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10/02/2010 - 09:20

Frutas brasileiras conquistam países árabes

Empresários brasileiros participam da Gulfood e se aproximam do público local, que aumenta cada vez mais a demanda por frutas frescas e processadas.

O Projeto Brazilian Fruit – iniciativa do Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) – leva empresários de frutas frescas e processadas do Brasil para a Gulfood, maior evento para a indústria alimentícia na região dos Emirados Árabes Unidos, que acontece de 21 a 24 de fevereiro em Dubai.

Este ano o estande do Brazilian Fruit terá 90m² e será dividido em 8 módulos nos quais participarão empresas como: Ruette Spices, Atlântica Foods, Caiba Indústria e Comércio S/A, Rio Doce Importação e Exportação, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Exporta Minas. “Mais do que apenas a promoção dos produtos, o evento é uma oportunidade para as empresas brasileiras firmarem negócios e parcerias com compradores do crescente mercado árabe”. afirma Valeska de Oliveira, gerente executiva do Ibraf.

A participação na feira é impulsionada pelo aumento das exportações brasileiras para a região no ano de 2009. De acordo com dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, os países árabes foram responsáveis pela importação de mais de US$ 9,31 milhões em frutas frescas e US$ 21,46 milhões de frutas processadas, um crescimento de 8,4% e 30,2%, respectivamente comparado com o ano anterior. Os principais países compradores são Líbano, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Argélia e Kuwait, e entre os produtos preferidos estão citrus, mangas, uvas e maçã fresca, além de nozes, polpas de frutas e castanha do Pará e de caju para as processadas.

Uma das apostas para o evento é a promoção de produtos ainda exóticos para o paladar internacional. Assim, carambola, caqui, castanha do Pará e suco de uva 100% integral serão alguns dos destaques da feira. “Com a participação periódica na Gulfood temos marcado presença e aberto mercado para as frutas brasileiras. Percebemos grandes oportunidades para produtos diferenciados, frutos da Amazônia e as castanhas, por exemplo, são alvo de curiosidade dos árabes”, comenta a gerente.

Para empresas como a Caiba, produtora de castanhas do Pará, essa é a oportunidade de conhecer o mercado árabe mais de perto. “Essa é a primeira vez que participamos de uma feira como a Gulfood. Nosso produto é relativamente novo no mercado árabe, porém, tem apresentado crescimento expressivo nos últimos 5 anos. A participação em um evento desse porte nos dá a oportunidade de estar em contato com possíveis compradores, além de percebermos as particularidades do mercado”, afirma Alysson Souza, auxiliar de exportação.

Outro estreante é o Instituto Brasileiro do Vinho - Ibravin. Segundo Raquel Rohden, gerente de projeto do Ibravin, o evento será essencial para sondar o mercado local. “Nosso objetivo principal nessa primeira incursão na Gulfood é conhecer os interesses dos consumidores da região e realizar contatos comerciais”, aponta.

.[Gulfood, de 21 a 24 de fevereiro de 2010, em Dubai International Convention and Exhibition Centre].

Perfil Brazilian Fruit - O programa Brazilian Fruit é realizado desde 1998 pelo Ibraf, em parceria com a Apex-Brasil, com o objetivo de promover as frutas brasileiras e seus derivados no exterior, consolidando a imagem do Brasil como grande produtor e exportador de frutas frescas e processadas com qualidade, diversidade e salutabilidade.

Em 1998 o projeto teve início com a promoção de 4 frutas frescas, atualmente agrega mais de 20 produtos frescos e processados. Os frutos desta iniciativa, podem ser percebidos nos resultados das exportações: em 1998 foram exportadas 296 mil toneladas de frutas frescas, já em 2008, o volume saltou para 888 mil toneladas. Quanto às frutas processadas em 2007 foram exportados US$ 2,7 bilhões.

Além do aumento das exportações, cabe destacar nos últimos anos o crescimento no número de empresas exportadoras, dos tipos de frutas exportadas e de seus respectivos países de destino. | www.brazilianfruit.org.

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