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05/02/2010 - 08:04

Lexmark atinge redndimentos líquidos de US$ 60 milhões, crescimento anual de 230% no 4T09

Receita de US$ 1,073 bilhão, crescimento de 12% sequencialmente no quarto trimestre, fundos líquidos de operações no quarto trimestre de US$ 257 milhões, crescimento de 74% sequencialmente e rendimentos líquidos no quarto trimestre de US$ 60 milhões, crescimento anual de 230%.

São Paulo - A Lexmark International, Inc. (NYSE: LXK) anunciou os resultados financeiros para o quarto trimestre de 2009. A receita do quarto trimestre de US$ 1,07 bilhões cresceu 12% sequencialmente em comparação com o terceiro trimestre de 2009 e diminuiu 1% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado.

Os rendimentos por ação GAAP no quarto trimestre foram de US$ 0,76. Excluindo US$ 0,40 por ação por atividades relacionadas à reestruturação, os rendimentos por ação no quarto trimestre de 2009 teriam sido US$ 1,16. Os rendimentos por ação GAAP no quarto trimestre de 2008 foram de US$ 0,23. Os rendimentos por ação no quarto trimestre de 2008 teriam sido US$ 0,75 excluindo US$ 0,52 por ação por atividades relacionadas à reestruturação.

“Os resultados da Lexmark no quarto trimestre foram significativamente melhores que o previsto, refletindo melhorias sequenciais em demanda do consumidor, que foram impulsionadas pela força dos novos produtos que lançamos durante o ano passado", diz Paul J. Curlander, presidente do conselho e diretor executivo da Lexmark.

"Durante o trimestre, continuamos a fortalecer nosso modelo de negócios através da implementação de nossa reestruturação e reduções de custos, o que trouxe mais de US$ 200 milhões em economia de despesas em 2009. Estas ações, juntamente com o aumento da demanda do consumidor, nos ajudaram a apresentar melhorias sequenciais anualizadas no rendimento operacional e fluxo de caixa. Nossa posição financeira atual permanece forte com mais de US$ 1,1 bilhão em caixa e títulos negociáveis”, diz Curlander.

A receita da Divisão de Soluções de Impressão e Serviços de US$ 748 milhões cresceu 14% sequencialmente em comparação com o terceiro trimestre de 2009 e cresceu 4% de forma anualizada. A receita da Divisão de Soluções de Imagem de US$ 325 milhões cresceu 7% sequencialmente em comparação com o terceiro trimestre de 2009 e cresceu 11% de forma anualizada.

A companhia encerrou o trimestre com mais de US$ 1,1 bilhão em caixa e títulos comercializáveis. O caixa líquido do quarto trimestre proporcionado por atividades operacionais foi de US$ 257 milhões. Os gastos de capital no trimestre foram de US$ 45 milhões. Depreciação e amortização no trimestre foram de US$ 56 milhões.

No quarto trimestre de 2009: Margem de lucro bruta foi de 35,7% ante 29% em 2008. |. Despesa operacional foi de US$ 293 milhões em comparação com US$ 314 milhões no ano passado. | · Margem de rendimento operacional de 8,4 % inclui US$ 46 milhões em custos relativos à reestruturação antes dos impostos. Margem de rendimento operacional em 2008 de 0,0% incluiu US$ 47 milhões em custos relativos à reestruturação antes dos impostos. | · Rendimentos líquidos para o trimestre foram de US$ 60 milhões em comparação com os rendimentos líquidos de US$ 18 milhões no quarto trimestre de 2008. A provisão para imposto de renda no quarto trimestre 2009 foi uma despesa de US$ 22 milhões, em comparação com um benefício de US$ 23 milhões no quarto trimestre de 2008.

Em uma base não-GAAP, excluindo custos relativos à reestruturação, no quarto trimestre de 2009: . A margem de lucro bruta teria sido 36,9%, um crescimento de 6,5% ante 30,4% no mesmo período do ano passado. | · A despesa operacional teria sido de US$ 261 milhões, uma redução de 8% em relação ao ano passado, proporcionada basicamente pela redução de despesas de marketing e desenvolvimento. \ · A margem de rendimento operacional teria sido 12,6%, um crescimento de 4,3% em relação ao ano anterior. \ · O rendimento operacional teria sido de US$ 92 milhões, em comparação com US$ 60 milhões no quarto trimestre de 2008.

Resultado do Ano - A receita de 2009 foi de US$ 3,88 bilhões, uma diminuição de 14% em comparação com 2008. A receita da Divisão de Soluções e Serviços de Impressão em 2009 caiu 12% para US$ 2,62 bilhões, e a receita da Divisão de Soluções de Imagem caiu 19% para US$ 1,26 bilhões.

Os rendimentos por ação GAAP em 2009 foram de US$ 1,86. Excluindo US$ 1,40 por ação de custos relacionados à reestruturação, os rendimentos por ação teriam sido de US$ 3,26. Em 2008 os rendimentos por ação GAAP foram de US$ 2,69. Os rendimentos por ação em 2008 teriam sido de US$ 3,55, excluindo US$ 0,86 por ação de custos relacionados à reestruturação.

Os fundos líquidos de 2009 proporcionados por atividades operacionais foram de US$ 402 milhões, marcando o 17º ano consecutivo da companhia de geração positiva de caixa e o 8º ano consecutivo acima de US$ 400 milhões. Os gastos de capital no ano foram de US$ 242 milhões. Depreciação e amortização no trimestre foram de US$ 214 milhões.

Novos produtos fortalecem presença em segmentos-alvo - Os produtos e soluções a laser anunciados pela Lexmark nos últimos 15 meses representam a mais ampla série de lançamentos de produtos a laser na história da companhia. Estes novos modelos elevaram drasticamente a amplitude e força dos dispositivos, soluções e serviços baseados em impressora a laser da Lexmark, posicionando a companhia de forma mais vantajosa para garantir implementações de produtos de alto valor e para captar anuidades lucrativas de suprimentos e serviços em ambientes de grupos de trabalho com alto volume de impressão.

Em 2009, os equipamentos laser da Lexmark receberam três vezes mais prêmios nos EUA que qualquer uma das concorrentes. Durante o ano, a companhia continuou a mostrar bom crescimento no negócio de serviços de impressão gerenciada, ajudando seus clientes empresariais a reduzirem custos, aperfeiçoarem processos baseados em documentos e diminuírem suas "pegadas ambientais” relativas à impressão.

Em 2009, a Lexmark continuou direcionando a implementação de sua tecnologia premiada de jato de tinta para grupos de clientes focados em negócios e com maior número de geração de páginas. A Lexmark expandiu significativamente sua presença no varejo nos segmentos de superlojas de escritório e lojas de produtos eletrônicos na América do Norte. No terceiro trimestre, a companhia lançou uma linha tudo-em-um de alta tecnologia focada em atender as necessidades de empresas de pequeno e médio porte. Os produtos jato de tinta da Lexmark tornaram-se a segunda linha mais premiada1 nos EUA em 2009, uma melhoria significativa em relação a 2008, refletindo a evolução em andamento e o aperfeiçoamento dos novos produtos de jato de tinta da Lexmark. Especificamente, a Lexmark Platinum Pro905 obteve recentemente Menção Honrosa em Inovação de Engenharia da CES.

Previsões - No primeiro trimestre de 2010, a companhia prevê que a receita esteja ligeiramente superior em rendimentos anuais e GAAP por ação, entre US$ 0,64 e US$ 0,74, com base em um imposto de renda efetivo de 24%, ou US$ 0,80 a US$ 0,90 excluindo custos relativos à reestruturação de US$ 0,16 por ação. Os rendimentos por ação GAAP no primeiro trimestre de 2009 foram de US$ 0,75 com um imposto de renda efetivo de 16%, ou US$ 0,89 excluindo custos relativos à reestruturação de US$ 0,14 por ação.

Perfil - A Lexmark International, Inc. (NYSE: LXK) oferece às empresas de todos os tamanhos uma ampla gama de produtos, soluções e serviços de impressão e imagem que as ajudam a serem mais produtivas. Em 2009, a Lexmark vendeu produtos em mais de 150 países e apresentou US$ 3,9 bilhões em receita. | www.lexmark.com .

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