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06/02/2010 - 06:55

CBL e Apex - Brasil divulgam resultados de estudo que avalia potenciais mercados-alvo para comercialização de direitos autorais no exterior

Argentina, Coréia do Sul e México são os principais países entre os 18 mercados-alvo para negociação de direitos autorais pelas editoras brasileiras. Constatação é de estudo realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex – Brasil), que mensurou a potencialidade de negócios em quatro segmentos literários.

O estudo Análise de Mercados Potenciais CBL – Direitos Autorais 2010/2011, realizado pela CBL e a Apex - Brasil, abrangeu 33 países, dos quais 18 foram qualificados como mercados-alvo no que tange à potencial comercialização de direitos autorais pela editoras brasileiras.

Elaborada para atender ao Projeto Brazilian Publishers, a pesquisa tem o objetivo de definir os mercados-alvo para o próximo PSI (Programa Setorial Integrado) da CBL, para o biênio 2010-2011. De acordo com a gerente do projeto, Dolores Manzano, o trabalho resultou de reuniões realizadas na sede da entidade, que, sob a coordenação dos técnicos da Apex – Brasil, reuniram editoras dos segmentos de livros infantis, religiosos, obras gerais e científicos, técnicos e profissionais (CTP).

Foi utilizada a metodologia desenvolvida pela Unidade de Inteligência Comercial (UICC), da Apex - Brasil, voltada ao ranqueamento de mercados. A UICC preparou a análise de dados quantitativos, relacionados ao setor representado no projeto. Na parte qualitativa, os dados foram fornecidos pela empresas participantes das duas reuniões.

O estudo avaliou 33 países: África (Angola e Moçambique); América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México); América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela); Ásia (Coréia do Sul, Hong Kong, Índia e Japão); Europa (Alemanha. Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Itália, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia e Rússia); e Oriente Médio (Israel).

Metodologia e resultados - Nesses mercados, foram analisados dados relativos ao mercado editorial, a exemplo de gastos do consumidor com livros e educação; economia e renda; demografia (geral e com vieses relativos aos quatro segmentos editoriais de interesse).

Essas variáveis, organizadas em blocos, receberam notas quantitativas, de 0 a 5 pontos. A mesma pontuação foi definida em termos qualitativos, aspecto no qual, adicionalmente, os representantes das editoras participantes do estudo fizeram comentários sobre os pontos fortes e as demandas a serem supridas quanto ao comércio exterior, em cada um desses mercados-alvo e, também, nos segmentos que envolveu o estudo. A análise final definiu os mercados-alvo do próximo projeto da CBL, em cada segmento, tendo em conta as notas finais dos mercados.

No segmento Infantil, os países a serem trabalhos são Argentina, Canadá, Chile, Coréia do Sul, França, Japão, México e Reino Unido. Os livros Religiosos poderão ser foco de negócios na Argentina, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Itália, México, Polônia e Venezuela. No segmento CTP, os países de interesse são Alemanha, Argentina, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Japão e México, além de prospecção em Angola e Moçambique. Finalmente, Alemanha, Argentina, Chile, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Japão e México foram o grupo de interesse da área de Obras Gerais, que prospectará também Angola e Moçambique. São 18 os mercados a serem prospectados. [ www.cbl.org.br ]

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