Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2010 - 08:13

WiMAX alcança escala mundial com 519 redes em 146 países

Mais de 112 redes WiMAX foram implementadas em 2009.

São Paulo – Apesar da crise econômica, que afetou os investimentos em telecomunicações, as implementações de Internet de banda larga wireless com base na tecnologia WiMAX atingiram o número de 519 redes em 146 países, incluindo 95 redes WiMAX implementadas por operadores móveis 2G. Das 519 implementações, 112 foram em 2009. O ecossistema WiMAX ampliou a atividade de certificação com 86 produtos, que receberam o selo de WiMAX Forum Certified™.

Na área de regulamentação, a FDD WiMAX foi aceita na família de padrões IMT-2000 e mais de 50 empresas endossaram a proposta candidata à IMT-Advanced IEEE 802.16m nos seus futuros planos para produtos.

Para apoiar a evolução da IMT-Advanced e do WiMAX Forum em seus planos tecnológicos, os principais fornecedores e operadoras demonstraram nesse ano seu compromisso para a criação e o teste da última versão da tecnologia WiMAX, baseada no padrão IEEE 802.16m. Os apoiadores do ecossistema incluem Alvarion, Beceem, Cisco, Clearwire, Huawei, Intel, KT, Motorola, Samsung, Sequans, UQC, Yota e ZTE. O WiMAX Forum também anunciou que em 2010 finalizará a especificação da nova versão WiMAX em paralelo com o IEEE 802.16m e a IMT-Advanced, assegurando que as redes e dispositivos dessa nova versão WiMAX Release continuarão compatíveis com os antigos padrões WiMAX existente e IEEE 802.16e.

“Apesar das condições econômicas mundiais, o WiMAX foi muito bem em 2009”, declarou Ron Resnick, presidente e chairman do WiMAX Forum. “Os participantes do WiMAX Forum continuaram a levar a tecnologia para novos mercados, certificar dispositivos e manter a proposta de fornecer os serviços da Internet móvel para pessoas de todo o mundo. Esperamos que 2010 traga mais inovações para o ecossistema com a finalização do padrão IEEE 802.16m, a comercialização do programa de roaming global. Outro objetivo é que os novos programas do WiMAX Forum ajudem a levar dispositivos certificados para os canais de revenda mais rapidamente”, concluiu Resnick.

Notícias em destaque sobre os membros do WiMAX Forum - Além do aumento no número de redes conhecidas pelo WiMAX Forum, muitas das já estabelecidas continuam a crescer rapidamente. Um exemplo é a Yota, que atingiu 250 mil usuários comerciais ativos na rede russa e ultrapassou o ponto de equilíbrio, graças aos mais de 2,3 mil assinantes adicionados por dia para a sua rede WiMAX. Em abril de 2009, 65 modelos de produtos de seis fornecedores (Acer, Asus, Lenovo, MSI, Samsung e Toshiba) com chipsets WiMAX foram lançados no mercado russo. Em 2010, a Yota espera adicionar um novo sistema telefônico GSM + WiMAX Móvel com suporte para a VoIP nas suas redes.

Além disso, a Clearwire atingiu mais de 500 mil assinantes; sua rede tem a cobertura para mais de 30 milhões de consumidores, em 34 mercados, e possui um ARPU (receita média por unidade) de aproximadamente USD 40. As redes da Packet One, na Malásia, que comemoraram seu primeiro aniversário de operações nesse ano, já atingiram a marca de 130 mil assinantes. A KT cobre mais da metade da população coreana e a UQ Communications agora cobre mais da metade da população japonesa, com a oferta de serviços para os consumidores por meio de mais de 20 parceiros MVNO (Mobile Virtual Network Operator). Já a Imagine lançou a sua rede WiMAX Móvel 4G para cobrir toda a Irlanda, o que também reduzirá o custo médio dos serviços de telefonia e banda larga em até 50%. A Freedom4 recebeu a luz verde para oferecer serviços WiMAX totalmente móveis na Inglaterra utilizando o seu espectro nacional de 3.6 GHz, após a entidade reguladora Ofcom ter garantido ao operador uma variação de licença. Para mais informações sobre as implementações WiMAX, visite www.wimaxmaps.org.

Os fabricantes de equipamentos também experimentaram um grande crescimento em 2009. A Motorola recentemente anunciou que superou a marca de 10 mil pontos de acesso WiMAX e um milhão de CPEs WiMAX. Em 2008, a Huawei conquistou um aumento de 200% na receita WiMAX e espera atingir o mesmo nível de crescimento até o final de 2009. A Alvarion agora fornece seus produtos para mais de 260 implementações comerciais WiMAX em mais de 100 países. A Intel lançou netbooks com a sua solução minicard embarcada Wi-Fi/WiMAX nos EUA, Rússia e Japão, as quais foram embarcadas em 80 modelos de netbooks de mais de uma dúzia dos principais fabricantes de PC de todo o mundo. Essas empresas já possuem um leque sólido de novos modelos que estão sendo desenvolvidos incorporando a próxima geração do módulo Kilmer Peak da Intel com suporte para radio tri-band para as redes WiMAX de todo o mundo. Por último, a Beceem Communications anunciou a fabricação de mais de três milhões de chipsets para terminais WiMAX 4G apenas em 2009.

“No difícil clima econômico de 2009, a WiMAX continuou a fazer avanços significativos”, declarou Daryl Schoolar, analista principal de infra-estrutura wireless da Current Analysis. “Operadoras como Packet One, Yota e Clearwire continuaram a ampliar o alcance de suas redes. O tamanho dos dispositivos continuou a melhorar, com mais funcionalidade e acabamento chamativo” , reforçou Schoolar.

Previsões para 2010 - O WiMAX Forum possui inúmeras iniciativas planejadas para 2010, com a finalidade de dar continuidade à adoção exponencial da tecnologia WiMAX, o que inclui: . Atualização do serviço de assinaturas do WiMAX Forum e do POPs previstos para o começo de 2010 | . Certificação de produtos WiMAX Móvel de 2.3 Ghz Lançamento do Programa de Certificação Open Retail | . Finalização da especificação Release 2 do WiMAX Forum baseada no novo padrão IEEE 802.16m | . Comercialização e implementação do programa de roaming global do WiMAX Forum | . Três Congressos da Série de Eventos do WiMAX Forum, incluindo o Congresso na Ásia em abril, o Congresso Mundial em Junho e o Congresso das Américas em dezembro de 2010 | . Novos bloggers e características ampliadas em www.WiMAXTimes.com.

Perfil - O WiMAX Forum® é uma organização sem fins lucrativos, liderada por membros da indústria e formada para certificar e promover a compatibilidade e a interoperabilidade de produtos de banda larga sem-fio baseados no padrão IEEE 802.16e/ETSI HiperMAN harmonizado. O objetivo do WiMAX Forum é acelerar a adoção da tecnologia no mercado. Os produtos certificados pelo WiMAX Forum são interoperáveis e compatíveis com serviços de banda larga fixos, nomádicos, móveis e portáteis. A entidade ainda trabalha próximo aos provedores de serviço e reguladores para assegurar que os sistemas certificados pelo WiMAX Forum atendam aos requisitos governamentais e dos consumidores. Por intermédio da série de eventos do WiMAX Forum, com congressoes e exposições, a organização tem o compromisso de promover educação, treinamento e colaboração para ampliar o alcance do ecossistema WiMAX.| www.wimaxforum.org.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira