Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/02/2010 - 10:12

Hugo Chávez e a Revolução Bolivariana

As medidas do atual presidente da Venezuela têm dado o que falar de um tempo para cá: nacionalização de empresas, cerceamento da liberdade de imprensa, aproximação com o Irã e com Cuba, entre outras medidas polêmicas. Mas você sabe quem é e de onde veio Hugo Chávez?

Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. É o 53º presidente da Venezuela. Foi oficial de carreira, chegando a Tenente Coronel, e foi o fundador do Movimento Quinta República, de esquerda. O movimento criticava o neoliberalismo, a globalização e a política internacional norte-americana.

Depois de liderar um golpe de estado frustrado contra o presidente Carlos Andrés Peres, Chávez foi eleito presidente do país em 1998, com promessas de ajuda à população mais pobre da Venezuela. Com o respaldo de numerosos referendos e eleições, Chávez conseguiu a possibilidade política de se reeleger, vencendo as eleições de 2000 e 2006.

No seu país, o presidente criou as missões bolivarianas e fundiu vários partidos de esquerda no PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela). Chávez tem procurado centralizar o poder e controla hoje a Assembléia Nacional, o Tribunal Supremo de Justiça, o Banco Central e a indústria do petróleo, principal fonte de riqueza do país. Hugo Chávez tem tentado implantar um novo socialismo na Venezuela e boa parte de suas ações tem obtido êxito.

As atuais políticas do presidente venezuelano têm criado uma série de controvérsias em seu país e no exterior. Para os Estados Unidos, Chávez representa uma ameaça à democracia na região da América Latina. Alguns observadores internacionais criticam o autoritarismo de Chávez. Por outro lado, muitos governos de outros países que recebem ajuda da Venezuela simpatizam com seu presidente. É o caso de Cuba, que todo ano recebe uma ajuda substancial do governo venezuelano ou do Irã, com o qual o presidente venezuelano mantém diversas políticas de cooperação, em especial no campo militar.

Apesar de ser um líder político controverso, o presidente venezuelano foi eleito uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela conceituada revista norte-americana Time.

. Por: Ricardo Barros, Professor de História do Colégio Paulista, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, formado em História e Pedagogia pela mesma universidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira