Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/02/2010 - 08:38

OGX finaliza a perfuração do poço OGX-4 e estima volume total de óleo recuperável entre 100 e 200 milhões de barris


Identificada a presença de hidrocarbonetos na seção aptiana do poço OGX-5 com aproximadamente 20 metros de net pay .

Rio de Janeiro - A OGX Petróleo e Gás, maior companhia privada brasileira do setor de petróleo e gás natural em termos de área marítima de exploração, comunica que finalizou a perfuração no poço 1-OGX-4-RJS, localizado no bloco BM-C-42, em águas rasas da parte sul da Bacia de Campos. Paralelamente, a OGX anuncia a presença de hidrocarbonetos na seção aptiana do poço 1-OGX-5-RJS, localizado no bloco BM-C-43, em águas rasas da parte sul da Bacia de Campos. A OGX detém 100% de participação em ambos os blocos.

O poço OGX-4 foi perfurado até uma profundidade de 3.467 metros tendo encontrado indícios de hidrocarbonetos em reservatórios arenosos com ótimas condições de permo-porosidade da seção eocênica, conforme anunciado em 11 de janeiro de 2010. Com base nas finais informações obtidas na perfuração do poço, associadas à interpretação dos dados sísmicos 3D, a OGX estima um volume total de óleo recuperável entre 100 e 200 milhões de barris.

No poço OGX-5 foi identificada uma coluna com hidrocarbonetos de 46 metros com net pay ao redor de 20 metros em reservatórios carbonáticos da seção aptiana. A perfuração do poço OGX-5 encontra-se em sua fase final de perfuração devendo atingir a profundidade total de aproximadamente 4.300 metros. Esta é a segunda descoberta no poço OGX-5, tendo a primeira sido feita em reservatórios carbonáticos da seção albiana.

O poço OGX-5, localizado no bloco BM-C-43, se situa a aproximadamente 79 km da costa do estado do Rio de Janeiro, onde a lâmina d'água é de aproximadamente 150 metros. A sonda Ocean Ambassador, fornecida pela Diamond Offshore, iniciou as atividades de perfuração no dia 26 de dezembro de 2009.

A sonda Ocean Quest, utilizada na perfuração do poço OGX-4, foi deslocada para a próxima locação, o poço 1-OGX-6-RJS, no bloco BM-C-41, também localizado nas águas rasas da parte sul da bacia de Campos. A perfuração deste poço será iniciada nos próximos dias e estima-se 60 dias para sua conclusão.

Perfil da OGX - Focada na exploração e produção de óleo e gás natural no Brasil, a OGX Petróleo e Gás SA é a maior companhia privada brasileira no setor de óleo e gás em termos de área marítima de exploração, com aproximadamente 7.000 km², além de cerca de 21.500 km² em área terrestre.

A empresa possui um portfólio diversificado e de alto potencial, composto por 29 blocos exploratórios nas Bacias de Campos, Santos, Espírito Santo, Pará-Maranhão e Parnaíba. Além de contar com um time de profissionais altamente qualificados, a OGX possui sólida posição financeira, com cerca de US$ 4 bilhões para investimentos em exploração, produção e novos negócios. A OGX é parte do Grupo EBX, conglomerado industrial fundado e liderado pelo empresário brasileiro Eike Batista, que possui um comprovado histórico de sucesso no desenvolvimento de novos empreendimentos nos setores de recursos naturais e infraestrutura.

Campanha da OGX - A Campanha da OGX: até 01/02/10, a OGX iniciou a perfuração de cinco poços como operadora (OGX-1, OGX-2A, OGX-3, OGX-4 e OGX-5) e um poço junto com a Maersk (MRK-2A), totalizando seis poços. Os cinco primeiros poços foram na Bacia de Campos e o poço com a Maersk, na Bacia de Santos.

Em seguida iniciada nos próximos dias a perfuração do OGX-6 (Etna), no BM-C-41, com a sonda Ocean Quest, na Bacia de Campos.

No poço OGX-1 (prospecto Vesúvio), no bloco BM-C-43 (Bacia de Campos), foi feita uma descoberta estimada entre 500 milhões e 1,5 bilhão de barris de óleo equivalente (boe), anunciada em 14/10. A perfuração desse poço já foi concluída. Sonda utilizada: Ocean Ambassador.

No poço OGX-2A (prospecto Pipeline), no bloco BM-C-41 (também na Bacia de Campos), foram divulgados cinco comunicados pela OGX anunciando indícios de óleo e um comunicado informando o resultado final do poço:

Indícios -. Em 12/11, foram anunciados indícios na seção do período geológico conhecido como Eoceno; Em 16/11, foi anunciada uma descoberta na seção Cretáceo Superior, com um volume estimado entre 400 milhões e 500 milhões de boe | . Em 30/11, foi divulgado novo comunicado, anunciando a presença de hidrocarbonetos na seção do período Albiano | . Em 3/12, foi divulgado comunicado anunciando a presença de hidrocarbonetos na seção do período Aptiano | . Em 4/12, foi divulgado comunicado anunciando a presença de hidrocarbonetos na seção do Barremiano.

Conclusão do poço | . Em 22/12, foi divulgado comunicado anunciando a finalização da perfuração do poço e um volume total estimado para todos os reservatórios (incluindo o Cretáceo superior acima) entre 1 bilhão e 2 bilhões de boe. Sonda utilizada: Ocean Ambassador.

No poço OGX-3 (prospecto Waimea), também no bloco BM-C-41, foram divulgados dois comunicados pela OGX anunciando indícios de hidrocarbonetos. A perfuração do poço continua em andamento. Sonda utilizada: Sea Explorer.

Indícios - Em 18/12, foi divulgado comunicado anunciando a presença de hidrocarbonetos na seção conhecida como albiana | . Em 28/12, foi divulgado comunicado anunciando a presença de hidrocarbonetos nas seções aptiana e barremiana.

No poço OGX-4 (prospecto Kilawea), no bloco BM-C-42, foi divulgado um comunicado pela OGX anunciando indícios de hidrocarbonetos e um comunicado informando o resultado final do poço.

Indícios - Em 11/1, foi divulgado comunicado anunciando a presença de hidrocarbonetos no Eoceno.

Conclusão do poço | . Em 01/02, foi divulgado comunicado anunciando a finalização da perfuração do poço e um volume total estimado entre 100 milhões e 200 milhões de boe. Sonda utilizada: Ocean Quest.

No poço OGX-5 (Krakatoa), no bloco BM-C-43, foram divulgados dois comunicados anunciando indícios de hidrocarbonetos. A perfuração do poço continua em andamento. Sonda utilizada: Ocean Ambassador.

Indícios - Em 22/01, foi divulgado comunicado anunciando a presença de hidrocarbonetos no Albiano. | . Em 01/02, foi divulgado comunicado anunciando a presença de hidrocarbonetos no Aptiano.

Bacia de Santos- No poço 1-MRK-2A, do bloco BM-S-29, operado pela Maersk na Bacia de Santos, foram anunciados indícios em 2/10. A perfuração continua em andamento. | Site: www.ogx.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira