Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/02/2010 - 08:23

Brasil conquista a 8º posição como o maior mercado de TI do mundo

Ótimo desempenho do setor em 2009 estimula investimento ainda maior das empresas nacionais. Definitivamente 2009 foi o ano da consolidação do mercado de tecnologia da informação no país, pois, mesmo diante da crise financeira mundial, este setor registrou uma expansão entre 6% a 8%, o que representa um crescimento maior do que a economia nacional, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

De acordo com os dados apresentados pela Brasscom, o mercado nacional de TI atingiu um faturamento de cerca de R$ 65 bilhões no ano passado, garantindo, desta forma, o título de oitavo maior mercado de TI do mundo.

O setor também obteve um ótimo desempenho nas exportações de software e serviços, a Brasscom estima que o mercado brasileiro tenha conquistado um rendimento por volta de US$ 3 bilhões, com aumento de 36%, ante os US$ 2,2 bilhões exportados em 2008. Contudo, a Brasscom ressalta que este é um desempenho muito pequeno diante dos US$ 50 bilhões de exportação de softwares e serviços de TI da Índia.

Com dados tão promissores do setor as empresas nacionais têm investido maciçamente no desenvolvimento de softwares. Um bom exemplo, é a Commitment AllEasy, que desenvolve o NetEasy Software, uma solução que abrange toda a infra-estrutura necessária para o controle e a manutenção do ambiente de auto-atendimento.

O software destaca-se por possuir uma estrutura que contempla desde a segurança do ambiente dos quiosques, periféricos e transporte de informações até o monitoramento, configuração e distribuição centralizada de atualização de software nos pontos de auto-atendimento, incluindo rotinas de estatísticas de uso, consumíveis, defeitos, entre outras.

O NetEasy é perfeito para qualquer empresa que necessite implantar, controlar e dar manutenção em pontos de auto-atendimento com baixo custo de manutenção e de serviços de help desk. Além disso, por possuir toda a infra-estrutura de gerenciamento, segurança e comunicação em redes Lan ou Wan, o tempo de desenvolvimento, testes e implantação dos serviços de auto-atendimento é consideravelmente reduzido.

“Num mercado competitivo, lançar novos serviços é sempre estratégico. Com o NetEasy Software, o prazo para o lançamento de novos serviços restringe-se apenas ao desenvolvimento das transações do negócio”, destaca Demétrio Filippos, diretor da Commitment AllEasy.

Demétrio comenta também os dados da Brasscom, “A expansão do mercado de TI nacional é extremamente animadora para todos. Afinal, adentramos um rank que até bem pouco tempo atrás era inimaginável para o Brasil. Contudo, mais do que nunca, precisamos investir em conhecimento para mantermos nossa posição entre os 10 mais”, finaliza ele.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira