Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/02/2010 - 08:42

Depois da crise, um novo cenário de TI

Nos últimos 18 meses a economia global sofreu um abalo sísmico em suas estruturas financeiras, comerciais e sociais, sendo obrigada – mais ali do que aqui, a bem da verdade – a encontrar um novo ponto de acomodação. Aparentemente, a crise econômica mundial perdeu força e muitos países começam a se reerguer.

No Brasil, onde os efeitos da catástrofe econômica oscilaram muito de acordo com os setores e segmentos, parece que estamos caminhando rapidamente para a recuperação. Empresários vêm se mostrando cada vez mais flexíveis e rápidos, fazendo uso da TI para promover total integração entre a empresa e seus clientes, fornecedores e parceiros de negócios.

Manutenção, up grade, atualização de centenas de aplicações relacionadas a servidores, banco de dados e rede continuarão gerando expectativas altas em relação a desempenho e eficiência, embora esses serviços tenham de se ajustar a orçamentos mais racionais.

Não há como negar que o cenário de TI já mudou e vai mudar ainda mais nos próximos meses. Enquanto muitas pequenas empresas fizeram de tudo para sobreviver a 2009, tentando honrar compromissos trabalhistas e com instituições bancárias, 2010 acena com a necessidade de se retomar o fôlego, de se estabilizar.

Mas, enquanto alguns segmentos da economia permitem esse tempo de acomodação, o ambiente de TI é bastante mais exigente – e, por que não dizer, até mesmo cruel. Sem possibilidade de inovar para crescer, muitas pequenas empresas de tecnologia da informação devem fechar as portas até o final do ano.

Certamente, quem já vinha experimentando crescimento nos últimos anos e investindo em novos negócios atravessou a crise sem perdas. Estando mais preparadas para a retomada nos negócios, essas empresas devem desencadear, a partir de agora, uma sequência de aquisições e fusões na área de TI. Quem vinha se fortalecendo deverá se tornar ainda mais forte. E quem sofreu um baque nos negócios não terá tempo hábil para fazer frente ao novo mercado, muito mais agressivo.

É certo, também, que empresas de todos os setores ainda apostam suas fichas nos benefícios que uma boa infraestrutura de TI pode significar em termos de retomada do crescimento, segurança da informação, prospecção e fidelização de clientes. Ainda que os investimentos sejam bastante modestos quando comparados a 2008, às vésperas da crise, os prognósticos ainda são muito favoráveis para este ano. Pelo menos, para quem tem visão e já está preparado para o jogo.

. Por: Ezequias Sena, presidente da Online Brasil – Soluções de negócios em tecnologia (www.onlinebrasil.com.br), empresa com 17 anos de atuação na área de TI.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira