Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/02/2010 - 08:13

Desafios do turismo na Amazônia

Pesquisa orienta estruturação do turismo na região Norte.

Com o objetivo de orientar os planos de marketing do Projeto Estruturante do Turismo da Amazônia Brasileira - uma iniciativa conjunta do Sebrae nos sete estados da Região Norte - foram realizadas pesquisas de mercado com moradores, hoteleiros, agências de receptivo e turistas nas capitais, e operadoras de todo o País. A iniciativa buscou traçar um diagnóstico da atividade turística e as conclusões foram reveladoras - entre elas o baixo número de programas de viagem dedicados à região.

Enquanto 72,8% das operadoras entrevistadas disseram ter baixo ou nenhum conhecimento sobre a região, apenas 0,21% demonstram conhecimento muito alto. "Este é um canal de extrema importância, porque quanto menor o número de pacotes disponíveis, menor será o número de turistas que viajam para a região Norte", acredita José Raimundo Morais, presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte (Adetur Amazônia). "Hoje, 53,2% dos turistas sequer recorrem a agências de turismo", completa.

Foram levantados também quais os obstáculos para a criação de roteiros e pacotes que contemplem os destinos amazônicos. Os principais fatores apontados foram baixa procura, pouca divulgação e valor do transporte aéreo - 84,6% afirmaram que a procura do público pelos destinos da região é baixa ou inexistente.

Por outro lado, os levantamentos realizados com turistas revelam um alto nível de satisfação com os atrativos e passeios, tidos como bons ou excelentes por 78,1% dos entrevistados. Levando em conta aqueles que viajam a lazer, o índice sobe para 96,6%. Embora necessitem de melhorias, aspectos como hospedagem e qualidade ambiental foram avaliados como bons ou excelentes por 55,3% e 48.8%, respectivamente.

Na opinião do presidente da Adetur Amazônia, essas informações dão o direcionamento das melhorias que efetivamente trarão resultados. "Além do Sebrae, fechamos também uma parceria com a Braztoa - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, para diversificar e estruturar os roteiros e ainda baratear o custo final", lembra Morais. "O turismo na Amazônia precisa de atenção, mas já estamos no rumo certo para torná-lo competitivo.", finaliza. [www.adeturamazonia.com.br]

Adetur Amazônia - A Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte (Adetur Amazônia) iniciou atividades em dezembro de 2008 com a missão de fomentar o volume de negócios e dinamizar a economia regional por meio da atividade turística. A entidade privada e sem fins lucrativos é representada por dirigentes públicos, empresários e executivos, diretores de universidades e líderes comunitários, com atuação nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Entre seus planos de ação estão o de divulgar e estimular o turismo sustentável na Amazônia, estabelecer alianças com Organizações representativas na região, bem como, firmar parcerias com prestadores de serviços como companhias aéreas, hotéis, restaurantes, estabelecimentos comerciais, espaços de eventos, centros culturais e de entretenimento, além de capacitar operadores de receptivo locais e agentes de viagem de todo o Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira