Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2010 - 08:12

CIESP Sorocaba inaugura plantão para esclarecer dúvidas sobre cobrança pelo uso da água

Em 08 de fevereiro, o Ciesp Sorocaba inaugura, em parceira com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, e a Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (FABH-SMT) , plantão para esclarecer as principais dúvidas sobre a cobrança pelo uso da água e auxiliar na utilização do simulador da cobrança.

O plantão irá funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, na seda da entidade, que fica na Avenida Engo. Carlos Reinaldo Mendes, 3.260. A necessidade desse novo serviço surgiu a partir da reunião realizada na entidade em 18/01, cujo objetivo foi divulgar o Ato Convocatório para cobrança pelo uso da água da Bacia.

A partir do dia 18 desse mês, os empresários deverão acessar no site do Departamento de Água e Energia Elétrica – DAEE (www.daee.sp.gov.br), um banco de dados com as informações que serão utilizadas na cobrança. “Essas informações devem permanecer no site por 90 dias. Assim, todos os usuários poderão preencher, verificar e alterar os dados em seu cadastro. Após esse período, o DAEE irá consolidar os dados, o que pode demorar até 30 dias”, explica Eva Marius, coordenadora do Ciesp Sorocaba.

Após esse período, as informações serão encaminhadas para a FABH-SMT, que irá iniciar a emissão dos boletos para as indústrias. O dinheiro arrecadado com a utilização dos recursos hídricos será administrado pelo próprio Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê e deve priorizar as necessidades levantadas no Plano de Bacias. “O tratamento de esgoto e o reflorestamento são, hoje, as prioridades em termos de ação para o Comitê”, diz Marius.

A Bacia é uma das primeiras do Estado, juntamente com Piracicaba e Vale do Paraíba, a realizar a cobrança pelos recursos hídricos.

Impacto ambiental -De acordo com a Coordenadora Regional do Meio Ambiente da FIESP, Eloísa Helena Mannis, o impacto ambiental será positivo, uma vez que haverá o reconhecimento da água como um bem público de valor econômico. “A indústria verá que vale a pena diminuir seu consumo de água, pois a cobrança será feita em cima do volume consumido e como objetivo maior é a qualidade da água que é devolvida ao meio ambiente, quanto mais bem tratada, menor a cobrança imposta àquela empresa. Isso faz com que proprietários de indústrias vejam a cobrança de forma positiva”, afirma. | Site: www.ciespsorocaba.com.br ou pelo telefone (15) 4009-2900

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira