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02/02/2010 - 08:46

Mulheres no comando


70% das confecções participantes do 38º Encontro da Moda Feminina são comandadas por mulheres. Prova de que a mulher está conquistando seu espaço não apenas na mão de obra e no consumo do segmento, mas também na liderança dos negócios

Quando o assunto é a moda, desde a produção até o consumo, a relação com a imagem feminina é quase imediata. E não poderia ser diferente. Pesquisas apontam que são elas a principal mão de obra e as maiores consumidoras desse segmento.

Prova disso são os últimos dados levantados pela Associação Brasileira do Vestuário (Abravest). Estima-se, que em 2008, o setor confeccionista gerou 1,4 bilhões de empregos. Desse total 97% foram destinados às mulheres. Vale ressaltar ainda que mais de 40% das roupas produzidas no país são voltadas para o vestuário adulto feminino.

No entanto, elas não se contentam em liderar os postos na mão de obra e no consumo. No 38º Encontro da Moda Feminina, por exemplo, 70% das marcas participantes são chefiadas por mulheres, que circulam pelo mundo dos negócios cheias de talento e, é claro, muito charme.

“A moda é um setor que mexe diretamente com a vaidade, o ego. E essas são características muito fortes na personalidade feminina. Daí a empatia com o tema e a facilidade para dirigir os negócios da área”, opina Sandrila Evangelista, proprietária da grife mineira Reffinata.

A colega Indianara Milléo, que está à frente da marca IIN Stretwear, do Paraná, concorda. “Temos uma visão panorâmica no que diz respeito ao estilo e a estética. É próprio da natureza feminina”, diz.

Mas será que isso basta para uma trajetória de sucesso no mundo dos negócios? De acordo com Sarah Vaintraub, fundadora da SV Eventos que há 18 anos realiza o EMF, os talentos femininos vão muito além da empatia com moda e o destaque da mulher é cada vez mais visível também em outros setores.

“Não se trata apenas de uma facilidade com a moda e o estilo. A mulher possui aptidões importantes para os negócios em geral. Sensibilidade, coragem, intuição, liderança... Tudo isso conta e abre portas para a conquista feminina de cargos de chefia. É uma realidade cada vez mais forte”, pondera.

O evento que apresenta exclusivamente moda feminina feita em pensada – em sua grande maioria – por mulheres recebeu mais de 8 mil lojistas do Brasil e exterior interessados em abastecer suas vitrines de outono-inverno com a qualidade e os diferencias da moda brasileira.

Encontro da Moda Feminina - Única feira de negócios voltada exclusivamente para o vestuário da mulher, o Encontro da Moda Feminina atrai compradores lojistas – de multimarcas, redes varejistas e butiques – nacionais e internacionais, interessados em bons negócios e na sofisticação da moda brasileira.

O evento, que acontece em duas edições por ano – outono-inverno e primavera-verão – recebe expositores de oito estados brasileiros que reúnem as características mais marcantes de cada região, possibilitando aos lojistas a criação de vitrines diferenciadas e super versáteis.

Segundo a organização, muitas empresas participantes, devido aos contatos comerciais obtidos no EMF, passaram a distribuir seus produtos no mercado interno e externo. Mais do que negócios, essas marcas recebem consultoria direta de Sarah Vaintraub, empresária idealizadora do evento e responsável por agregar confecções de norte a sul do país.

Gerando negócios além de suas fronteiras, o evento que em 1990 apresentou ao mercado 38 confecções, hoje abriga mais de 110 expositores e recebe cerca de 8 mil compradores.

Em sua 38ª edição, o Encontro da Moda Feminina contou com as parcerias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL BH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC MG), do Sindicato dos Vestuários de Minas Gerais (Sindivest MG) e da Federação das Câmaras de Diretores Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP).

. [ Foto: Sarah Vaintraub ao lado de algumas das principais empresárias participantes do EMF. Da esq. para a dir.: Sandrila Evangelista (Reffinata – MG), Elizabeth di Biase (At Last – RJ), Myrian Tahan (Myrian Tahan Fashion – GO), Sarah Vaintraub, Indianara Milléo (IIN Streetwear – PR) e Laís Machado (Ton Âge – RS)].

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