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06/02/2010 - 06:28

Beneficência portuguesa de são paulo conclui implantação de sistema de prontuário eletrônico

Primeira fase de implantação do software ALERT foi concluída em janeiro. Instituição espera reduzir o tempo de espera e triagem dos pacientes no Pronto Atendimento.

São Paulo– A Beneficência Portuguesa de São Paulo inicia o ano de 2010 com a conclusão da primeira fase de implantação do sistema de prontuário eletrônico no Pronto Atendimento. Iniciada em dezembro de 2009, a implantação do software ALERT® EDIS tem o objetivo de atender as urgências de forma eficiente, reduzindo o tempo de espera e triagem dos pacientes. A adoção do novo sistema faz parte dos investimentos em tecnologia do maior complexo hospitalar privado da América Latina, que só no ano passado consumiu cerca de R$ 15 milhões.

A princípio, o ALERT® EDIS foi empregado no Pronto Atendimento adulto e infantil da Instituição e ainda deve alcançar as demais áreas do Complexo em uma segunda fase de implantação. De acordo com Wladinei Avanzi, Gerente de TI da Beneficência Portuguesa de São Paulo, o Prontuário Eletrônico de Emergência funciona por meio de um sistema interligado de informações. “Com este sistema informatizado, aumenta a agilidade no atendimento e o acesso às informações sobre o paciente pelos médicos do Hospital”, explica.

O paciente chega ao Pronto Atendimento e recebe uma classificação por urgência identificada por cores – essa informação é passada para o sistema para priorização do atendimento. Posteriormente, os dados são encaminhados para a parte interna do Pronto Atendimento, também com atendimento informatizado. Os registros médicos alimentam o mesmo banco de dados.

O sistema possui um fluxo de trabalho pré-definido com o papel de cada um dos colaboradores participantes do atendimento, como se fosse uma cadeia automática adaptada às competências de cada nível de profissional envolvido. Todos os processos do sistema são informatizados, exceto a fase final, que compreende no resumo do atendimento gerado em papel, atendendo assim a legislação de guarda e arquivamento do prontuário.

Além dos diversos benefícios que incluem a rastreabilidade dos pacientes, segurança e geração de relatórios emergenciais, o ALERT® EDIS contribui ainda para o compromisso da Beneficência Portuguesa de São Paulo com o meio ambiente. “Com a informatização de todos os procedimentos e arquivamento eletrônico, reduziremos quase que completamente o consumo de papel”, diz Avanzi.

Beneficência Portuguesa de São Paulo - Com 150 anos completados em 2009, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é um dos maiores complexos hospitalares privados da América Latina, com alcance de atendimento de 1,5 mil pessoas por ano e excelência em cardiologia, transplantes, neurologia, gastroenterologia e ortopedia. Em 2007, foi inaugurada a Unidade Hospital São José, projetada para ser referência em tecnologia e hotelaria hospitalar.

ALERT Brasil - Sexta adição ao Grupo de Empresas ALERT, que teve início em dezembro de 1999, em Portugal. Com sede em Belo Horizonte, a empresa comercializa e implementa a ferramenta ALERT, destinada a todos os ambientes de prestação de cuidados de saúde, com a capacidade de torná-los completamente livres de papéis. A ferramenta operacional permite que toda informação clínica seja introduzida no sistema em tempo real, por todos os níveis de profissionais da área, por meio de telas touch screen. O ALERT permite que instituições de saúde organizem seu fluxo de trabalho, atendendo a seus clientes/pacientes com mais eficiência e segurança. As vantagens clínicas, operacionais e gerenciais do ALERT já são reconhecidas na Europa, Ásia e América do Norte.

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