Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2010 - 08:38

AQUA chega aos edifícios e conjuntos habitacionais no Brasil

Fundação Vanzolini lança Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), a primeira certificação brasileira para construção de empreendimentos residenciais sustentáveis .

A Fundação Vanzolini, entidade de referência em certificação de sistemas de gestão e produtos da construção civil há mais de 15 anos, lança no Brasil o primeiro Referencial Técnico de Certificação da Construção Sustentável - Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) Habitacional.

Desde 2007, a Fundação Vanzolini é detentora exclusiva do Processo AQUA para edifícios comerciais e de serviços, ocasião em que firmou acordo com o CSTB (Centre Scientifique et Technique du Bâtiment) instituto francês, referência mundial em pesquisas na construção civil, e sua subsidiária Certivéa, para adaptação dos referenciais técnicos da certificação francesa HQE (Haute Qualité Environnementale) ao Processo AQUA no Brasil. Sendo que hoje já conta no país com a adesão de 14 empreendimentos, sete dos quais já certificados.

Mas foi por meio de convênio, firmado em 2008, com a Cerqual, integrante do Grupo Qualitel (organismo francês de certificação de empreendimentos habitacionais sustentáveis na França), que a Fundação desenvolveu o Referencial Técnico de Certificação (conjunto de normas) do Processo AQUA para Edifícios Habitacionais no Brasil, disponibilizando-o agora ao mercado.

O Processo AQUA requer o atendimento a 14 categorias da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE), baseadas em critérios de desempenho, e exige também um Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) - que controla o projeto em todas as fases, incluindo avaliação por auditoria presencial independente. O certificado, de nível internacional, é emitido pela entidade em cada uma das três fases do empreendimento (programa, concepção e realização) e visa demonstrar a qualidade ambiental das edificações. Na França, desde 1990, já foram certificados 50 milhões de m2, o que significa que 800 mil unidades habitacionais têm alta qualidade ambiental.

O coordenador executivo do Processo AQUA na Fundação Vanzolini, Prof. Manuel Carlos Reis Martins, explica que a Certificação AQUA para os empreendedores imobiliários significa que todos os cuidados com a gestão do projeto e com o processo de construção ficam documentados e podem ser verificados. Isso inclui a eco-construção e a eco-gestão com o gerenciamento dos impactos ambientais decorrentes da relação do edifício com seu entorno, a escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos, canteiro de obras de baixo impacto, além da gestão da energia, da água, dos resíduos e da manutenção (permanência do desempenho ambiental) do edifício em uso. O Processo AQUA avalia ainda o conforto acústico, higrotérmico, visual e olfativo da habitação e promove a qualidade do ar, da água e dos ambientes do empreendimento habitacional.

“Os empreendimentos AQUA são diferenciados, já que hoje a preocupação do público com os aspectos sustentáveis é grande. O comprador sabe que terá uma habitação mais saudável e confortável, com valorização patrimonial, além de menores custos no consumo de água, energia e conservação. Hoje existem muitos empreendimentos que se dizem sustentáveis, mas não têm como demonstrar. A certificação AQUA traz um diferencial: o empresário consegue ‘provar’, através da certificação, que construiu um edifício ambientalmente correto, o que contribui para gerar maior velocidade de vendas,” define Martins.

A diferença entre a certificação pelo Processo AQUA e outras existentes no mercado é que ela prioriza a concepção do empreendimento. Assim, o processo é flexível, pois permite ao empreendedor traçar o perfil ambiental pretendido e definir as soluções de projeto para chegar aos objetivos traçados, estabelecendo a organização, os métodos, os meios e a documentação necessária para atender ao proposto. “O AQUA, no entanto, é rigoroso e exige o atendimento a todos os critérios da Qualidade Ambiental do Edifício, além de um sistema de gestão, o que não acontece com outras certificações ambientais. Além disso, no AQUA a avaliação e auditoria são presenciais, enquanto que em outros sistemas o empreendedor apenas envia um relatório do que fez à instituição competente. Outra grande vantagem é que se trata de uma certificação brasileira de nível internacional, com certificado emitido em 30 dias”, completa Martins.

Entre os materiais e sistemas que podem ser adotados em uma edificação residencial sustentável estão o reaproveitamento de água; a automação com vistas à redução de consumo de energia e ao conforto ambiental; a utilização de energia solar; a adoção de produtos e materiais recicláveis, entre eles, a madeira certificada, pisos sustentáveis, telhas de material reciclado, entre outros.

Normas do Processo AQUA para Edifícios Habitacionais - Adaptadas aos empreendimentos habitacionais, as normas do Processo AQUA Habitacional são semelhantes às dos edifícios comerciais e de serviços. Porém, guardam especificidades e alguns detalhamentos que são compatíveis com o uso residencial. A adoção destes critérios garante notas (excelente, superior e bom) necessárias para alcançar os níveis que irão garantir a certificação em cada uma das 14 categorias do processo. Veja abaixo alguns exemplos: . Nas cozinhas, deve haver a previsão das dimensões mínimas para pia, fogão, geladeira e altura da bancada.

. Dentro do item gestão de energia, a norma prevê o uso de equipamentos com o Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), além de lâmpadas economizadoras e iluminação das áreas comuns com sensores de presença (a lâmpada só acende se alguém está no ambiente).

. Nas áreas externas dos empreendimentos devem estar previstos locais para coleta de resíduos.

. A produção de água quente precisa obedecer aos requisitos de distância (10 m) entre a fonte de calor e pontos de alimentação, para que haja eficiência e economia.

. As caixas de descarga têm de ter capacidade de seis litros ou menos, além de dispor de mecanismos de duplo acionamento e de interrupção.

. Os metais sanitários necessitam contar com componentes economizadores de água.

. Os medidores de consumo de água devem ser individualizados e com determinadas características presentes na norma.

. A instalação de produção coletiva de água por aquecimento solar deve ser precedida de estudo técnico detalhado, inclusive, com garantia de resultados.

Fundação Vanzolini - A Fundação Vanzolini é membro pleno brasileiro da IQNet (The International Certification Network). A IQNet, responde por mais de 30% das certificações de sistemas de gestão no mundo. Além disso, é membro fundador e tem assento no Board da SBAlliance (Sustainable Building Alliance – www.sballiance.org), aliança mundial de empresas com preocupações ambientais e interessadas em certificados em construções sustentáveis, fundada em Paris, em abril de 2008. | Site: www.vanzolini.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira