Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2010 - 07:36

Aluno da Escola da Cidade conquista I Prêmio ABMACO de Arquitetura

Projeto vencedor será transformado no estande da Associação Brasileira de Materiais Compósitos na FEICON.

Sérgio Tempel, estudante de arquitetura da Escola da Cidade (São Paulo, SP), foi o vencedor do I Prêmio ABMACO de Arquitetura. A seleção dos melhores trabalhos ficou a cargo do arquiteto Denyson Barone, parceiro da Associação Brasileira de Materiais Compósitos. “O que mais me chamou a atenção foi a concepção modular do projeto, de rápida velocidade de implantação, fora a bem-sucedida combinação entre arrojo e funcionalidade”, comenta Barone.

O projeto de Tempel – uma casa feita inteiramente de materiais compósitos, futurista e ecologicamente amigável –, será transformado no estande da ABMACO na 18ª Feira Internacional da Indústria da Construção (FEICON), evento que acontece entre 06 e 10/04, na capital paulista.

Tempel ainda terá direito a € 1,000 e uma viagem a Paris, com acompanhante, para conferir a JEC Composites (13-15/04), maior feira mundial do setor de compósitos. Dênis Joelson, igualmente estudante de arquitetura da Escola da Cidade, ficou em segundo lugar e receberá R$ 3.000.

Sustentabilidade - Mais do que chamar a atenção dos visitantes da FEICON para as possibilidades estéticas garantidas pelos compósitos, o estande – ou melhor, a casa – da ABMACO comprovará a total adequação desses materiais ao conceito da sustentabilidade. Para se ter uma idéia, Tempel recorreu à translucidez de determinados tipos de chapas de resina e fibra de vidro para aproveitar a luz natural, assim como usou painéis de compósitos para captar a energia solar. “As paredes, por sua vez, garantem melhor conforto térmico e acústico, o que reduz o consumo de energia”, afirma Erika Bernardino, gerente de marketing da ABMACO. A casa também conta com um sistema de reaproveitamento de água feito inteiramente de materiais compósitos. “Ainda reservamos um espaço para mostrar alguns produtos que fazem parte do nosso dia a dia e, muitas vezes, não sabemos do que são feitos”.

Na semana da FEICON, a associação organizará atividades paralelas, caso do seminário “Compósitos na Construção Civil”. “Está marcado para um dia antes do início da feira e tem como objetivo evidenciar as centenas de possibilidades que os materiais compósitos oferecem”, relata Erika.

A construção, a propósito, lidera o consumo brasileiro de compósitos. Ano passado, respondeu por 46% das 182.000 toneladas transformadas.

Perfil ABMACO - Fundada em 1981, a Associação Brasileira de Materiais Compósitos (ABMACO) representa toda a cadeia produtiva dos compósitos ou plástico reforçado com fibras de vidro (PRFV), material que conta com mais de 40.000 aplicações catalogadas em todo o mundo, de caixas d´água e tubos a peças de aviões e foguetes. Presidida por Gilmar Lima, diretor geral da MVC Plásticos, a ABMACO tem 252 associados e mantém, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro de Tecnologia de Compósitos (CETECOM), o maior do gênero na América Latina. | www.abmaco.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira