Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/02/2010 - 07:43

CAIXA implanta solução de automação de processos por imagem

Cerca de 170 milhões de documentos eletrônicos digitalizados serão gerados por mês, representando redução na utilização de recursos naturais e agilidade no atendimento.

A Caixa Econômica Federal implanta, no dia 5 de fevereiro (sexta-feira), em São Paulo (SP), o projeto de Automação dos Processos por Imagem (APRI) que automatiza e aperfeiçoa processos operacionais internos. Além de oferecer ganho de produtividade, a solução simplifica, controla e proporciona mais segurança aos negócios da CAIXA, além de possibilitar a racionalização dos gastos com tinta e papel, reduzindo a utilização de recursos naturais e energéticos.

Com a implantação do projeto, os processos passam a tramitar internamente por meio eletrônico, com o envio e o recebimento de documentos em formato digital, propiciando economia de tempo e custo e atendendo o cliente com mais agilidade.

Segundo a vice-presidente de Tecnologia da Informação, Clarice Coppetti, “trata-se de uma opção da CAIXA pela inovação, pela excelência no atendimento da sociedade brasileira e pela sua responsabilidade ambiental”. E completa: “É um projeto que busca a redução forte do uso, transporte e arquivamento de papel no banco”. O APRI corresponde aos desafios estratégicos da CAIXA de adequar e racionalizar processos, implementar soluções integradas de tecnologia da informação e ser referencial como banco focado na Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e no apoio ao desenvolvimento regional sustentável.

Menos custos - O projeto de “desmaterialização” de documentos para uso em escala nas operações da CAIXA é pautado nas soluções tecnológicas corporativas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), voltadas ao negócio CAIXA, com resultados imediatos em relação à redução de custos e prazos, além de possibilitar que outras áreas de negócio utilizem os recursos em novas demandas.

Com a solução, a CAIXA também pretende lançar os serviços de tratamento de documentos financeiros por imagem, com a digitalização de documentos pessoais do cliente, a criação de base com o padrão de assinatura e controle de poderes de clientes, a conferência eletrônica de assinaturas e a formalística de cheques e lacre digital de imagem com uso de certificado padrão ICP CAIXA. Para implantar o APRI, a CAIXA está investindo na aquisição de vários componentes, como escâneres, microcomputadores, discos magnéticos, servidores e softwares especializados.

Facilidades - A estratégia de gerenciamento de documentos permite ganho de escala, melhor controle e produtividade das atividades operacionais da CAIXA. Trata-se de uma tecnologia que provê um meio de facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos. Os sistemas de GED permitem aos usuários acessar os documentos de forma ágil e segura, normalmente via navegador Web, por meio de uma intranet corporativa.

O GED permite preservar esse patrimônio e organizar eletronicamente a documentação, para assegurar a informação necessária, na hora exata, para a pessoa certa. Em processos altamente dependentes do papel, o GED permite configurar de nova forma toda a cadeia produtiva e executar etapas simultâneas, oferecendo mais velocidade ao processo como um todo.

As novidades solução adotada estão no uso das tecnologias mais modernas como os reconhecimentos óticos de caracteres e marcas.

A utilização de sistema operacional baseado em software livre traz, além de inovação para o usuário final da agência, a conformidade com planejamento estratégico da Caixa. O incentivo e uso do software livre proporcionam a customização e ajustes e possibilita o domínio do conhecimento para o time da Caixa, a exemplo de ações bem sucedidas anteriormente como a internalização das loterias e o autoatendimento.

Números - As autenticações feitas nas agências da CAIXA geram cerca de 41 milhões de documentos financeiros por mês. Aproximadamente 8,5 milhões de cheques são recebidos e 12,8 milhões são remetidos aos bancos todos os meses. O estoque de contas ativas na CAIXA chega a 44 milhões e cerca de 800 mil contas são abertas mensalmente no banco. A partir desses números, a empresa estima que serão geradas 170 milhões de imagens por mês com a implantação do APRI.

Na mesma ocasião, a CAIXA também inaugura a Centralizadora Regional de Tratamento de Documentos por Imagem (CDTI/SP). | www.caixa.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira