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10/02/2010 - 08:59

Jornalista Multifuncional - o novo profissional de imprensa vai operar em multiplataformas

O impacto das novas tecnologias no exercício do Jornalismo torna cada vez mais necessário o aperfeiçoamento profissional. Os meios de comunicação atravessam momento de intensas mudanças, passando de um cenário dominante no século XX, em que as janelas de disseminação da informação eram não dialógicas, para outro, que dominará os próximos anos e será a marca deste século. Esse cenário, mesmo que ainda não esteja bem delineado, se insere em um paradigma de convergência de mídias e interrelações inusitadas de meios e sujeitos da comunicação. Um cenário em que se mesclam, coexistem e se interpenetram conceitos de integração, interatividade e sustentabilidade, e individualidade, proatividade e coletividade.

Nesse contexto, a comunicação jornalística – que se consolidou e garantiu seu espaço na vida do homem contemporâneo – passa também por imensas transformações de forma e conteúdo. Em meio ao burburinho do imenso fluxo de informações, facilitado pelos meios digitais e móveis, o profissional de Jornalismo – se era produtor de informação de referência - passa a ser o que podemos chamar de recomendador inteligente – aquele que identifica, seleciona, analisa, depura, estabelece relações plausíveis entre os dados e as informações, em meio a tudo que passa por nós em alta velocidade, e dialoga com o público em tempo real.

Para que esse conceito de jornalismo se materialize, as tecnologias digitais são de suma importância. No entanto, não basta que tenhamos uma sala de funcionários devotados à internet, outra de funcionários devotados ao telejornalismo, outra aos jornais e revistas e outra ao rádio. As empresas de comunicação estão se equipando para que as janelas de disseminação que conhecemos hoje possam operar em um único fluxo de produção. É lógico que essa é uma mudança que se faz por passos. E não em um único salto. Mas o mercado já pede hoje pessoas que dominem pelo menos dois processos de produção e se sintam confortáveis nesse papel de operadores simultâneos de plataformas convergentes.

Ao mesmo tempo em que as grandes empresas se esmeram na corrida pelo domínio das plataformas de múltiplas saídas, uma miríade de produtores independentes de informação prolifera nos formatos que se renovam: blog, twitter, books de todos os tipos e comunidades virtuais, por onde trafegam milhares de dados, informações, conhecimentos. Muitos desses espaços virtuais estão em mãos de jornalistas que vieram da imprensa do século XX e vão descobrindo novas formas de trabalho.

Há várias décadas fala-se na crise de mercado do jornalismo, mas o que ocorre na verdade é uma mudança coerente com as transformações por que passa a sociedade. Se os jornais diários se encontram em processo de busca de nova identidade editorial, as bancas de revistas estão cheias de publicações voltadas para os segmentos, para áreas de interesse de setores da economia ou do imaginário do público: negócios, investimentos, engenharias, turismo, culinária, comportamento, educação, psicologia, meio ambiente, vida animal, aventuras, enfim. Grande parte com uma janela virtual. Alguns com janela na internet e na TV convencional. Ou seja, há um promissor mercado, em expansão, em redefinição da sua identidade. O que falta na verdade é o profissional com essa capacitação qualificada para esse novo desenho de produção e de organização do mercado.

Este é o conceito que está por trás da ideia de Jornalismo Multifuncional. Um jornalismo que se define, não pela tecnologia em que opera, mas pela amplitude de sua atuação e pelo tipo de relação que estabelece com o público.

Este é o profissional que o MBA Jornalismo Multifuncional vai formar no Centro Universitário da Cidade.

O MBA Jornalismo Multifuncional trabalha com professores mestres e doutores nas áreas de Comunicação e Educação e conta com bem equipados laboratórios e estúdios reunidos em uma pioneira área multiplataforma integrada em rede. Com eles, os alunos desenvolverão produtos e fortalecerão os novos conceitos que orientam a produção em comunicação. Desse curso sairão os profissionais capazes de vencer os novos desafios da comunicação no século XXI.

.[ Coordenação: Ana Lagôa, jornalista, professora universitária, Mestre em Educação e Especialista em Gestão do Conhecimento, UFRJ; Paulo Alonso, jornalista e advogado, professor universitário, Mestre em Comunicação, UNIMARCO/SP.

No dia 6 de março de 2010, terça-feira, das 19h30 às 22h e sábado das 8h às 13h, na Univercidade, Unidade Ipanema - Av. Epitácio Pessoa, 1.664 , Rio de Janeiro.Carga Horária: 396 h/a | Mais informações: www.univercidade.edu e www.twitter.com/jornalismomulti].

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