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30/01/2010 - 08:52

Pesquisa aponta que 58% dos profissionais brasileiros necessitam de autonomia no ambiente de trabalho

Embora as pessoas trabalhem bem em grupo, 44% esperam reconhecimento individual, estudo da Fellipelli revela que apenas 8% conseguem tomar decisões difíceis rapidamente, enquanto 46% preferem refletir mais antes de agir

São Paulo– A velocidade da informação e a redução da percepção do tempo trouxeram grandes mudanças no mundo corporativo, em que a pressão por resultados tem se tornado uma prática cada vez mais comum. Isso, porém, pode surtir no efeito contrário, reduzindo a produtividade e a motivação dos funcionários de uma empresa. Uma pesquisa realizada pela consultoria Fellipelli aponta que 58% dos profissionais brasileiros necessitam de autonomia no ambiente de trabalho e se sentiriam mais à vontade para trabalhar de maneira independente. O levantamento contou com a participação de 300 profissionais no segundo semestre de 2009, e tem como base a aplicação do Birkman, instrumento que mede a percepção individual da realidade, revelando interesses profissionais e tendências comportamentais.

Segundo a pesquisa, 75% das pessoas demonstraram atuar em prol dos interesses coletivos e apresentaram mais facilidade em trabalhar em equipe. Já as suas reais necessidades motivacionais apontaram outros resultados. Ao todo, 44% dos profissionais apresentam necessidade de obter vantagens e reconhecimentos individuais, contra 1% que realmente age de modo mais competitivo no convívio social. Do total de indivíduos que aparenta acreditar que a recompensa coletiva é mais importante que a individual, apenas 17% precisam realmente de um ambiente idealista e voltado ao bem comum para se sentirem motivadas.

“As características que mostramos às outras pessoas e as nossas necessidades motivacionais são naturalmente diferentes, pois na medida em que convivemos em sociedade, certos desejos podem ser vistos de forma negativa pela maioria das pessoas, como o individualismo e a excessiva competitividade. No ambiente corporativo de hoje, o trabalho em equipe é inevitável e traz resultados positivos para os negócios, o que justifica que a maioria das pessoas se mostre solícita a esse tipo de prática, ainda que suas necessidades motivacionais não caminhem na mesma direção”, analisa a psicóloga Adriana Fellipelli, sócia-diretora da Fellipelli.

O estudo revela, ainda, que 73% dos profissionais possuem atitudes voltadas para a ação, ao passo que esse número cai para 36% quando tratamos da necessidade de ação como fator de motivação. Apenas 8% dos entrevistados costumam levar mais tempo refletindo antes de tomar decisões, quando analisamos os anseios pessoais, 46% preferem refletir mais antes de decidir. “Quando comparamos as motivações e as ações em relação à reflexão, percebemos um contraste significativo. Grande parte das pessoas pode perder a energia se envolvidas com uma demanda muito intensa de trabalho e sem tempo para planejamento, sentindo-se pressionadas diante de decisões complexas. Tais indicadores revelam que quando os profissionais possuem algum controle sobre as demandas e prazos que permitam reflexões e análises, eles se sentem estimulados e podem gerar resultados melhores”, explica Adriana.

Outro fator que pode gerar mais produtividade ao trabalho é a flexibilidade das atividades. De acordo com o levantamento, 70% dos profissionais são adaptáveis a ambientes mais regrados, pois geralmente são organizados e atuam dentro dos padrões estabelecidos. Quando observamos suas necessidades motivacionais, porém, apenas 28% necessitam desse tipo de ambiente. “Os dados indicam que as pessoas trabalhariam melhor se tivessem oportunidades para expressar suas individualidades, atuando de maneira inovadora e independente”, diz Adriana.

Segundo a executiva, os líderes precisam voltar suas atenções para as necessidades e características de cada membro de sua equipe, com o objetivo de formar uma estrutura equilibrada, em que cada profissional se complementa e contribui para o sucesso dos negócios. “Quando o assunto é gestão de pessoas, um dos maiores desafios das organizações e líderes de hoje é conseguir atrair e reter talentos capazes de alavancar resultados. Para isso, é preciso descobrir o que mantém seus colaboradores motivados e engajados, mesmo diante dos crescentes desafios”, complementa.

Embora não haja variação de resultados no quesito “desafio”, pois neste caso o comportamento social é um espelho das necessidades motivacionais, quando um líder delega uma tarefa que exige muito ou pouco do seu colaborador, o resultado pode atrapalhar o andamento das operações. “O líder precisa saber identificar os limites de sua equipe, pois uma tarefa mal atribuída pode gerar frustração do funcionário. Ele ficará desmotivado diante de um desafio que não consegue superar ou desanimado quando deve resolver questões fáceis demais”, aponta Adriana.
. Comportamentos....................................................Necessidades motivacionais
Trabalham em prol dos interesses coletivos.............Reconhecimento personalizado e individual.
São ativas..................................................................Equilíbrio entre ação e tempo para se planejar.
São estruturadas e seguem regras..............Flexibilidade e espaço para atuarem de maneira mais independente.
Conseguem tomar decisões com relativa rapidez.....Precisam de tempo para decisões mais difíceis.

Nesse contexto, investir em autoconhecimento é muito importante para impulsionar resultados. “Para aproveitar corretamente o potencial de cada profissional e suas contribuições para os negócios, as empresas devem recorrer a ferramentas de coaching. Quanto mais as organizações conhecerem a natureza humana, maiores serão suas chances de sucesso na gestão de pessoas”, afirma Adriana.

Algumas definições da ferramenta:. . Estrutura – como lidamos com estruturas e programações.| Comportamento social: organizado, processual e atento a detalhes ou flexível, adaptável e aberto a novas abordagens.| Necessidade motivacional: um plano definido e estruturado ou apenas um plano geral para seguir.

.Vantagem – como entendemos competição. | Comportamento social: orientado para vantagens individuais ou para o benefício geral. | Necessidade motivacional: mensuração de desempenhos e recebimento das respectivas recompensas ou ênfase na confiança entre as pessoas e foco nos benefícios coletivos.

. Atividade – como administramos nossa energia.| Comportamento social: orientado para ação ou reflexão antes da ação. | Necessidade motivacional: programação cheia de atividades ou controle sobre a própria programação.

. Desafio – qual é a visão que temos de nós mesmos. | Comportamento social: exigente e com altas expectativas sobre si mesmo ou autoconfiante e orientado para o sucesso. | Necessidade motivacional: ser desafiado para superar as próprias limitações ou oportunidade para explorar os pontos fortes.

.Liberdade – como lidamos com a independência pessoal. | Comportamento social: ponto de vista original e individualista ou compreensão em relação como a maioria das pessoas pensam. | Necessidade motivacional: oportunidade para atuar com autonomia e de forma individual ou ambientes convencionais e predileção pelo senso comum.

.Pensamento – como lidamos com ação ou reflexão ao tomar decisões. | Comportamento social: simplifica as questões e decide rapidamente ou avalia os diferentes ângulos de uma questão, levando mais tempo para decidir. \ Necessidade motivacional: redução das questões à forma mais simples ou tempo para refletir antes de tomar decisões complexas.

Perfil da Fellipelli A Fellipelli representa as empresas Consulting Psychologists Press, Team Management Systems, a Birkman International Inc. no Brasil e Lockwood Leadership, e tem como missão auxiliar na busca por soluções que promovam efetivo aumento de performance nas empresas. Seu objetivo é torná-las mais competitivas e eficientes, valorizando as preferências individuais e profissionais das equipes ao administrar conflitos e gerenciar recursos. A Fellipelli é líder em instrumentos de avaliação mundialmente reconhecidos como indicadores de alta qualidade e confiabilidade, todos de acordo com os padrões éticos estabelecidos pelo mercado.

Birkman® - O Birkman® é utilizado em praticamente todos os continentes do mundo: Américas do Norte e Sul, Europa, Ásia, Austrália e África. Oferece uma visão multidimensional do comportamento de um indivíduo, grupo e organização, e identifica o enfoque natural para a resolução de problemas e o método utilizado para se envolver e influenciar outras pessoas. Ele mede a atuação, motivação e o comportamento sob pressão (stress). Pode ser aplicado em processos de seleção, retenção, gestão de carreira, treinamento e desenvolvimento, equipes, liderança, planos de sucessão, desenvolvimento de perfil e de competência.

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