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29/01/2010 - 08:14

Pesquisa da Economist Intelligence Unit comprova que as expectativas de melhoras nos negócios continuam a crescer

Londres - Quando o Barômetro de Expectativas Corporativas foi lançado, ninguém imaginava como uma pesquisa on-line sobre percepção de negócios conseguiria prever o futuro. A pesquisa inicial realizada pela Economist Intelligence Unit em maio de 2009, e patrocinada pela SAP, fornecedora mundial de aplicativos de gestão empresarial, mostrou o otimismo discreto dos empresários com relação ao próximo ano. Sete meses depois, as projeções otimistas dos entrevistados se confirmavam. O barômetro tem subido gradualmente desde então, em harmonia com a melhora nos índices das ações e com a recuperação modesta das principais economias. No final do último mês de novembro, cerca de 3.000 pessoas no mundo inteiro já haviam participado da pesquisa on-line.

O barômetro é uma média ponderada de cinco pontos: as expectativas dos entrevistados acerca das perspectivas para suas empresas, setores, países, regiões e para o mundo. A pontuação, variando em uma escala de 1 a 10, subiu em todas as cinco áreas.
…............................................................................................................................ Maio de 2009...... Dezembro de 2009
Índice geral – média das cinco pontuações abaixo.................................................... 6.3............................................. 7.0
Pontuação da empresa – perspectivas para a “empresa” nos próximos 12 meses.... 7.1.............................................. 7.5
Pontuação do setor – perspectivas para o “setor” nos próximos 12 meses............... 6.3.............................................. 6.8
Pontuação do país – perspectivas para o “país” nos próximos 12 meses.................. 6.2.............................................. 6.7
Pontuação regional – perspectivas para a “região” nos próximos 12 meses............. 6.1.............................................. 6.9
Pontuação global – perspectivas de negócios globais nos próximos 12 meses......... 5.9.............................................. 7.3

Com o mercado de ações, no entanto, o barômetro revelou que as preocupações persistem. Entre os resultados do Barômetro de Expectativas Corporativas: Relatório de evolução, estudo que analisa as tendências do barômetro até dezembro de 2009, estão:

Tendência para aumentar os negócios. A opinião sobre os negócios está melhorando cada vez mais, em harmonia com o crescimento do PIB e com a recuperação dos mercados de ações. O relatório completo exibe um gráfico justapondo as tendências do barômetro aos índices Dow Jones Industrial Average, FTSE 100 e Nikkei 225.

Dias melhores em casa e no exterior. Parece estar ocorrendo uma melhoria nas perspectivas não só para as empresas dos próprios entrevistados, mas para a economia global como um todo. Em geral, a maioria dos entrevistados prevê um aumento no crescimento do PIB global em 2010 para uma média de 1,8% em dezembro (comparado com 0,2% em maio). Além disso, mais executivos (29%) esperam que seus efetivos cresçam em vez de diminuir (19%) durante o próximo ano.

Espaço para melhorias. Com a incerteza sobre a durabilidade da recuperação, a opinião geral sobre os negócios continua cautelosa, com uma pontuação de 7 em 10 (onde 1 é o mais negativo e 10 o mais positivo). O crescimento do PIB global no segundo semestre de 2009, impulsionado principalmente pela despesa pública e pela reposição de estoques, pode ser insustentável. Nas economias desenvolvidas, o desemprego é alto e a confiança do consumidor, baixa. Isso prejudica o crescimento de países dependentes de exportações.

A angústia do saldo negativo. Mesmo que muitas empresas tenham se beneficiado de apoio setorial temporário, elas estão preocupadas com as implicações do déficit governamental de longo prazo. Quando questionados sobre o que seria mais importante, estimular o crescimento econômico ou evitar os déficits do governo, a surpreendente grande minoria de 36% preferiu evitar os déficits. A proporção é maior na América do Norte, onde rombos no orçamento têm deixado alguns estados lutando para permanecer solventes.

Falta de confiança nos bancos. A falta de confiança nos serviços financeiros ressalta outro obstáculo para uma recuperação sustentável: a escassez de empréstimos bancários. Em setembro, foi perguntado aos entrevistados se no momento confiavam mais ou menos nas instituições financeiras do país do que seis meses antes. Apenas 16% declararam confiar mais, enquanto 29% confiam menos. É preocupante a constatação de que os entrevistados do setor de serviços financeiros foram ainda mais negativos sobre o seu setor: 36% declararam estar menos confiantes. | www.eiu.com/sponsor/barometer

Perfil da Economist Intelligence Unit - A Economist Intelligence Unit é a líder mundial em inteligência empresarial global. Trata-se do braço B2B (business-to-business) do The Economist Group, que publica o jornal The Economist. Na qualidade de maior fornecedor mundial de inteligência sobre países, a Economist Intelligence Unit ajuda executivos a tomar melhores decisões empresariais ao fornecer análises oportunas, confiáveis e imparciais sobre tendências do mercado e estratégias empresariais mundiais. | Site www.eiu.com ou siga-nos no www.twitter.com/theeiu.

A SAP é líder mundial em software de negócios*. Oferece aplicações e serviços que permitem a empresas de todos os portes em mais de 25 setores da indústria gerir seus negócios de forma muito mais eficiente. Com mais de 95.000 clientes em mais de 120 países, a companhia tem suas ações negociadas em diversas bolsas de valores em todo o mundo, incluindo a Bolsa de Valores de Frankfurt e Nova York (NYSE), sob o símbolo "SAP”. | Site www.sap.com

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