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18/05/2007 - 08:20

Dragagem no Porto do Rio garante maior movimentação de cargas


O terminal de contêineres do Porto do Rio passou a ter um calado de 12,6m – mais de 13m, com a maré alta-, igualando-se ao do Porto de Santos, que registra a maior movimentação de cargas do País. De acordo com o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Soares, “o Porto do Rio se coloca efetivamente como uma forte opção comercial para o escoamento das exportações brasileiras, já que o porto está agora em condições de receber modernos navios conteineros”, afirma.

Docas do Rio estabeleceu, através de Ordem de Serviço, novos calados de operação dos navios de grande porte no Porto do Rio. O cais de Gamboa, por exemplo, passa a contar com seu calado médio ampliado para 10,2m, podendo chegar a 11,20m, dependendo da maré. Anteriormente, o calado era de 9m, numa extensão de 1.500m. Com as obras de dragagem, o cais da Gamboa poderá receber navios de até 60 mil toneladas de carga, ao invés de 40 mil toneladas anteriores.

O cais de São Cristóvão, por sua vez, teve seu calado ampliado para 9m, podendo chegar a 10m, com a maré. Anteriormente, o calado era de 7,6m, numa faixa de 575m. Com o aumento do calado, o cais de São Cristóvão passa a atender navios de produtos siderúrgicos de até 50 mil toneladas, ao invés de 30 mil toneladas anteriores.

A Companhia Docas está investindo R$ 12 milhões em obras de dragagem somente no Porto do Rio, retirando um volume de 600 mil m3 de dejetos. Para o presidente da Docas, “estamos aliados aos princípios do PAC e preparando nossos portos para atender à demanda que fatalmente virá com o crescimento econômico do País. Estamos saindo de um período caótico para o setor portuário e já estamos ingressando em uma nova era de eficiência e eficácia dos portos. Agora, podemos viabilizar projetos de médio e longo prazos que coloquem nossos terminais portuários, nossos portos, em condições de competitividade com qualquer outro no mundo”, revela Antônio Carlos Soares.

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