Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/02/2010 - 08:28

Lesões por Esforço Repetitivo aumentam com uso do computador

Na Era Digital, muitos profissionais têm que trabalhar o dia todo na frente do computador, geranto stress e cansaço. Em alguns casos, a reclamação vai além do cansaço físico, com o surgimento de dores musculares motivadas pelo ritmo intenso no trabalho. As queixas podem estar associadas a um conjunto de enfermidades que hoje atingem grande parte da população, as lesões por esforço repetitivo (LER).

LER são um conjunto de doenças causadas por esforço repetitivo, que envolve tenossinovite, tendinite, bursite, compressões nervosas e outras doenças. Também é conhecida como lesão por trauma cumulativo. Muitos profissionais preferem chamar as LER de DORT - doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho. As LER/DORT podem ser causadas por esforço repetitivo devido à má postura, estresse ou trabalho excessivos.

Essas síndromes ocupacionais são conhecidas há centenas de anos, mas tornaram-se mais comuns após a década de 1990, com a popularização da informática. A digitação é uma das principais causas da doença.

A síndrome atinge principalmente os membros superiores (mãos, punhos, braços, antebraço, ombros e coluna cervical), acometendo músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos. Os sintomas são diversos, como dor, formigamento, falta de sensibilidade e fadiga, podendo, em alguns casos, ocasionar afastamentos e aposentadorias precoces por invalidez.

De acordo com a fisioterapeuta da clínica Dinâmica - soluções e saúde, Aline Lacerda, para prevenir o problema, as pessoas que praticam uma atividade repetitiva e contínua devem fazer pausas a cada 50 minutos e se movimentarem, de preferência sob a supervisão de um profissional capacitado.

“É importante também manter sempre uma postura correta”, diz. Mas ela alerta que, em caso de suspeita do problema, o recomendado é procurar um profissional e passar por uma avaliação. “As pessoas não podem esperar que a dor se intensifique, evitando assim um tratamento muito longo e, tendo então, mais chances de melhora”, diz a fisioterapeuta.

Algumas dicas: Interrompa a digitação por 10 minutos a cada 50 minutos de trabalho | Levante-se e se estique.| Posicione o monitor diante do tronco, em altura suficiente para manter os olhos na parte superior da tela. | Os pés devem ficar apoiados no chão. | Diante do computador, mantenha a postura de quem descansa em posição sentada, com as mãos apoiadas em superfície próxima às pernas e o tronco levemente inclinado para trás. | Mantenha o quadril reto no fundo do assento. | O assento e o encosto devem permitir o apoio da coluna lombar, possibilitando uma suave inclinação do tronco para postura de relaxamento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira