Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2010 - 08:59

Brasil fala espanhol


Cada vez são mais os brasileiros querem dominar o castelhano, idioma que falam seus vizinhos. Este é o momento do portunhol. Em um país com 188 milhões de habitantes, 5 milhões estudam a língua espanhola.

Estes dados foram apresentados no Anuário 2009 do Instituto Cervantes da Espanha. "O Brasil tornou-se a grande alegria do Instituto", comentou a diretora Carmen Caffarel, que examina o estado da língua espanhola em diferentes regiões geográficas do planeta. Nas palavras de Caffarel, o Anuário serve para "avaliar" o estado do espanhol no mundo e analisar o trabalho do Instituto Cervantes, que já tem 73 centros em 44 países. "A nossa língua e a nossa cultura é o melhor embaixador", acrescentou.

O espanhol é a maior língua das Américas, apesar do Brasil não tê-la como língua oficial, e a 2ª maior língua nativa falada no mundo. Por isso há o interesse do governo Lula de expandí-la nacionalmente para afinar os laços de integração com os países vizinhos.

No Brasil multiplicou-se por cinco o número de estudantes da língua castelhana, em 3 anos. Em 2006, 1 milhão de estudantes interessaram-se pelo idioma e em 2009 foram 5 milhões. Isso ocorreu graças à chamada Lei do Espanhol (Lei nº 11.161), sancionada pelo governo federal em 2005, que obriga as escolas brasileiras a oferecerem o curso de espanhol para quem quiser aprender a língua hispânica.

Em 2009, o Ministério da Educação (MEC) assinou um acordo com o Instituto Cervantes para aprimorar o ensino do espanhol nas escolas públicas, com a utilização de recursos audiovisuais. O Cervantes que já tem 9 filiais no Brasil, será responsável por formar professores brasileiros e tornar disponíveis recursos didáticos e técnicos para o ensino do espanhol nas escolas públicas.

No entanto, há uma limitação. Com o aumento da procura pelo espanhol, faltam professores capacitados para atender a demanda. Francisco Moreno, diretor do Scholar Cervantes e doutor em Lingüística hispânica, observou que, atualmente, o Brasil tem 7.000 professores de espanhol, no entanto 12.000 são necessários.

De acordo com Manuel Lombao, diretor do Instituto Cervantes de Brasília, dos 22 professores, apenas 2 são brasileiros, os demais estrangeiros. "Na verdade as 2 professoras tem dupla nacionalidade, e foram criadas fora do Brasil. Professores com formação em espanhol, no Brasil, ainda não temos nenhum. Essa é uma meta que queremos alcançar." Afirma o diretor.

De fato, o espanhol se tornou uma das mais importantes línguas mundiais dos dias atuais. Hoje são aproximadamente 400 milhões de pessoas que falam espanhol como primeira língua.

Um dado interessante: o espanhol é mais falado fora da Espanha do que no próprio país. Atualmente, os maiores números de falantes da língua espanhola encontram-se nas Américas do Norte, Central e do Sul.

E qual seria o interesse do brasileiro em falar espanhol? Além de se comunicar com seus vizinhos, ascende no trabalho, melhora seus negócios, amplia seu currículo e prepara-se para receber os estrangeiros que virão ao nosso país para participarem da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Tópicos: . 5 milhões de brasileiros estudam espanhol, em um país com 188 milhões de habitantes. | . Faltam professores: para cobrir a demanda serão necessários contratar 12 mil professores.|. Lei do Espanhol (Lei nº 11.161), que obriga as escolas públicas a oferecerem o ensino da língua espanhola para quem quiser aprender. |.Estudar espanhol amplia o currículo e aumenta os negócios. | .Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. | Site: http://brasilia.cervantes.es

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira