Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/02/2010 - 09:28

GE fornece equipamentos para atender a demanda do Leilão de Energia Eólica no Brasil

As empresas Desa e Renova assinam memorando de intenções que pode gerar mais de 400 Megawatts em projetos.

São Paulo — A GE fechou o primeiro memorando de intenções para fornecimento de turbinas eólicas para o Brasil. O projeto, que marca o início do uso desta tecnologia da empresa no País, abastecerá os parques eólicos a serem desenvolvidos nos próximos anos e deverá acrescentar mais de 400 megawatts de energia limpa à matriz energética da região.

Realizado pelo Governo brasileiro em dezembro de 2009, o primeiro leilão de energia eólica foi um marco para o País. Em anos anteriores, o governo havia oferecido contratos de compra de energia para 20 anos mediante leilões, mas autorizava os empreendedores e as concessionárias de energia a utilizar qualquer tecnologia de geração, inclusive hidroelétricas, carvão, gás natural, óleo combustível ou combustíveis renováveis.

Ao todo, o leilão deve gerar um total de cerca de 1,8GW em geração de energia eólica. A DESA – Dobreve Energia S.A. obteve durante o leilão uma cota para produzir 144MW de energia eólica a ser desenvolvida no estado do Rio Grande do Norte e a Renova – Renova Energia S.A., para a produção de 270MW no estado da Bahia. Tanto a DESA quanto a Renova selecionaram a turbina eólica da GE de 1,5/1,6MW a serem utilizadas nestes projetos. Todos os projetos devem estar em operação comercial até julho de 2012.

“Este é o nosso primeiro passo em energia eólica e estamos felizes com a confiança demonstrada na escolha da nossa empresa”, disse Vasco Barcellos, CEO da Renova Energia. “A GE entendeu nossas necessidades e disponibilizou seu time técnico para trabalhar próximo aos nossos negócios, nos passos finais do desenvolvimento dos nossos projetos. Definitivamente, este foi o fator-chave para posicionar a Renova com forte competitividade durante o leilão”.

Lindolfo Zimmer, CEO da DESA, afirmou que “As fazendas eólicas são relativamente novas no mercado de energia brasileiro. Nós construímos uma parceria com a GE focada no melhor da tecnologia aliada às nossas necessidades técnicas. Este esforço intensivo, que tomou diversos meses de trabalho conjunto, criou uma estratégia vital para concretizar a nossa entrada no mercado de energia eólica brasileira”.

“É uma grande oportunidade poder fazer parte deste programa, que representa um marco e terá um papel importante no desenvolvimento da energia para o Brasil, trazendo crescimento econômico nas regiões do nordeste do País,” afirmou Rafael Santana, Presidente e CEO da GE para a América Latina. “Esses projetos nos permitirão introduzir nossa tecnologia no Brasil, uma região que apresenta um futuro promissor para o desenvolvimento da energia eólica.”

No mundo todo, a energia eólica continua a crescer rapidamente; o Global Wind Energy Council estima que a capacidade de energia eólica no mundo deverá quase triplicar nos próximos cinco anos, após uma década de crescimento de dois dígitos.

O Brasil possui grandes riquezas eólicas inexploradas graças especialmente aos fortes ventos que sopram ao longo da extensa costa do País. A Associação Brasileira de Energia Eólica estipulou como objetivo alcançar 10GW de capacidade eólica até 2020. O País possui atualmente 605 megawatts de capacidade eólica, sendo outros 450 megawatts em via de instalação.

As turbinas eólicas da GE de 1,5/1,6 megawatt previstas para serem usadas nos projetos brasileiros são as mais difundidas no mundo todo, havendo hoje mais de 13.500 em operação.

Perfil - A GE é líder em tecnologia de infraestrutura, equipamento médico e industrial, uma empresa de serviços de mídia e financeiro, focada em desenvolver soluções para alguns dos problemas mais complexos do mundo. Com produtos desde motores de aeronaves, geração de energia, processamento de água, tecnologia de segurança, imagem de diagnóstico, crédito para empresas e consumidores e até mesmo mídia de TV, por meio da NBC-Universal, a GE presta serviços a clientes em mais de 100 países e emprega cerca de 320 mil pessoas ao redor do mundo. | Site: www.ge.com.

Perfil - A GE opera no Brasil desde 1919, com escritórios de vendas e marketing localizados em diversos estados e com fábricas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os cinco maiores negócios da GE estão presentes no Brasil, empregando cerca de 6.000 funcionários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira