Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/01/2010 - 09:23

Conselho Federal de Contabilidade celebra parceria para intensificar a padronização das normas contábeis


O 3º Memorando de Entendimentos sobre a Contabilidade Mundial foi assinado, nesta quinta-feira, 28, entre o Conselho Federal de Contabilidade - CFC, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC e a Junta de Normas Internacionais de Contabilidade - IASB (no Inglês Internacional Accounting Standards Board) – na sede da Bovespa, em São Paulo.

A assinatura do documento tem especial significado para a Contabilidade nacional e demonstra a relevância do Brasil como liderança nas questões regulatórias globais, visto que o País torna-se o terceiro, dentre as demais nações, a manter convênio desta natureza com o IASB. O primeiro memorando foi firmado com os Estados Unidos e o segundo com a China.

Com a condução do ex-ministro da Fazenda, Pedro Malan, que hoje é curador da Fundação Comitê Internacional de Normas Contábeis (organização vinculada ao IASB), foram apresentados os princípios do acordo de cooperação firmado entre as três entidades: o Conselho Federal de Contabilidade – CFC, representado pelo presidente Juarez Domingues Carneiro; o Internacional Accounting Standards Board – IASB, representado pelo presidente David Tweedie; e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, representando pelo coordenador de Relações Internacionais, Nelson Carvalho, com a participação de presidentes e representantes das entidades brasileiras que o compõem (ver relação abaixo).

O objetivo da iniciativa é aprimorar e agilizar a convergência às Normas Internacionais de Contabilidade, conhecidas como International Financial Reporting Standards - IFRS no Brasil, além de garantir maior participação das entidades brasileiras nas discussões internacionais sobre o tema.

Este convênio tem especial significado, porque este ano se encerram os prazos estabelecidos pelos reguladores brasileiros para que as empresas e as instituições financeiras brasileiras sigam o padrão internacional de demonstrações contábeis. Até o momento, já foram elaboradas pelo CPC mais de 50 normas que devem passar a vigorar até o fim de 2010.

O presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, que representa 417 mil profissionais contábeis e 73 mil empresas de Contabilidade em todo o território nacional, reconheceu o grande desafio que é readequar as normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais, e reafirmou o “compromisso do Conselho Federal de Contabilidade de buscar a melhoria da qualidade dos relatórios financeiros e contábeis e demais informações fornecidas pelas empresas”.

.Entidades que compõem o Comitê de Pronunciamentos Contábeis:Associação Brasileira das Companhias Abertas – Abrasca | Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – Apimec Nacional | Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros – BM&Fbovespa | Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – Fipecafi | Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon | Conselho Federal de Contabilidade – CFC

. [Foto: Presidente do IASB, David Tweedie; presidente do CFC , Juarez Domingues Carneiro; representante do CPC, Nelson Carvalho; curador da da Fundação Comitê Internacional de Normas Contábeis(IASB), Pedro Malan].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira