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Café do Centro estabelece meta para inauguração de 100 cafeterias em toda a ásia em até 10 anos

Torrefadora brasileira opta pelo sofisticado mercado japonês para inauguração da primeira unidade; crescimento da rede deve ser feito através do sistema de franchising.

Ganhar o público japonês não é tarefa fácil mesmo que os produtos tenham forte apelo atrativo, como os brasileiros. Desconfiada por natureza e ávida por qualidade, a sociedade japonesa está sendo conquistada aos poucos pelo Café do Centro Japan, cafeteria da renomada torrefadora brasileira. Três meses após a inauguração da primeira unidade em território asiático, a loja tem atraído cada vez mais curiosos, que se tornam freqüentadores assíduos do local, após a primeira experiência. “O público japonês é diferente do brasileiro, que fica sabendo de um novo estabelecimento e corre para conferir a novidade, mas enjoa rápido do local. Eles preferem conhecer aos poucos e depois adotam a loja como endereço certo para um café ou mesmo happy hour”, conta Rafael Branco Peres, sócio-diretor do Café do Centro.

A ação foi idealizada após uma excelente onda de exportações de cafés gourmets pela qual passou o Café do Centro, uma das maiores e mais importantes torrefadoras de cafés gourmets do Brasil. “Estamos seguindo caminho contrário ao de algumas empresas. Enquanto famosas cafeterias estão se instalando no Brasil, nós optamos por abrir nossa primeira cafeteria no Japão”, conta Rafael. A receita é interessante e já vem rendendo bons ganhos à marca. O segredo? Oferecer, além do tradicional cafezinho, outros produtos tipicamente brasileiros, como pães de queijo, empadinhas, pastéis, além de bebidas como cachaça e caipirinha.

De acordo com os executivos, o investimento para a abertura do primeiro inicial foi de aproximadamente US$1 milhão e 21 pessoas fazem o atendimento aos clientes. A loja conta com 100m² e fica em frente ao palácio imperial em Tóquio. “A cafeteria funciona normalmente durante o dia. Servimos os cafés gourmets produzidos por nós e classificados quanto à origem, um dos nossos diferenciais. À noite são servidos variados tipos de cervejas e outras bebidas com comidas típicas brasileiras”, conta. De acordo com a administração da cafeteria, a freqüência de público já ultrapassa a marca de 500 pessoas por dia, justamente por conta dos produtos serem brasileiros. “Estamos muito felizes com o resultado. O Japão é um dos países mais exigentes no quesito qualidade. Trata-se de um dos mercados que mais cresce e que compra somente os melhores cafés disponíveis no mercado”, explica o executivo, que estima aumento das vendas em até 20% até o final do ano.

Meta - O projeto Café do Centro Japan é um pouco mais ambicioso. A idéia é fazer com que a cafeteria brasileira transforme-se em uma rede com lojas próprias e franqueadas em um período de 10 anos. A segunda unidade da cafeteria, que também será em Tóquio, tem inauguração prevista para fevereiro de 2007. Para a abertura dessa unidade, a previsão é de que sejam investidos aproximadamente US$500 mil.

Curiosidade: Empresários japoneses realizaram uma pesquisa de mercado durante aproximadamente um ano para avaliar as melhores torrefadoras de cafés gourmets do Brasil. O Café do Centro teve grande destaque não só pela qualidade das bebidas, como por possuir a mais completa linha de cafés especiais em grãos para o café expresso, café moído, cappuccinos e até frapês de café, que foram desenvolvidos para as bebidas geladas.

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