Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/02/2010 - 09:07

Cenografia sustentável é possível

Casa Caucaia incorpora ações e soluções inspiradoras.

A Casa Caucaia, empresa de arquitetura especializada em projetos de cenografia publicitária – focados em brand experience – há 8 anos no mercado, enxergou um dos desafios atuais mais fortes em seu segmento: como criar e executar projetos cenográficos sazonais e altamente customizados incorporando soluções sustentáveis?

O setor de cenografia publicitária cria soluções incríveis, mas efêmeras, com duração de dias ou semanas. Os ambientes construídos e cuidadosamente decorados respeitam o posicionamento estratégico das marcas e os conceitos transmitidos pelas agências de promoção. A Casa Caucaia é responsável pela montagem de projetos como Seda Urban Salon; Natura Nós About Us; Lançamento do Audi Q5, Espaço Ades Nutrikids, Festa Boteco do Caminhoneiro Volkswagen Caminhões e Ônibus, entre outros.

“O desafio é grande, pois nossos projetos falam a língua das marcas, e portanto, materiais feitos em marcenaria, painéis entre outros objetos, dificilmente poderiam ser reutilizados.”, explica Renato Kublikowski, sócio da Casa Caucaia. “Por isso, paramos para repensar a nossa linha de atuação e desde o ano passado passamos a atuar de uma nova maneira, sempre vislumbrando uma finalidade para o que produzimos, e claro, optando por materiais certificados ou recicláveis”, explica.

Galpão e doações - Muitos ambientes criados pela Casa Caucaia nos eventos ou ações produzidas ganham mobiliário diferenciado, como pufes, mesas de aboio, blocos e estantes. “Tudo personalizado de acordo com a marca que assina o evento”, explica Renato. “Ou essas peças levam estamparia de logomarcas, ou cores diferenciadas”.

Após os eventos, todo o material volta para as instalações onde foram produzidos, nos galpões da empresa. Lá, uma equipe realiza a triagem do que pode e o que não pode ser reutilizado em outros projetos. Peças brancas ou mesas de apoio que podem servir no backstage de novos eventos geralmente são retidos. Após essa triagem, tudo sem possibilidade de reciclagem é doado para as comunidades que vivem na região dos galpões, localizados na periferia de São Paulo. “Abrimos as portas para doação das peças. Em questão de horas, a comunidade local já se serviu de tudo”, diz Renato. “Eles utilizam mesas, bancos, cadeiras, pufes, quadros e painéis em suas casas ou em seus locais de trabalho e comércio”.

Reutilização - Os materiais e peças que podem ser reutilizados e repintados ou peças de madeira com possibilidade de reforma, são retidos no galpão. “Nunca ficamos lotados ou transbordamos de objetos – sinal de que nosso método está funcionando”.

Em relação às lonas – material largamente utilizado em cenografia – a Caucaia busca ONGs que trabalhem com o material. “Queremos nos tornar doadores fixos de entidades que utilizem lonas plásticas para produção de produtos e acessórios. Estamos pesquisando em busca de algum movimento que se encaixe no que acreditamos”.

Madeira de Reflorestamento e alto custo - Todos os projetos que envolvem madeira, a Casa Caucaia propõe ao cliente a utilização do material certificado. “O custo aumenta quando queremos pensar de forma sustentável, é claro. Mas se isso for repassado ao cliente como um valor a ser seguido e ele trilha o mesmo caminho, conseguimos aprovar os orçamentos e utilizar materiais certificados”, comemora Renato. “É uma questão de tendência mundial. Não dá mais para trabalhar com algo tão efêmero como a cenografia publicitária sem pensar no que esse mercado gera de material descartável.”

Segundo os sócios da Casa Caucaia, a empresa ainda está engatinhando rumo a uma atuação 100% sustentável, mas já é um começo e tanto para este setor.

Perfil - A Casa Caucaia, dos sócios Eduardo Marcondes e Renato Kubiklowski, é uma empresa de arquitetura e cenografia focada em projetos comerciais e brand experience. Com uma equipe composta por arquitetos e designers, o diferencial criativo é marca registrada em seus projetos. Há 8 anos no mercado, a Casa Caucaia cria e executa desde eventos corporativos e comerciais até escritórios e lojas conceito. Volkswagen, Audi e Unilever são algumas das contas que já vivenciaram a expertise da empresa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira