02/2010 (quarta-feira-feira), das 8h30 às 12h10, no Hotel Sofitel, Av. Atlântica, n0 4240 – Copacabana – Rio de Janeiro – RJ. Informações: (11) 3405-6666 ou [email protected]

Perfil - A GS&MD - Gouvêa de Souza atua desde 1989 como empresa de consultoria e serviços voltados a varejo, marketing e distribuição. As metodologias integram inteligência de mercado, informação, estratégia e gestão, visando ao incremento de resultados. Os mercados de atuação são varejo (alimentos e não-alimentos), atacado, distribuidores, indústria de bens de consumo, serviços e shopping centers. A GS&MD - Gouvêa de Souza desenvolveu parcerias com empresas de pesquisa e consultoria de varejo nos Estados Unidos, Europa e Ásia e ainda integra o Ebeltoft Group, consórcio de empresas especializadas em consultoria de varejo que implanta mudanças de paradigmas para negócios de varejo e serviços em vários países. | www.gsmd.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira