Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2007 - 09:28

COB faz da prevenção à saúde uma aliada dos atletas brasileiros que disputarão o Rio 2007

Todos os atletas com chances de participação em Jogos do ciclo olímpico estão sendo submetidos a exames médicos.

Com o objetivo de preservar a saúde e assegurar a integridade dos atletas brasileiros, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) está orientando as Confederações Olímpicas para que, a partir deste ano, todos os atleta que venham a representar o Brasil em Jogos do ciclo olímpico passem antes por uma bateria de exames médicos obrigatórios. O Departamento Médico do COB listou uma série de exames pré-participativos fundamentais para evitar que qualquer ocorrência possa prejudicar o treinamento ou a participação dos atletas nas principais competições internacionais.

Até o final de junho, todos os atletas da delegação brasileira que disputará os Jogos Pan-americanos Rio 2007 passará pelos exames. Alguns atletas já realizaram os exames antes da disputa dos Jogos Sul-americanos Buenos Aires 2006. “A preocupação do COB é saber como está a saúde dos atletas brasileiros. Caso se detecte algum problema, podemos ser pró-ativos para realizarmos um tratamento específico que busque a cura do atleta”, explicou o chefe do Departamento Médico do COB, Dr. João Grangeiro.

Os exames, que podem ser feitos em laboratórios e clínicas da rede Golden Cross, patrocinadora da delegação brasileira no RIO 2007, devem ser solicitados pelos médicos das Confederações. Caso a Confederação não tenha um departamento médico, o próprio Departamento Médico do COB faz a solicitação. O Departamento Médico do COB também centraliza os resultados dos exames e arquiva o prontuário de todos os atletas testados. “Se detectarmos algum problema cardíaco, por exemplo, ou outra patologia grave que possa trazer risco ao atleta, interrompemos a prática esportiva e buscamos o tratamento para o problema”, explicou Dr. Grangeiro.

Sem citar o nome, Dr. Grangeiro informou que este procedimento já afastou um atleta antes dos Jogos Sul-americanos, por causa de uma arritmia cardíaca. O atleta foi tratado e já está liberado para a prática esportiva. “Nosso objetivo é aperfeiçoar cada vez mais esse processo para que o atleta perceba como é importante a preocupação com a saúde e faça desses exames parte de sua rotina”, concluiu o médico do COB.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira