Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2007 - 09:04

Caparaó estréia em junho

Documentário sobre a primeira tentativa de guerrilha rural no Brasil, “Caparaó”, de Flavio Frederico, recebeu o prêmio de melhor documentário no Festival É Tudo Verdade, em 2006.

No dia 8 de junho entra em cartaz nos cinemas das principais capitais do país o documentário Caparaó, longa-metragem dirigido por Flavio Frederico (Urbânia, Red, Todo Dia Todo).

O filme retrata a primeira tentativa de luta armada contra o regime militar no Brasil pós 1964. No alto da Serra do Caparaó, na divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais, em agosto de 1966, um grupo formado na sua maioria por ex-militares expurgados pelo regime, se instalou em condições precárias, na tentativa de preparar o que seria o início de uma grande reação nacional contra o novo regime. O filme pretende repensar o acontecimento, revelando passo a passo, a tentativa de se fazer uma “Sierra Maestra” em terras brasileiras.

Caparaó traz depoimentos de oito ex-guerrilheiro, três ex-policiais militares que os prenderam e um membro da cúpula da organização de esquerda a que o grupo pertencia, o MNR (Movimento Nacional Revolucionário) organizado por Leonel Brizola e patrocinado por Fidel Castro.

Além dos depoimentos, o filme traz imagens inéditas das operações em Caparaó, provenientes do arquivo da extinta Tv Tupi. A pesquisa do filme também levantou documentos inéditos e confidenciais nos antigos arquivos do DOPS em São Paulo e no Rio de Janeiro, fotos e matérias de jornais nos Arquivos Públicos de ambas as cidades.

A trilha sonora original é composta e gravada por Beto Villares, Fernando Catatau e Kalil. “Marginália II”, de Gilberto Gil, é a trilha da seqüência final do documentário.

Caparaó estréia em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Santos, Recife, Salvador e Goiânia, distribuído pela Kinoscópio, produtora do longa-metragem.

Flavio Frederico assina o roteiro e direção. A pesquisa é de Alejandra Hope, Flavio Frederico, Iara Crepaldi e Paulo Canabrava.

Simultaneamente ao lançamento do documentário, chega às livrarias, pela Editora Boitempo, a publicação Caparaó: a primeira guerrilha contra a ditadura, do jornalista José Caldas da Costa.

Sinopse do filme: O filme retrata a primeira tentativa de luta armada organizada contra o regime militar no Brasil pós 1964. No alto da Serra do Caparaó, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, em agosto de 1966, um grupo formado na sua maioria por ex-militares expurgados pelo regime, se instalou em condições precárias, iniciando um rigoroso treinamento militar, na tentativa de preparar o que seria o início de uma grande reação nacional contra o novo regime.

A guerrilha foi patrocinada pelo presidente cubano Fidel Castro e organizada por Leonel Brizola, durante o seu exílio no Uruguai. Para reprimir o movimento o governo militar utilizou cerca de 3.000 homens do Exército, Aeronáutica e Policias Militares de Minas e Espirito Santo, numa das maiores operações militares realizadas no país. Através dos depoimentos de ex-guerrilheiros, escritores, jornalistas, policiais militares, e todos os envolvidos diretamente com a guerrilha; o filme pretende dar novos significados para a tentativa de se fazer uma “Sierra Maestra” em terras brasileiras.

Roteiro e direção: Flavio Frederico | Fotografia: Carlos André Zalasik | Pesquisa: Alejandra | Hope/Flavio Frederico/Iara Crepaldi/Paulo Canabrava | Direção de produção: Priscila Torres | Montagem/animação: Vítor Alves Lopes | Trilha sonora: Beto Villares / Fernando Catatau / Kalil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira