Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/01/2010 - 09:27

Cursos que apóiam a gestão do consultório médico

ICS oferece capacitação em marketing e administração.

Logo após a graduação, ou mesmo antes da finalização do curso de Medicina, muitos profissionais começam a se preocupar com o rumo que desejam dar a suas carreiras. Abrir ou não um consultório? Trabalhar ou não para outrem? Credenciar convênios ou não? Quanto cobrar pelo serviço prestado? Como cobrar? “Estas preocupações são muito pertinentes, pois o sucesso é fruto do planejamento. Tradicionalmente, nossas escolas de Saúde são muito boas no quesito informação e embasamento teórico, mas deixam a desejar quando o tema é a gestão da carreira do profissional de saúde, pois não oferecem noções aprofundadas de administração e marketing. São muitos os relatos de dificuldades e percalços neste caminho”, diz Aléssio Calil Mathias, membro do conselho diretivo do ICS, Instituto de Ciência da Saúde.

A imagem clássica do médico, vestido de jaleco branco e com uma maletinha de couro marrom na mão é, hoje, quase uma referência afetiva. Esta imagem pertence ao passado. Tempo em que bastava finalizar o curso de Medicina e abrir o próprio consultório, colocando uma placa na frente de casa. Tempo que passou... “Hoje, a Medicina tem uma nova cara, marcada pela economia globalizada, pelas diferenças sociais, pelo marketing socialmente responsável e pelos avanços tecnológicos. A prática médica é influenciada por um novo paciente, que é um consumidor poderoso. E é justamente a transformação do paciente ‘no consumidor poderoso’, ‘no cliente que precisa ser fidelizado’ um dos fatores primordiais de mudança neste novo cenário social”, defende Mathias.

Novas exigências sociais foram incorporadas à relação médico x paciente. Para exercer a Medicina, hoje, é preciso mais transparência, mais fortalecimento dos relacionamentos interpessoais. É preciso que o médico avalie a concorrência, o tamanho do seu mercado. É necessário planejar a sua participação no mercado de saúde, saber qual o seu ‘share’. “Levando em consideração todas estas variáveis, além dos cursos de formação e pós-graduação em saúde, oferecemos também cursos que apóiam e facilitam a gestão do consultório médico”, defende o diretor do ICS.

. [ ICS - Instituto de Ciências em Saúde, Avenida Indianópolis, 171, Moema, São Paulo | Tel: (11) 5052 1409 | Site: http://www.ics.med.br | [email protected] | http://carreiranasaude.wordpress.com | http://twitter.com/carreiranasaude].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira