Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2007 - 08:19

Mario Testino diz que seu mérito foi achar as belas imagens do Rio de Janeiro


Príncipes, modelos, herdeiros de estilistas de fama internacional e autoridades transformaram, dia 16 de maio (quarta-feira), o plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Rio em palco de celebridades. Tudo para comemorar a entrega, pelo presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), da Medalha Tiradentes ao fotógrafo Mario Testino pela contribuição em divulgar as belezas do Rio e do Brasil para o mundo. "Que esta homenagem sirva de orgulho ao povo do Rio de Janeiro e a você também , Mario Testino", discursou Picciani. O fotógrafo peruano, que já ilustrou editoriais de moda nas mais respeitadas revistas do planeta, agradeceu a homenagem e disse que nunca fez fotos do País com a intenção de um dia ser agraciado com algum prêmio. "Eu é que devo ao Rio e ao Brasil todas essas imagens lindas. Meu mérito foi tê-las achado. O Rio é uma cidade realmente maravilhosa que muito me inspira", revelou Testino.

Lembrando que Mario Testino é formado em economia e direito, Picciani acrescentou: " Fez muito bem Testino ao mudar o rumo de sua vida. Em vez de mais um economista ou advogado, o mundo ganhou um gigante da fotografia". O presidente da Alerj justificou a escolha do fotógrafo para receber a mais importante honraria do Parlamento fluminense: "São muitos os motivos para conceder a Medalha Tiradentes a este cidadão do mundo, a começar pelo fato de ele ter colocado o Brasil, e o Rio de Janeiro em particular, como referência da moda mundial, o que nos leva a ter ainda mais orgulho de sermos brasileiros e, em especial, fluminenses. Podemos gostar ou não de moda, não dar importância a modismos – o que, aliás, é o meu caso –, mas é impossível ser indiferente à beleza. E, quando se fala em beleza, quando se fala da fotografia como arte, é impossível não lembrar de Mario Testino como referência. Por suas lentes ele nos desvenda o belo. Lança tendências, nos apresenta outros ângulos, destrói paradigmas, nos mostra a infinidade de outras possibilidades".

Enquanto o fotógrafo agradecia do alto da tribuna, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, e se divertia tirando fotos do local com duas máquinas portáteis que levava a tiracolo, alguns nomes reconhecidos do jet set internacional escutavam com atenção e se divertiam com os flashes de Testino. Gente como o filho da princesa Caroline de Mônaco, Andreas Casiraghi; o príncipe de Astúrias, Hernst Hanover, e sua namorada, Margarita Missoni, filha da estilista Angela Missoni; a sobrinha do estilista Gianni Versace, Francesca Versace; o conde e a condessa Leopold von Bismarck; e a artista plástica brasileira Beatriz Milhazes compunham a platéia.

O presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Olavo Monteiro de Carvalho, trouxe a família e revelou que a homenagem ao fotógrafo partiu de uma conversa entre ele, o publicitário Nizan Guanaes e o governador Sérgio Cabral Filho, para ajudar a elevar a auto-estima da população do Estado do Rio de Janeiro. "Com tantas notícias negativas sobre segurança, falei para o Nizan que o governador precisava bater um papo com ele. Quando estávamos lá nos perguntamos o que poderíamos fazer para melhorar a imagem da nossa cidade, do nosso estado. Nizan saiu-se com essa de termos que procurar grandes personalidades internacionais que são a favor da cidade e logo lembramos do que o Mario Testino fez, as fotos do nosso País", afirmou. O publicitário contou que essa conversa aconteceu há três meses e que o nome de Testino como primeira personalidade homenageada surgiu naturalmente. "A próxima edição da Vanity Fair vai trazer 15 páginas com fotos do Rio. Temos que valorizar mais as belezas desta cidade", avaliou Nizan.

Para o secretário estadual do Gabinete Civil, Régis Fichtner, que representou o governador, a idéia é também criar uma marca para o Rio como as que hoje existem em Nova Iorque e na Espanha. "Vamos começar a trazer essas personalidades internacionais que divulgam as belezas do Rio para o mundo e chamar um grupo para criar essa imagem. Estamos preparando a lançamento de uma campanha nesse sentido, mas isso só deverá ocorrer depois do Pan, para que uma coisa não ofusque a outra", divulgou Fichtner. Durante a entrega da Medalha Tiradentes, também compuseram a mesa o cônsul-geral da Noruega no Rio, Jens Olesen, e uma das melhores amigas de Mario Testino na cidade, Andréa Delal.

Mario Testino nasceu em Lima, numa família de origens irlandesa, espanhola e italiana. Freqüentou a Escola Americana de Lima, para depois estudar Economia na Universidade del Pacífico, Direito na Universidade Católica e Relações Internacionais na Universidade de San Diego (Califórnia). Deixou o Peru e mudou-se para Londres, onde começou sua formação em fotografia. Em suas reportagens, sempre exalta o Rio de Janeiro e o Brasil, com imagens maravilhosas e a presença constante de brasileiros. Ele já fotografou muitas celebridades, como Madonna, Kim Basinger, Julia Roberts, Gwyneth Paltrow, entre outras, e também recebeu autorização especial para fotografar o príncipe de Gales, o príncipe William, o príncipe Harry e a Rainha Rania al Abdullah da Jordânia. O fotógrafo também é doutor emérito da Universidade de Artes de Londres e recebeu o Prêmio de Estilo de Rodeo Drive em março de 2005.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira