Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2010 - 08:37

Empreendedor brasileiro está cada vez mais confiante no futuro econômico e em seus negócios

Pesquisa inédita do Grupo HSBC mostra cenário otimista para investimentos, contratações e economia em 2010.

O Grupo HSBC divulga hoje, em todo o mundo, a maior pesquisa já realizada com pequenas e médias empresas de mercados emergentes. O estudo monitora a confiança do empresariado para o primeiro semestre de 2010 e avalia as expectativas locais e globais em relação à retomada econômica, planos de investimento de capital e contratação de mão de obra das empresas.

Em todo o mundo, uma proporção crescente de pequenas empresas está otimista com o primeiro semestre de 2010 e muitos estão, pela primeira vez desde a crise financeira, sinalizando aumento de investimento de capital e de recrutamento.

Com índice de 131 pontos, o Brasil se estabeleceu como segundo país mais confiante da América Latina, atrás apenas do Panamá, com 136. Esta ainda, quatro pontos acima do resultado geral feito no semestre passado, o que reflete a melhora no cenário econômico pós-crise. O estudo acontece semestralmente e está em sua 7º edição*, sendo que o Brasil começou sua participação em junho de 2009.

No cenário global, a Índia ficou em primeiro lugar, com 132 pontos, seguida de Oriente Médio com 127, China com 121 e América Latina, 118. Tal resultado aponta que os mercados que têm maior foco na economia interna apresentam um nível maior de confiança nos negócios, enquanto os mercados abertos, mais dependentes de exportação, são menos otimistas.

Para Daniel Zabloski, diretor de Pequenas e Médias Empresas do HSBC no Brasil, o estudo ajuda a alavancar o conhecimento do HSBC no setor, o que resulta no desenvolvimento de novos produtos e serviços que promovam um melhor desempenho dos pequenos negócios, antecipando-se para as oportunidades de crescimento apresentadas por esses mercados.

“A crise para o empreendedor brasileiro é um capítulo encerrado e o cenário é extremamente positivo para 2010. O índice nos mostra que a confiança voltou ao nível pré-crise. Estamos vendo uma retomada efetiva, que pode ser percebida na confiança do empreendedor para os próximos meses. Por conta disso, estamos aumentando e flexibilizando nossas linhas de crédito, para dar o suporte necessário aos nossos atuais e futuros clientes,” afirma Zabloski.

Dados brasileiros: projeções para os próximos seis meses - Cenário Econômico: os mercados com o resultado geral de maior índice de confiança são também mais positivos em relação ao crescimento interno de seu país.

. 16% acreditam que o PIB do Brasil vai crescer mais de 4%. | 14% dos entrevistados acreditam que o PIB do Brasil vai crescer até 4%. | 65% acreditam que o PIB do Brasil ficará estagnado. | 4% acreditam que o PIB do Brasil diminuirá até 4%. | 2% acreditam que o PIB do Brasil diminuirá mais de 4%.

Recrutamento de funcionários: Dentre os latinos, o Brasil é o país que mais pretende recrutar no próximo semestre. No cenário global, destaca-se a região do Oriente Médio.

7% dos entrevistados brasileiros querem aumentar em mais de 20% seu quadro de funcionários. | 21% esperam aumentar em até 20% o quadro. | 68% pretendem manter o quadro de funcionário atual. | 1% pretendem reduzir mais de 20% de seu quadro. | 2% apenas pretende diminuir em mais de 20% seu quadro.

Planos de expansão: Globalmente, há um número significativo de pequenas empresas que planejam aumentar os investimentos de capital, liderado pelo Vietnã (66%), Índia (49%) e Oriente Médio (47%). No Brasil: 15% investirão significativamente em planos de expansão | 36% investirão um pouco em planos de expansão | 41% manterão o mesmo nível de investimento em planos de expansão | 5% investirão um pouco menos em planos de expansão | 3% investirão significativamente menos em planos de expansão.

Principais Conclusões do Brasil: O Brasil apresenta um dos maiores índices de confiança entre os mercados emergentes pesquisados. O principal condutor de confiança está focado no otimismo do crescimento econômico do país. O empreendedor de Pequenas e Médias Empresas está otimista em relação ao mercado local. 41% das empresas pesquisadas esperam investir mais nos próximos seis meses. Existem nove vezes mais empresas que esperam contratar a demitir, nos próximos seis meses no Brasil.

Sobre a pesquisa - Trata-se da maior pesquisa internacional do segmento, da qual participaram mais de 6.300 empresas, sendo 300 delas no Brasil **. Os resultados são representados por meio de índices que variam de 0 a 200, em que 200 representa o mais alto nível de confiança, 0 representa o mais baixo e 100, neutro. A pesquisa foi realizada em 21 mercados. São eles: Brasil, México, Hong Kong, China, Malásia, Indonésia, Singapura, Vietnã, Índia, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Taiwan, Egito, Quatar, França, Turquia, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Argentina e Panamá.

Segundo o Banco Mundial, o setor de pequenas e médias empresas já representa 60% do PIB dos Mercados Emergentes e 70% da força de trabalho. A importância do estudo fica assim evidenciada além do fato do Grupo HSBC ter em sua carteira global mais de 2,9 milhões de pequenas e médias empresas como clientes. Como resultado, a estratégia global da instituição é de conquistar 60% de sua receita nestes mercados e 40% nos desenvolvidos.

Desde 2006, a pesquisa é realizada semestralmente e conta com a participação de países com economia em ascensão. Nesta edição, feita em dezembro de 2009, participaram oito novos mercados. No Brasil, participaram da avaliação empreendedores de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.

Perfil - HSBC Bank Brasil é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 86 países das Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira