Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/01/2010 - 09:16

Bellota: mais de cem anos garantindo eficiência e durabilidade em produtos para os mercados de construção civil e agricultura em cinco continentes

Em atividade há mais de 100 anos, a Bellota é reconhecida como uma das precursoras do setor de ferramentaria manual em todo o mundo. Criada em 1908, na Espanha, a primeira fábrica deu origem a um forte grupo que hoje reúne marcas de grande expressividade nos mercados de construção civil e agricultura, presente nos cinco continentes. A internacionalização dos produtos, que desde o início impressionavam pela robustez e qualidade, foi conseqüência da vocação que a empresa sempre teve em superar o mercado, adotando métodos de altíssima tecnologia e qualidade para garantir lançamentos diferentes de tudo o que havia até então.

Daí para se difundir e se firmar como líder em vários segmentos em mais de 120 países foi um caminho natural. A empresa logo despontou como primeiro lugar na venda de martelos, terceiro lugar no ranking mundial na fabricação de limas, líder europeu na fabricação de componentes de maquinário agrícola, primeiro lugar em vendas de ferramentas manuais na Península Ibérica e em diversos países latino-americanos.

A identificação com os ideais de inovação e de crescimento da empresa com a América, que na década de 60 estava em pleno fôlego do desenvolvimento industrial e da construção civil, criou um terreno propício para que se estabelecesse no “novo” continente a maior parte de sua força produtiva.

Hoje, seis das nove fábricas da Bellota e sete de seus 12 centros de distribuição atuam nas Américas, empregando quase 50% de seu capital humano total, que é de mais de 2.000 pessoas.

Na última década, a Bellota também tomou a frente do mercado internacional de equipamentos manuais para agricultura, com a fusão da tradicional marca Duas Caras no ano 2000. A inglesa, com mais de 150 anos de tradição e líder absoluta no setor agrícola europeu, foi escolhida por oferecer os melhores complementos aos produtos Bellota, com diversas similaridades em relação aos processos de fabricação e qualidade. Atualmente as vendas do grupo Bellota são muito bem equilibradas entre as divisões voltadas para construção civil e agricultura.

Um pouco antes dessa importante aquisição, em 1998, a Bellota finalmente aportou no Brasil, onde instalou uma considerável unidade fabril de 100 mil metros quadrados na cidade de Indaial (SC) e um centro de distribuição em Jaguariúna (SP). Por ser a filial mais recente do grupo, a Bellota Brasil pode se orgulhar do significativo crescimento que tem experimentado nestes dez anos - emprega mais de 250 pessoas, cerca de 30% dos 900 funcionários em todo o continente americano, e já representa 7% do total geral de negócios do grupo, com previsão de atingir, nos próximos 3 anos, 15% na participação de vendas só no Cone Sul.

Alguns destaques de sua atuação no mercado brasileiro são as colheres de pedreiro, martelos, pás, enxadas, cavadeiras, trenas, machados, ancinhos, forcados, facas de colhedeira e discos de arado. De tudo o que é produzido e comercializado pelo grupo no país, cerca de 20% destina-se à exportação para os Estados Unidos, o México, a Colômbia e a própria Espanha.

O grupo, que nos últimos quatro anos tem registrado crescimento anual de 8%, encerrou 2009 com o lançamento de mais de 50 produtos para a linha de jardinagem e poda, como tesouras, cultivadores, transplantadores, entre outros. Junto com a expansão de pontos de venda e Home Centers, estas novidades devem alavancar o ritmo de crescimento para 12% ao ano até 2012.

Além dos investimentos em novos produtos, tecnologia de conforto e melhores estruturas, a Bellota também se preocupa em estar cultural e socialmente alinhada com a realidade brasileira, por isso adota medidas superiores às exigências legais no cuidado com a segurança de seus colaboradores e do meio ambiente.

O “slogan” adotado em 2009 (Bellota - sua melhor ajuda) chega para acompanhar a ação de patrocinadora oficial da Ponte Preta, o mais antigo time de futebol brasileiro, detentor da maior torcida de interior do Brasil e tradicional representante de um universo que traduz as similaridades da Bellota com o povo brasileiro - garra, criatividade e poder de transformar o cotidiano.

Perfil - A Bellota está presente em mais de 120 países e é referência mundial em ferramentas manuais forjadas para a construção civil, jardinagem e agricultura. No Brasil há mais de dez anos, sua fábrica em Indaial (SC) ocupa mais de 100.000m2 e seu centro de distribuição está localizado em Jaguariúna (SP). O esforço continuado em desenvolver produtos inovadores de alta tecnologia e qualidade fez da Bellota a líder mundial na venda de martelos. A empresa também ocupa o primeiro lugar em vendas de ferramentas manuais na Península Ibérica e é líder no Brasil no comércio de colheres de pedreiro. Atualmente a Bellota conta com mais de 900 colaboradores na América do Sul, dos quais cerca de 30% estão concentrados no Brasil, onde também produz e comercializa as marcas Duas Caras e Tupy.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira