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06/02/2010 - 07:23

LG Electronics registra o melhor 4T09 de sua história

Faturamento de KRW 14,3 trilhões, lucro operacional de KRW 446,7 bilhões e forte desempenho nas divisões de Home Entertainment e Home Appliance.

São Paulo – A LG Electronics Inc. (LG) reportou receitas e lucros operacionais recordes no quarto trimestre de 2009, que refletem o sucesso da estratégia e da competitividade da empresa durante a atual recessão. Além disso, o resultado total do ano de 2009 mostrou um forte crescimento de receita, na comparação com o ano anterior, e lucros operacionais recordes.

Vendas e lucro - A empresa obteve vendas e lucros operacionais recordes no trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2009. A venda global, incluindo as subsidiárias da LG no exterior, subiu 6,8% em relação ao ano anterior, totalizando KRW 14,3 trilhões (US$ 12,2 bilhões). O lucro operacional atingiu KRW 446,7 bilhões (USD 382 milhões). A margem foi de 3,1% e superou a do quarto trimestre de 2008 em 2,3 pontos percentuais.

A venda anual global cresceu 12,5% em 2009, chegando ao patamar recorde de KRW 55,5 trilhões (US$ 43,4 bilhões), com lucro operacional global de KRW 2,9 trilhões (USD 2,3 bilhões). A venda consolidada, que inclui as vendas das subsidiárias, subiu 15,3% no ano, alcançando KRW 73 trilhões (US$ 57,1 bilhões). O lucro operacional consolidado foi de KRW 4,2 bilhões (USD 3,3 milhões), com margem de 5,8%.

Na divisão Home Entertainment, as vendas do quarto trimestre subiram 18%, totalizando KRW 5,9 trilhões (US$ 5 bilhões). O lucro operacional foi de KRW 271,6 bilhões (US$ 232 milhões), com margem de 4,6%. Esse resultado representa uma alta de 5,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior e resulta da forte liderança em produtos da empresa e da crescente demanda por TVs LCD e Plasma. Em termos unitários, a venda total de TVs de tela fina cresceu 52% em relação ao ano anterior, subindo de 4,3 milhões para 6,6 milhões de televisores vendidos. As vendas unitárias de TVs de LCD e Plasma também cresceram em relação ao trimestre anterior, subindo 38% e 29%, respectivamente. A venda anual foi de KRW 19,6 trilhões (US$ 15,3 bilhões), subindo 19,9% em relação ao ano anterior. Tal feito se deve, principalmente, à venda recorde de 19,5 milhões de unidades de TVs de tela fina. No geral, a lucratividade subiu devido à alta nas vendas e à gestão de custos mais agressiva.

A divisão Mobile Communications registrou vendas de KRW 4,2 trilhões (USD 3,6 bilhões), encolhendo 7,4% em relação ao quarto trimestre de 2009. O lucro operacional foi de KRW 55,8 bilhões (USD 48 milhões) em 2009, com margem de 1,3%. A venda de celulares totalizou KRW 3,9 trilhões (US$ 3,3 bilhões), caindo 5% em relação ao mesmo trimestre de 2008. O lucro operacional foi de KRW 66,5 bilhões (USD 57 milhões), gerando uma margem de 1,7%. O número de celulares vendidos cresceu 32% no ano e 7% no trimestre e chegou a 33,9 milhões. Graças ao robusto crescimento na América do Norte, Europa e mercados emergentes em 2009, a empresa atingiu a venda recorde de 117,9 milhões de unidades, sendo que em 2008 foram vendidos 100,7 milhões de aparelhos. A redução nos preços e o aumento nas despesas de marketing visando a eliminação de estoque no final do ano e a expansão no canal de mercados emergentes resultaram em uma menor lucratividade, na comparação com o terceiro trimestre. A venda anual da divisão Mobile Communications subiu 13,5%, totalizando 18,2 trilhões (US$ 14,2 bilhões). A divisão de celulares, isoladamente, obteve um crescimento de 17,3% no ano, chegando a KRW 17,1 trilhões (US$ 13,4 bilhões).

No quarto trimestre, as vendas da divisão Home Appliance subiram 6,8% em relação ao mesmo período do ano anterior — na base em won coreanos — totalizando KRW 2,5 trilhões (US$ 2,1 bilhões). A recuperação da demanda em mercados emergentes contribuiu para esse crescimento anual. A competitividade dos produtos da empresa gerou um lucro operacional de KRW 75,7 bilhões (US$ 65 milhões), com margem de 3,1%. Mesmo com a baixa demanda em função da sazonalidade, o crescimento das vendas em mercados emergentes e a contínua redução de custos geraram uma margem maior na comparação ano a ano. No ano de 2009, a venda total subiu 10,9% em relação a 2008, chegando a KRW 9,5 trilhões (USD 7,4 bilhões).

A divisão Air Conditioning registrou queda de receita de 9,4% na base em won coreanos no quarto trimestre (e aumento de 3% na base em dólares norte-americanos), atingindo KRW 619,9 bilhões (US$ 530 milhões) no ano. A venda anual total chegou a KRW 4,5 trilhões (USD 3,5 bilhões), 1,4% menor do que a do ano anterior. Os condicionadores de ar comerciais, altamente eficientes, lideraram o crescimento na Coreia. Apesar da recessão, houve aumento de demanda e de vendas nos mercados emergentes.

A divisão Business Solutions anunciou alta de 10,8% nas vendas do quarto trimestre, na comparação ano a ano. A empresa vendeu KRW 1,3 trilhão (US$ 1,1 bilhão) e obteve lucro operacional de KRW 57,6 bilhões (US$ 49 milhões). A venda anual foi de KRW 4,6 trilhões (US$ 3,6 bilhões) permanecendo no mesmo patamar de 2008, com o faturamento aumentando à medida que a demanda de mercado na Europa cresceu. A alta nas vendas de monitores/TVs e as parcerias com hotéis e grandes clientes contribuíram para a maior lucratividade.

Demonstração financeira e itens não operacionais da matriz - O lucro trimestral recorrente e o lucro líquido subiram para KRW 225,3 bilhões (US$ 193 milhões) e KRW 297,2 bilhões (US$ 254 milhões), voltando a ficar positivos após uma perda recorrente de KRW 941,5 bilhões (US$ 691 milhões) e prejuízo líquido de KRW 671,3 bilhões (US$ 476 milhões) ano a ano. O lucro líquido da empresa cresceu 325% no ano, subindo de KRW 482,8 bilhões (US$ 438 milhões), em 2008, para KRW 2,1 trilhões (US$ 1,6 bilhão) em 2009.

O ganho com a taxa de câmbio foi de KRW 25,6 bilhões (US$ 22 milhões) e o ganho de KRW 630,5 bilhões (US$ 539 milhões) das subsidiárias e afiliadas no exterior, gerado pelo método de equivalência patrimonial, contribuíram para o aumento do lucro líquido. A LG Display, em particular, da qual a LG Electronics tem 37,9% de participação, registrou um ganho ajustado pelo método de equivalência patrimonial de KRW 181,6 bilhões (US$ 155 milhões).

Direção e perspectivas de negócios para o 1º trimestre de 2010 - A demanda do mercado deve crescer à medida que a economia global deixa a recessão. Em termos globais, a LG Electronics prevê crescimento de vendas — especialmente de TVs LCD, na base em US$ — devido à migração para a TV Digital nos mercados desenvolvidos e ao aumento de demanda gerado pela Copa do Mundo e pelas Olimpíadas de Inverno de 2010. A divisão de comunicação móvel da LG tem a meta de aumentar as vendas unitárias em 19%, chegando a 140 milhões de unidades, focando no crescimento explosivo da categoria de smartphones e na diferenciação de conteúdo e serviços. As células solares, a iluminação LED e as novas soluções nas áreas automotiva e comercial representam novos vetores de negócios, devendo elevar o faturamento. A lucratividade da LG deve aumentar em relação ao ano anterior, impulsionada pelos produtos top de linha das divisões de Home Entertainment e Home Appliance. A empresa já tinha anunciado sua meta de vender KRW 59 trilhões (US$ 51,3 bilhões) e de investir KRW 3,6 trilhões (US$ 3,1 bilhões) em 2010.

Taxas de câmbio do 4º trimestre de 2009 - Para os resultados consolidados, não auditados, do trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2009, os valores em won coreanos (KRW) são convertidos para dólares norte-americanos (US$) ao câmbio médio de cada trimestre: KRW 1.169 para US$ 1 (2009 Q4); KRW 1.241 para US$ 1 (2009 Q3, QoQ) e KRW 1.362 para US$ 1 (2008 Q4, YoY). O câmbio médio dos doze meses do ano de 2009 foi KRW 1.278 para US$ 1, tendo sido KRW 1.103 para US$1 em 2008. A LG espera que a taxa de câmbio de 2010 seja de KRW 1.150 para US$ 1.

Perfil - A LG Electronics, Inc. é uma líder global que desenvolve tecnologia inovadora para eletrônicos de consumo, dispositivos para comunicação móvel e eletrodomésticos. Possui mais de 84 mil funcionários em 115 operações em todo o mundo, incluindo 84 subsidiárias. Com vendas globais de US$ 44,7 bilhões em 2008, a LG é composta por cinco unidades de negócios — Entretenimento Doméstico, Comunicação Móvel, Eletrodomésticos, Condicionadores de Ar e Soluções Corporativas. A LG é a maior fabricante mundial de TVs de tela fina, produtos de áudio e vídeo, celulares, condicionadores de ar e lavadoras de roupa. A empresa firmou um contrato de longo prazo para ser uma Parceira Global da Fórmula 1™ e Parceira Tecnológica da Fórmula 1™. Como parte dessa parceria estratégica, a LG conquistou designações e direitos de marketing exclusivos, sendo a marca oficial de eletrônicos de consumo, celular e processador de dados da Fórmula 1™.

LG Electronics no Brasil - Operando no Brasil desde 1996, a LG Electronics comercializa no País um extenso line up de produtos, com cerca de 350 itens, entre TVs de Tela Fina (LCD e Plasma), TVs CRT Slim (tubo reduzido), DVDs, Home Theaters, Mini Systems, Micro Systems, Som Automotivo, Monitores CRT e LCD para PCs, Notebooks, Dispositivos Ópticos, Celulares, Condicionadores de Ar, Adegas Residenciais, Micro-ondas, Forno 2 em 1 – Solardom, Aspiradores de Pó, Refrigeradores e Lavadoras de Roupa.

A companhia fabrica localmente a maioria dos produtos que comercializa no Brasil. Para isso, mantém dois parques industriais: em Manaus (AM) e Taubaté (SP). Em São Paulo estão localizados o escritório central e o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento. Ao todo, são cerca de 5 mil colaboradores em todo o País.

Em 2008, a empresa faturou US$ 2,8 bilhões, crescendo 12% em relação a 2007. Atualmente, a LG Brasil é um dos principais focos de negócios da LG Electronics global. [ SAC: 4004 5400 (Capitais e regiões metropolitanas) | 0800 707 5454 (Demais localidades)].

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