Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/02/2010 - 09:25

Exportações de frango no Paraná crescem mais de 4% em 2009

Setor de avicultura do estado comemora a superação dos problemas financeiros enfrentados no ano passado e supera os números nacionais .

Paraná consegue aumentar a exportação de frangos de corte em 2009 mesmo diante da crise financeira mundial. O aumento foi de 4,29% em relação a 2008. Segundo o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), de janeiro a dezembro do ano passado, o estado vendeu ao mercado externo 954.703,285 quilos de frango, enquanto no ano anterior foram comercializados 915.414,503 quilos.

O presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, diz que o setor de avicultura do Paraná só tem a comemorar diante da realidade nacional. Dados divulgados pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef) mostram que houve queda de 0,3% nas exportações da ave no Brasil. Em 2009, foram exportados cerca de 3,63 milhões de toneladas de frango no país.

Com esse desempenho, o estado respondeu por 26,30% do volume das exportações brasileiras em 2009 e conseguiu vencer os abalos financeiros. Martins revela que as expectativas do setor de avicultura do Paraná para 2010 são de crescimento do preço pago pela carne paranaense no exterior. Para ele, a valorização do produto no mercado internacional e o aquecimento do mercado interno são fatores que incentivam o setor a fazer projeções favoráveis.

Os países do Oriente Médio estão entre os principais destinos do frango de corte do Paraná. Dos dez mercados consumidores de frango paranaense, quatro fazem parte dessa região: Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kuwait e Egito. Juntos, os quatro somam 31,46% de participação no volume das exportações do estado em 2009. No mês de junho do ano passado, a China, maior mercado consumidor do mundo, autorizou os primeiros embarques de carne de frango brasileira, o Paraná está entre os estados exportadores.

Diante de tantas conquistas, o presidente do Sindiavipar declara que é possível avaliar 2009 como um ano positivo e de muito aprendizado para a avicultura de corte do Paraná. Ele ressalta que o setor avícola conseguiu superar a crise econômica, aumentando o volume de exportação de frango de corte timidamente mesmo com as dificuldades externas. “Dessa forma, projetamos 2010 com novas conquistas e recordes para o segmento. Nossa previsão é de um crescimento próximo a 10% para 2010 no índice de exportações, comparado com o ano passado”, declara.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira