Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2010 - 07:41

Intel e Micron lançam tecnologia NAND de 25 nanômetros

O menor e mais avançado processo tecnológico da indústria de semicondutores. A primeira tecnologia NAND de 25nm do mundo fornece uma solução com ótimo custo benefício para mais dados, fotos e músicas nos atuais dispositivos computacionais e eletrônicos de consumo.A Intel e Micron lideram a indústria de semicondutores com o primeiro processo tecnológico de 25 nm do mundo. A nova tecnologia flash de 25nm fornece uma solução com ótimo custo benefício para aumentar o armazenamento nos reprodutores portáteis de musica e mídia, smartphones e drives em estado sólido. O processo de 25nm produz 8 gigabytes (GB) de armazenamento em um único dispositivo flash, criando uma solução de armazenamento de alta capacidade nos gadgets para consumidores.

Santa Clara, Califórnia, e BOISE, Idaho – A Intel Corporation e a Micron Technology Inc. anunciaram hoje a primeira tecnologia NAND de 25 nanômetros (nm) do mundo, que fornece uma solução com ótimo custo benefício para o aumento da capacidade de armazenamento nos mais populares gadgets para consumidores, como smartphones, reprodutores de mídia e músicas, bem como nos novos drives em estado sólidos (SSDs) de alto desempenho.

A memória flash NAND armazena os dados e outras mídias contidas nos produtos eletrônicos de consumo, retendo a informação mesmo quando o equipamento é desligado. A busca rumo a processos NAND menores habilita o desenvolvimento contínuo e o lançamento de novos usos para a tecnologia. O processo de 25nm não é apenas a menor tecnologia NAND, mas também a menor tecnologia de semicondutores do mundo – uma conquista tecnológica que dá continuidade ao avanço do armazenamento de mídia nos atuais dispositivos eletrônicos de consumo e aplicativos computacionais.

Criado pela IM Flash Technologies (IMFT), a joint venture da Intel e da Micron para memória flash NAND, o processo de 25nm produz 8 gigabytes (GB) de armazenamento em um único dispositivo NAND, criando uma solução de armazenamento de alta capacidade nos minúsculos gadgets para consumidores. Ele mede apenas 167 mm² -- pequeno o bastante para caber no buraco no meio de um CD, mas que ainda assim conta com 10 vezes a capacidade para o armazenamento de dados do CD (um CD padrão armazena 700 megabytes de dados).

Com foco e investimento comprometido para a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia NAND, Intel e Micron dobraram a densidade NAND praticamente a cada 18 meses, o que resulta em produtos menores, com melhor custo benefício e maior capacidade. Intel e Micron formaram a IMFT em 2006, iniciando a produção com o processo de 50nm, seguido pelo processo de 34nm em 2008. Com o atual processo de 25nm, as empresas estão ampliando ainda mais a liderança em processo e fabricação com o lançamento da menor litografia de semicondutores disponível na indústria.

“Liderar toda a indústria de semicondutores com o mais avançado processo tecnológico é um feito fenomenal para a Intel e a Micron e esperamos ampliar os limites da escalabilidade ainda mais”, declarou Brian Shirley, vice-presidente do grupo de memória da Micron. “Essa tecnologia de produção habilitará benefícios significativos para nossos clientes por meio de soluções de mídia de maior densidade”.

“Por meio do nosso investimento contínuo na IMFT, estamos obtendo liderança tecnológica e de manufatura que possibilita a solução mais confiável e com melhor custo benefício em memória NAND”, declarou Tom Rampone, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Soluções NAND da Intel. “Isso ajudará a acelerar a adoção de soluções de drive em estado sólido para computação”.

O dispositivo de 8 GB e 25nm já está sendo testado e deverá entrar em produção em massa no segundo trimestre de 2010. Para os fabricantes de eletrônicos de consumo, o dispositivo fornece a maior densidade em uma única matriz multi-level cell (MLC) com 2 bits por célula que utilizará o padrão thin small-outline package (TSOP). Múltiplos dispositivos de 8 GB podem ser utilizados em conjunto para aumentar a capacidade de armazenamento. O novo dispositivo de 8 GB e 25nm reduz o número de chips em 50 por cento, em comparação às gerações anteriores de processo, possibilitando designs menores e ainda assim com maiores densidades e melhores eficiências com relação aos custos. Por exemplo, um drive em estado sólido (SSD) de 256 GB agora pode ser habilitado com apenas 32 desses dispositivos (ao invés dos 64 anteriores), um smartphoe com 32GB precisa de apenas quatro e um cartão de memória de 16GB requer apenas dois. | http://twitter.com/intelbrasil

A Intel, maior fabricante mundial de chips, também é líder na fabricação de produtos para computadores, redes e comunicações.

Perfil - A Micron Technology Inc. é uma das provedoras de soluções avançadas de semicondutores líderes do mundo. Por meio de suas operações mundiais, a Micron fabrica e comercializa DRAMs, memória flash NAND, outros componentes semicondutores e módulos de memória para uso em produtos de computação, consumo, redes e produtos móveis. As ações da Micron são negociadas na New York Stock Exchange (NYSE) sob a sigla MU. | Site www.micron.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira