Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/02/2010 - 06:33

Um grito no carnaval


Quem tem o “grito” de samba para o carnaval na ponta da língua, deve ter a voz muito bem treinada. E para quem usa a voz na avenida, é necessário muito treinamento vocal, treinamento este que deve ser realizado pelo profissional durante todo o ano, para que ele ganhe resistência vocal e neste período de uso freqüente e intenso da sua voz, não haja nenhum tipo de complicação, mantendo assim a voz sempre “afinada”.

A fonoaudióloga Viviane Fontes da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, dá algumas dicas de como manter a resistência e a qualidade vocal antes e durante o carnaval.

Para conseguir manter o fôlego e não perder a voz durante este período de ensaios de escolas de samba todos os finais de semana bem como os bailes de carnaval, é necessário investir num bom treinamento vocal que deve ser realizado bem antes de a fim de cumpri todo um cronograma de atendimento vocal. A especialista comenta “O programa de treinamento vocal deve conter basicamente alguns pontos principais como: higiene vocal, exercícios de relaxamento, de aquecimento e desaquecimento vocal, exercícios respiratórios, e exercícios vocais propriamente ditos”.

É claro que antes de tudo é necessário realizar uma boa avaliação vocal bem como uma boa entrevista com o nosso cliente, pois hábitos vocais nocivos deverão ser modificados e a orientações e as técnicas de higiene vocal deverão ser a base para o início do treinamento vocal.

Para se ter uma boa qualidade vocal, é necessário ter o cuidado básico com as cordas vocais como: evitar o fumo, evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas, gritar ou falar muito alto, pigarrear constantemente, evitar fazer refeições muito “pesadas” antes de dormir, são alguns hábitos considerados nocivos para a nossa voz. Com essas mudanças de hábitos, o cuidado com a voz passa a ser uma forma de base para o nosso treinamento vocal.

Outras orientações também são realizadas com relação aos hábitos saudáveis para a voz. São eles: 1- Hidratar bem o organismo, pois desta forma estamos hidratando nossas cordas vocais, para que elas possam ter maior flexibilidade e vibração. Nossa orientação é que seja ingerido pelo menos 2 litros de água por dia sempre na temperatura ambiente em diversos momentos durante o dia (vários copos de água). Durante um desfile, por exemplo, quando somente a bateria está se apresentando, ingerir pequenos goles de água, ou enquanto um puxador de samba canta, o outro pode beber um pouco de água para manter a hidratação doas cordas vocais.

2- Pelo menos um dia antes de um desfile de escola de samba, por exemplo, evitar o consumo de refrigerantes, pois devido ao volume de gases que se forma no estômago, pode haver prejuízo na movimentação do músculo do diafragma durante a respiração e conseqüente diminuição da resistência vocal. O ideal é beber sucos cítricos com pouco açúcar,

3- No dia de uma apresentação, manter uma alimentação leve e saborear uma maçã como sobremesa ou antes de entrar na avenida, já que a maça tem propriedades adstrigentes, ou seja, faz com que diminua a produção de muco sobre as cordas vocais, facilitando assim o processo de vibração das mesmas.

4- Utilizar sempre roupas largas, ou seja blusas que não apertem próximo ao pescoço, deixando assim livre esta musculatura. Calças também não devem estar muito apertadas para não dificultar a movimentação do diafragma durante a respiração .

5- É fundamental uma boa noite de sono no dia anterior a apresentação, para que o corpo fique relaxado sem causar tensões musculares.

6- Realizar um ótimo aquecimento vocal antes de entrar na avenida e fazer o desaquecimento vocal ao término do desfile. A seguir, fazer repouso vocal.

Essas são dicas básicas para se manter a saúde das cordas vocais. É claro que a realização do treinamento respiratório para coordenar fala e respiração é fundamental para se criar uma resistência vocal adequada e conseguir levar o samba para a avenida.

Perfil - Viviane Fontes, é fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, especialista em Saúde do Trabalhador ENSP/Fio Cruz e professora da Pós-Graduação da Unigranrio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira