Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/02/2010 - 07:23

Henrique Meirelles diz que economia do Brasil está sólida e estabilizada


Presidente do Banco Central palestrou em reunião-almoço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

A economia do Brasil está sólida e estabilizada. No passado, discutia-se como sair da crise; hoje, todos estão preocupados com problemas de longo prazo, o que é um bom sinal. A afirmação é do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que palestrou na reunião-almoço extraordinária realizada pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) no dia 5 de fevereiro (sexta-feira), com a presença de cerca de 380 pessoas. “Temos condições de continuar crescendo no futuro”, destacou Meirelles.

Na concepção do presidente do Banco Central, o Brasil entrou forte na crise. No entanto, o Banco Central, ao dispor de recursos para enfrentá-la, agiu rapidamente, evitando seus efeitos colaterais. Meirelles prevê boas perspectivas para os próximos dois anos, baseado nos 45 bilhões de dólares previstos de investimentos estrangeiros no Brasil, no crescimento da classe média, que em junho de 2009 atingiu o índice de 53,2%, na previsão de crescimento do PIB em 2010 na ordem de 5,8% e nas metas para a inflação em 2010 de 4,6%. “O Brasil está construindo a sua estabilidade futura”, reiterou o presidente do BC.

Com uma avaliação positiva do cenário macroeconômico brasileiro, Henrique Meirelles falou sobre o círculo virtuoso formado pelas metas de inflação, pelo câmbio flutuante e reservas internacionais e pelos superávits primários. Segundo ele, isto determinou uma redução do risco inflacionário, externo e fiscal. “O Banco Central transformou o círculo vicioso em virtuoso. Já são seis anos consecutivos de inflação na meta”, sustentou Meirelles.

Em sua manifestação, o presidente da CIC, Milton Corlatti, entregou um documento ao presidente do Banco Central com os posicionamentos da classe empresarial de Caxias do Sul sobre questões como política cambial, taxas de juros e inflação e sobre o crescente aumento da dívida interna e os spreads bancários. Além do documento, Corlatti homenageou Meirelles com a entrega de uma medalha. [www.cic-caxias.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira